A ordem cronológica dos filmes para assistir a saga de Harry Potter

Saiba a ordem dos filmes de Harry Potter e como se encaixam ainda Animais Fantásticos e outros projetos do mundo bruxo da série

Felipe Vinha
Por
• Atualizado há 7 meses
Saiba a ordem dos filmes e outros detalhes de Harry Potter (Imagem: Divulgação/Warner)
Saiba a ordem dos filmes e outros detalhes de Harry Potter (Imagem: Divulgação/Warner)

Harry Potter é uma das sagas mais amadas de todos os tempos nos cinemas e nos livros. Já concluída, a série hoje tem uma legião de fãs e longa-metragens muito famosos, mas sempre há quem busque saber quais são as produções, como assistir e a ordem dos filmes. Confira detalhes a respeito, logo abaixo.

Onde tem Harry Potter?

Antes de tudo, é preciso saber onde dá para assistir Harry Potter no Brasil, em serviços de streaming, caso a pessoa não tenha acesso a DVDs ou mídias físicas em casa.

De acordo com o site JustWatch, que lista plataformas onde determinado filme está disponível, a série está espalhada em plataformas como HBO Go, Now, Apple TV, Looke, além de estar disponível para compra ou aluguel em lojas como Microsoft Store e Google Play Store.

Isso deve mudar em breve, quando a HBO Max chegar ao Brasil. O serviço de streaming contém quase tudo que é produção da Warner – Harry Potter incluso.

Harry Potter: ordem dos filmes

Harry Potter só pode ser visto em ordem cronológica. Os filmes são bem lineares e os fatos apresentados em cada um se complementam.

São oito filmes no total – seriam sete, como os livros em que foram baseados, mas o oitavo é divido em duas partes.

Confira a ordem e o ano de lançamento de cada um:

  1. Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001)
  2. Harry Potter e a Câmara Secreta (2002)
  3. Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (2004)
  4. Harry Potter e o Cálice de Fogo (2005)
  5. Harry Potter e a Ordem da Fênix (2007)
  6. Harry Potter e o Enigma do Príncipe (2009)
  7. Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 1 (2010)
  8. Harry Potter e as Relíquias da Morte: Parte 2 (2011)

Pode ser que role uma certa confusão para quem não conhece, já que os títulos não carregam números em seus nomes – por exemplo “Harry Potter 2”, “Harry Potter 3” –, mas essa é a ordem correta, e única possível.

Animais Fantásticos

Aqui a história se complica. A saga Animais Fantásticos faz parte do universo Harry Potter de maneira oficial e complementa a história vista na série do famoso bruxo.

ordem filmes harry potter 2
Animais Fantásticos (Imagem: Divulgação/Warner)

Porém, os filmes desta saga se passam, cronologicamente, antes da série Harry Potter inteira. Assim, você pode assistir antes ou depois, fica a seu critério.

Por enquanto só existem dois filmes de Animais Fantásticos:

  1. Animais Fantásticos e Onde Habitam (2016)
  2. Animais Fantásticos: Os Crimes de Grindelwald (2018)

Um terceiro está sendo filmado, e inclusive vai se passar no Brasil, ainda sem nome, com previsão de lançamento para 15 de julho de 2022.

A ideia é que a série Animais Fantásticos tenha cinco filmes, no total, mas os próximos ainda não têm qualquer previsão de gravação ou estreia.

Outros projetos

A autora J.K. Rowling lançou o chamado Wizarding World, ou Mundo Mágico de Harry Potter, que é um projeto multimídia que prevê expandir a série também nos cinemas.

Por enquanto, além dos filmes de Harry Potter e Animais Fantásticos, não há qualquer outro material oficial filmado que faça parte da série.

Você encontra muitas produções de fãs espalhados pelo YouTube e outros sites de vídeos, como a série nacional Marotos: Uma História. Mas estes projetos não devem ser levadas em consideração para a cronologia da saga – apenas para diversão descompromissada.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Harry Potter na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Vinha

Felipe Vinha

Ex-autor

Felipe Vinha é jornalista com formação técnica em Informática. Já cobriu grandes eventos relacionados a jogos, como a E3, BlizzCon e finais mundiais de League of Legends. Em 2021, ganhou o Prêmio Microinfluenciadores Digitais na categoria entretenimento. Foi autor no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo principalmente sobre games e entretenimento. Passou pelos principais veículos do ramo, e também é apresentador especializado em cultura pop.

Canal Exclusivo

Relacionados