Início » Jogos » 6 jogos de RTS para PC e consoles [Estratégia em Tempo Real]

6 jogos de RTS para PC e consoles [Estratégia em Tempo Real]

Estratégia e agilidade; 6 jogos de RTS para PC e consoles onde existe o pensamento tático mas tudo feito em tempo real

Leandro Kovacs Por

Existem diversos títulos de qualidade do gênero RTS ao longo dos anos. Veja abaixo, 6 jogos de RTS para PC e consoles. Pensamento tático e estratégia são exigidos, mas a agilidade em guiar as tropas também é fundamental. O estilo é muito mais difundido nos computadores, pelo aspecto teclado e mouse, mas alguns títulos de destaque saíram para consoles.

6 jogos RTS para PC e consoles (Imagem: Timon Studler/Unsplash)

O que são jogos RTS?

Os jogos RTS fizeram imenso sucesso entre o fim dos anos 90 e início dos anos 2000. É um gênero que aborda criação e otimização de unidades militares. O estilo sempre foi muito mais próximo dos computadores, pois as teclas servem de atalhos e as ordens e controle de tropas pelo mouse.

São diversos títulos mas com temáticas diferentes. Apesar do conflito de tropas estar sempre envolvido, podemos vivenciar os combates de impérios antigos, modernos, até a ficção científica de um futuro com raças alienígenas ou fantasia.

6. They Are Billions (PS4, Xbox One, Windows)

They Are Billions é um jogo lançado em 2019 que oferece um universo paralelo steampunk. No game, somos deixados em um mundo pós-apocalíptico, onde a humanidade está enfrentando um apocalipse zumbi.

O que restou da humanidade se uniu em pequenas cidades que visam resistir à inundação contínua de monstros mortos-vivos que invadem a área.

Aqui, é necessário construir uma colônia enquanto tenta permitir que ela floresça, mas também precisará criar defesas suficientes para lutar contra as hordas de zumbis.

Com a menor distração, uma horda de zumbis pode facilmente entrar na colônia e, a partir daí, é uma batalha difícil conter em área.

5. Minion Masters (Windows, Mac, Xbox One)

No título, o jogo mistura utilização de cartas do seu deck e tower defense, com controle da ordem de ataque. O universo é baseado em fantasia. Minion Masters é um jogo RTS gratuito que pode-se jogar agora mesmo.

As cartas ganham vida como um lacaio para lutar contra as forças inimigas ou tentar destruir a torre para vencer o jogo. Enquanto isso, os jogadores também estão escolhendo um herói que tenha seus atributos para ajudar durante a batalha.

Dentro do jogo, pode-se participar de batalhas individuais ou até confrontos 2v2 se quiser formar dupla com outro jogador online ou juntar-se a alguns amigos.

4. World in Conflict (Windows, PS3)

Situado em um cenário no qual a Guerra Fria se tornou uma Guerra Quente, com a Europa e a América invadidas pelos soviéticos, World in Conflict coloca os jogadores no papel de um comandante americano que assume o controle dos remanescentes do exército dos EUA para repelir os invasores soviéticos – primeiro ativando o arsenal nuclear e, em seguida, por meio de uma força revolucionária.

World in Conflict mostra os jogadores assumindo o controle de uma pequena empresa de unidades e exercendo superioridade tática, em vez de se preocupar com ordens de construção e coisas do gênero. O jogo o coloca na linha de frente dos combates.

3. Rise of Nations (Windows, Mac)

Pode até parecer uma cópia de Age of Empires, mas Rise of Nations elevou o RTS clássico para outro patamar. O jogo oferece uma campanha persistente que permite a conquista do mundo em constante evolução.

Cada decisão que se toma, conta para ou contra a vitória absoluta conforme os avanços acontecem através das eras, da pré-história à era moderna. Quando nos cansamos de conflitos baseados em armas brancas em um RTS clássico, Rise of Nations é uma ótima opção.

2. Age of Empires II (Windows, Mac, PS2)

É um jogo antigo sim, mas com a mecânica que fez os RTS serem uma febre ao longo dos anos. Sua versão remasterizada acabou de ser lançada e jogadores saudosos estão competindo online.

Age of Empires II é a sequência amplamente aclamada do primeiro Age of Empires e se passa na Europa medieval. As campanhas que possibilitam a libertação da França como Joana d’Arc, a ascensão de Barbarossa e as conquistas de Gengis Khan em toda a Europa e no Oriente Médio.

Não podemos esquecer o multiplayer fantástico que deu origem ao meme “wololo” para as conversões dos padres.

1. StarCraft II e StarCraft (Windows, Mac)

Por que estou falando dos 2 juntos? Bom, é importante lembrar que StarCraft original e sua expansão Brood War, juntos, foram o melhor jogo competitivo de todos os tempos, superando todos os outros títulos em popularidade. Era tão popular que frequentemente era mostrado na TV em toda a Coreia do Sul.

O StarCraft II é a sua versão moderna, o jogo original não chamou tanto a atenção, mas o seu pacote de expansão, Heart of the Swarm, que inclui a adição de muitas novas mecânicas de jogo e torna o Starcraft II merecedor de sua posição nesta lista.

Com informação: GameRanx.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando