Início » Jogos » Como jogar Mass Effect: Legendary Edition [Guia para iniciantes]

Como jogar Mass Effect: Legendary Edition [Guia para iniciantes]

Vai encarar a saga de Shepard? Então dá uma olhada em algumas dicas básicas de como jogar Mass Effect e não se perca no espaço

Por

Mass Effect: Legendary Edition é uma compilação da trilogia do(a) comandante Shepard. Todos os três jogos deste RPG de ação e aventura foram remasterizados e também receberam melhorias visuais e técnicas, além de ajustes de gameplay. Vai se aventurar pela primeira vez no game ou está voltando depois de muito tempo? Então dá uma olhada em algumas dicas iniciais de como jogar Mass Effect: Legendary Edition.

Mass Effect: Legendary Edition
Como jogar Mass Effect: Legendary Edition (Imagem: Divulgação/BioWare)

Como jogar Mass Effect: Legendary Edition [Dicas básicas]

Antes de começarmos, um recado: não há spoilers neste guia!

1. Shepard: histórico de serviço e perfil

Em se tratando de um RPG, uma das primeiras coisas que precisará fazer em qualquer um dos Mass Effect é definir o histórico de serviço de Shepard (antes do alistamento para a Normandy) e o perfil psicológico do protagonista. A primeira vez que terá que fazer essas definições é no Mass Effect 1.

Também será possível trocar essas escolhas pessoais e de carreira no início dos outros dois jogos, mas – em se tratando de histórias que irão repercutir as principais decisões que fizer ao longo da trilogia – é bem mais interessante definir, logo no primeiro título, qual será o histórico e perfil de Shepard e mantê-lo assim. Até mesmo por questões de oportunidades de diálogo com os NPCs, pois Shepard será lembrado(a) de suas origens algumas vezes.

2. Especializações militares

Ainda na parte de personalização, será necessário definir qual será a especialidade (classe) de Shepard também. Essas classes determinarão sua força e quais habilidades ele/ela terá acesso:

  • Classes com base em biotics permitirão usar ataques especiais para desorientar, quebrar a defesa, criar escudos e atacar à distância os inimigos;
  • Classes com base em tech permitirão hackear sistemas de segurança, desativar armas inimigas e modificar equipamentos;
  • Classe com base em armas (soldado) permitirão um arsenal maior à disposição, além de acesso a armaduras mais poderosas.

Vale ressaltar que, caso você vá transferir o seu save de um jogo para o outro (o que é altamente recomendado para fins de narrativa), é possível alterar a sua classe normalmente. Essa escolha impactará apenas nas suas habilidades disponíveis e não na história em si.

3. Ganhe XP e melhore seu personagem

Como jogar Mass Effect: Legendary Edition (Imagem: Reprodução/Vivi Werneck)
Compre talentos com XP em Mass Effect: Legendary Edition (Imagem: Reprodução/Vivi Werneck)

Mass Effect traz um sistema tradicional de progressão, ou seja, você ganha pontos de experiência conforme realiza diversas atividades no jogo, como matar inimigos, investigar pontos de interesse, coletar dados, completar missões e etc.

Use esses pontos para melhorar suas habilidades (talentos) e desbloquear outras opções. Não deixe de cuidar dos membros do seu time. Cada um também ganha XP e você pode escolher como gastá-los.

Apesar de existir um botão que permite distribuir pontos automaticamente, o interessante é pensar na melhor estratégia para fazer com que cada aliado da sua equipe tenha talentos complementares aos de Shepard. Assim, não importa a combinação que irá te acompanhar nas missões, você nunca ficará na mão.

É possível levar dois membros do seu time nas missões ou apenas para explorar algum lugar. A exceção é quando partes específicas da campanha vão determinar quem precisa estar com você.

4. Paragon ou Renegade?

É comum ver jogos, especialmente RPGs, com algum sistema moral baseado nas escolhas do jogador. A série Mass Effect, inclusive, eleva esse conceito com os status de Paragon e Renegade. O objetivo principal de Shepard é salvar a galáxia, isso fica claro ao longo de toda trilogia, agora como o(a) comandante fará isso (e usando quais meios) vai depender das decisões do jogador e é aí que as escolhas morais se aplicam.

Suas ações, durante as missões, e sua forma de lidar com vários assuntos (sensíveis à missão ou apenas casuais) determinará se Shepard ganhará pontos de Paragon, para atitudes positivas e voltadas ao heroísmo, ou Renegade, para atitudes mais intimidadoras e nem sempre tão populares.

Conforme avançar em cada um desses lados, você poderá desbloquear opções de diálogos únicos para cada escolha moral. É possível identificar essas falas exclusivas pela cor: azul, para Paragon, e vermelho, para Renegade. Note que é necessário ter mais da metade de cada barra moral para obter essas opções únicas.

Você irá evoluir seu personagem da mesma forma, independentemente de que lado escolher para Shepard. A diferença será em como o mundo reagirá a você, se seus aliados serão mais simpáticos ou não (alguns podem até mesmo morrer ou deserdar, de acordo com suas escolhas) e se irá preferir ser reconhecido(a) pelo senso de justiça ou pelo medo.

5. Como funcionam os diálogos

Como jogar Mass Effect: Legendary Edition (Imagem: Reprodução/Vivi Werneck)
Diálogo investigativo em Mass Effect: Legendary Edition (Imagem: Reprodução/Vivi Werneck)

Apesar de ser um jogo com bastante ação, Mass Effect tem muito bate-papo. Você passará boa parte do gameplay conversando com NPCs, membros da sua equipe e até inimigos. E essa é uma das melhores partes da trilogia, pois permite que (em diferentes níveis) o jogador se conecte e se importe com o destino de alguns personagens.

Na maioria das vezes, ao iniciar um diálogo com alguém, você irá se deparar com um conjunto de interações que podem (ou não) gerar mais respostas de acordo com a opção que escolher. As interações de fala, quando disponíveis, são mostradas num esquema de círculo na parte inferior central da tela de jogo.

De uma forma geral, todas as interações à esquerda desse círculo farão com que Shepard busque por mais informações sobre um assunto e não irá encerrar o diálogo ou tomar alguma decisão. Já as opções à direita deste círculo normalmente apresentam três tipos de interação: a mais acima é uma resposta/decisão Paragon, a do meio é uma resposta/decisão neutra (ou sair de perguntas investigativas e retornar às questões principais) e a inferior é uma resposta/decisão Renegade.

Assim como na vida real, não necessariamente todo mundo vai sempre querer conversar ou ter algo de relevante a dizer. Por vezes, será necessário avançar na campanha principal para desbloquear novas opções de interação com os membros da sua equipe, por exemplo, e até possíveis romances.

PS: infelizmente, Mass Effect: Legendary Edition não tem localização em português do Brasil (algo muito pedido pelos fãs antigos da série). Os idiomas disponíveis são: inglês, francês, italiano e alemão.

6. Complete o máximo de missões secundárias em ME1

O primeiro Mass Effect apresenta a base de toda a história que vai se desenvolver ao longo dos demais games da série. Fazer o máximo de missões secundárias possível não só vai te garantir mais XP, como abre diversas possibilidades de conhecer melhor o contexto do game. Lembre-se sempre que tudo o que você fizer (e deixar de fazer) poderá ter consequências nos outros jogos, em maior ou menor escala.

7. Faça o máximo possível de missões de lealdade em ME2

Como jogar Mass Effect: Legendary Edition (Imagem: Reprodução/Vivi Werneck)
Como jogar Mass Effect: Legendary Edition (Imagem: Reprodução/Vivi Werneck)

Sem dar spoilers (até porque essa parte é o ponto alto de Mass Effect 2) fica aqui um conselho: assim que estiverem disponíveis, faça todas as missões de lealdade que puder. A conclusão, com sucesso, delas será importantíssima para os eventos finais de ME2 e seus desdobramentos no terceiro game.

Essas missões de lealdade são apresentadas a Shepard pelos próprios companheiros de equipe, conforme você conversa com eles na Normandy. Sempre que voltar de alguma missão importante, vá falar com cada um deles. Em determinado momento, eles te passarão algo que precisam resolver para poder focar 100% na missão.

A partir daí, uma missão (desse NPC) estará disponível no seu menu. Assim que possível, faça-a. Inclusive, outra recomendação é fazer essas missões de lealdade antes mesmo de continuar progredindo na história principal. Vai por mim.

8. Consiga o máximo de recursos galácticos possíveis em M3

Novamente, sem dar spoilers, Mass Effect 3 é o ápice das consequências de tudo o que você fez ou deixou de fazer nos dois jogos anteriores. O seu objetivo principal, no último game da trilogia, é encarar os inimigos supremos que Shepard vem alertando toda a galáctica desde o ME1 e, para variar, a maioria só deu mesmo ouvidos quando o caos já estava batendo à porta.

O jogo começa colocando Shepard no olho do furacão e fica evidente a intenção de que o jogador está correndo contra o tempo para evitar que o pior ou, talvez, o que todos acreditam como inevitável, aconteça.

Seu objetivo principal é conseguir o maior número de aliados (tanto na Normandy, com você, quanto em outros lugares) e recursos de guerra que puder. O terceiro título foca num esforço coletivo para destruir uma grande ameaça à galáctica. Tão gigantesca que, dessa vez, Shepard não poderá resolver sozinho(a).

Para conseguir esses aliados e recursos, você precisará fazer várias missões (não negligencie as tarefas opcionais), escanear planetas e claro… Ajudar os outros para que eles queiram ajudar a causa também.

Diferentemente da versão original de Mass Effect 3, a BioWare retirou o modo multiplayer que o jogador era praticamente obrigado a jogar, se quisesse conseguir um boost melhor de recursos de guerra. Agora, você os consegue nas próprias missões e importando seu personagem (que jogou em ME1 e ME2) para o terceiro título.

Como jogar Mass Effect: Legendary Edition (Imagem: Reprodução/Vivi Werneck)
Como jogar Mass Effect: Legendary Edition (Imagem: Reprodução/Vivi Werneck)

Divirta-se!

E essas foram algumas dicas básicas de Mass Effect: Legendary Edition. Talvez o conselho mais importante que eu possa dar seja: não jogue a trilogia com pressa. Há muito o que descobrir e é realmente interessante ver como as escolhas que fez podem gerar desdobramentos, para o bem ou para o mal, nos jogos seguintes.

Ah, e não deixe de jogar os DLCs. ME: Legendary Edition traz também todo o conteúdo extra já lançado para a trilogia. Divirta-se, comandante!