Início » Jogos » Como comprar controles para consoles de videogame antigos

Como comprar controles para consoles de videogame antigos

Se está querendo curtir seus jogos retrôs com um jeito moderno, conheça algumas opções de controles para consoles antigos

Por

Jogar consoles como o Mega Drive, Super Nintendo e até mesmo o PlayStation 1 em 2021 é uma tarefa que exige um pouco mais de preparação do que as pessoas estão acostumadas. Um dos motivos é que muitos controles já estão gastos por causa de anos de uso, mas é possível adquirir versões modernas deles. Saiba como comprar controles para consoles de videogame antigos.

Você sabia que dá para jogar seu SNES em televisão HDMI? (Imagem: Enrique Guzmán Egas/Unsplash)
É possível adquirir controles novos para consoles de videogame antigos? (Imagem: Enrique Guzmán Egas/Unsplash)

Encontre controles para consoles de videogame antigos

Pode ser mais trabalhoso, mas é possível conseguir novos controles para aquele seu videogame como o NES e o PlayStation 1. É claro que é difícil encontrar versões originais e novas lançadas há mais de vinte anos atrás, porém há empresas que fabricam esses acessórios de forma licenciada ou com grande qualidade em 2021.

Todos funcionam com o mesmo tipo de entrada de suas versões antigas, quase sempre o layout de botões permanece o mesmo, mas muitas vezes há melhorias implantadas.

Isso ocorre porque o mercado Retrogamer está em alta, inúmeros canais no YouTube fazem parte de uma crescente comunidade. Itens como upscalers têm frequentes buscas pela internet. Muitas pessoas querem reviver a nostalgia. Sendo assim, adquirir um controle barato, mas de baixa qualidade já não tem o mesmo apelo de anos atrás.

Com uma rápida pesquisa pela internet, você consegue encontrar sites de lojas com itens desse tipo para venda. É interessante ressaltar que os preços variam, mas aquele velho ditado de “o barato sai caro” também vale para a aquisição de controle moderno para console de videogame antigo. Se está à procura de um produto de qualidade, então é bom pesquisar.

Quais marcas oferecem esses controles?

Dentro do mercado e comunidade Retrogamer há empresas que se especializaram em atender esse público. Trazendo novidades desde cabos a controles, o jogador apaixonado pelo Dreamcast ou Nintendinho está bem servido. Conheça alguns exemplos:

Hyperkin

Controle para console de videogame antigo pela Hyperkin
O Cadet é um controle da Hyperkin para o NES (Imagem: Hyperkin)

A Hyperkin produz vários tipos distintos de itens para o mercado Retrogamer. São consoles chamados de clones por rodarem cartuchos de sistemas já estabelecidos, cabos para ligar videogames antigos em televisões modernas, etc. No quesito controles, a empresa já lançou objetos para uma enorme variedade de marcas.

Há itens para o NES, Super Nintendo, Mega Drive, Turbografx 16, PlayStation 1 e 2, Dreamcast, Xbox clássico, entre outros. Uma das principais características destes controles é o uso dos mesmos layouts consagrados destes sistemas, mas com a adição de grips modernos para uma melhor pegada.

Retro Fighters

Controle para console de videogame antigo da Retro Fighters
O StrikerDC é um controle para Dreamcast da Retro Fighters (Imagem: Retro Fighters)

Conseguindo destaque graças aos controles que criou para o Nintendo 64, a Retro Fighters se mantém no mercado oferecendo itens diversos para o fã de consoles de videogame antigos. A diferença de seus itens para outras empresas é que ela prefere usar layouts próprios, trazendo designs bastantes únicos de controles.

Quando alguém se depara com suas peças para o Dreamcast ou Sega Saturn, logo nota um estilo muito mais moderno, porém com exatamente as mesmas funcionalidades dos originais. Para o mais saudosista, isso pode incomodar. Fica a dica.

Retro-bit

Controle para console de videogame antigo da Retro-bit
O Tribute64 tem uma pegada mais moderna do controle de Nintendo 64 (Imagem: Retro-bit)

Com um grande foco em acessórios e até mesmo em cartuchos de coletâneas totalmente licenciados, a Retro-bit também produz controles para consoles de videogames antigos. Itens como o Legacy16 e o Tribute64 trazem pegadas modernas para fãs de Super Nintendo e Nintendo 64 respectivamente. Esses controles têm opções com e sem cabo, com preços variados. O sentimento de nostalgia permanece, mas com uma cara mais atual.

A empresa também produz esses periféricos para outras marcas mais atuais como PC e Nintendo Switch, cada uma com layouts e estilos similares aos feitos para sistemas mais antigos.

8bitDo

M30 da 8bitDo Controle para videogame antigo
O M30 da 8bitDo é ótimo para usar no Mega Drive (Imagem: 8bitDo)

A 8bitDo se especializou em oferecer itens com a tecnologia bluetooth para muitos sistemas modernos, porém a empresa também tem opções para consoles de videogame antigos. Muitos de seus controles têm alternativas em forma de dongle, um receptor para os acessórios serem conectados em sistemas como o Nintendinho, por exemplo.

A qualidade do material é impecável, adicionando um sentimento de nostalgia ao mesmo tempo que dá aquela sensação de novidade. O destaque vai para o controle M30 para Mega Drive e o SN30 para o Super Nintendo. Excelentes opções para quem quer jogar em seus sistemas originais, mas sem se preocupar com cabos.

Agora que já conhece algumas boas opções, qual será o primeiro controle para console de videogame antigo que você vai adicionar à sua coleção? Conta pra gente!