Início » Jogos » 10 jogos da franquia Mario para baixar no Switch

10 jogos da franquia Mario para baixar no Switch

De faça você mesmo à boa e velha plataforma; conheça alguns bons jogos do famoso Mario para baixar e curtir no Nintendo Switch

Por

Sendo o principal nome quando as pessoas lembram de Nintendo, o Mario está presente em muitos jogos de sucesso. O encanador bigodudo já fez de tudo um pouco: viajou pelo espaço, correu de kart, jogou golfe, etc. Não falta trabalho pra ele. Então se quer conhecer algumas boas opções de diversão, confira 10 jogos da franquia Mario para baixar no Switch.

Jogos do Mario no Nintendo Switch
O que não falta no Nintendo Switch são jogos do Mario (Imagem: Nintendo)

A lista foi separada por data de lançamento dos respectivos jogos. O artigo não é sobre quais são os melhores, mas serve para expandir as opções dos jogadores que querem curtir ou conhecer mais no console híbrido da Big N.

1. Super Mario Bros.

Super Mario Bros. no Nintendo Switch
Super Mario Bros. é um sucesso do NES que pode ser jogado no Nintendo Switch (Imagem: Nintendo)

Mario precisa resgatar a princesa Peach das mãos do malvado Bowser. O herói passa por oito mundos cheios de segredos, pulos certeiros e inimigos aos montes. Com uma jogabilidade afiada, o jogo oferece desafio na medida certa e fases inesquecíveis.

Tanto para os saudosistas quanto para aqueles que nunca se aventuraram nesta versão do Reino dos Cogumelos, Super Marios Bros. está disponível para assinantes do Nintendo Switch Online. É possível curtir a jogatina usando os recursos do serviço como rewind e save state.

  • Data de lançamento original: 13 de setembro de 1985
  • Gênero: Plataforma
  • Link para o site oficial

2. Super Mario World

Super Mario World no Nintendo Switch
Super Mario World é um clássico do SNES que pode ser curtido no Switch (Imagem: Nintendo)

Quase sempre aparecendo em listas pela internet como o melhor jogo do Mario já lançado, Super Mario World pegou o mundo com tudo quando foi lançado para o Super Nintendo em 1990. Foi uma evolução incrível do que havia sido apresentado no NES até então.

São mais de 70 fases recheadas de cores, novos personagens e uma imensidão de segredos. Com isso, o jogador tem a possibilidade de retornar a níveis previamente visitados para descobrir mais surpresas. O jogo está disponível no Nintendo Switch Online ao lado de outras pérolas do SNES.

  • Data de lançamento original: 21 de novembro de 1990
  • Gênero: Plataforma
  • Link para o site oficial

3. Mario Kart 8 Deluxe

O jogo mais vendido de Nintendo Switch é uma versão que melhora em tudo o original lançado para o Wii U. Além de manter as mesmas pistas, Mario Kart 8 Deluxe trouxe todo o conteúdo de DLC em um só pacote. Novos personagens chegaram como King Boo, adicionando um elenco estelar ao jogo de corrida.

As novidades foram um pouco além: a possibilidade de acumular dois itens durante as partidas e um modo de batalha totalmente refeito. Com tudo isso, esta pode ser considerada a versão definitiva da clássica série de karts da Big N.

  • Data de lançamento: 28 de abril de 2017
  • Gênero: Corrida
  • Link para o site oficial

4. Mario + Rabbids Kingdom Battle

Uma mistura que ninguém esperava. A combinação de Mario, Rabbids da Ubisoft e jogabilidade no gênero RPG tático surpreendeu a todos quando foi anunciada. Porém, quando os jogadores começaram a colocar horas em Mario + Rabbids Kingdom Battle, passaram a perceber a qualidade do título.

Além de ser diferente de tudo o que é conhecido nos jogos do encanador, essa obra trouxe um nível de desafio e customização dos mais completos. Escolher a melhor estratégia para passar cada fase é empolgante e incrivelmente satisfatório. Pode não ser exclusivamente um jogo do Mario, mas vale muito a conferida.

  • Data de lançamento: 29 de agosto de 2017
  • Gênero: RPG tático
  • Link para o site oficial

5. Super Mario Odyssey

Mario precisa resgatar a princesa Peach de um casamento forçado com Bowser. É com essa premissa que o herói passa a viajar por reinos dos mais variados enquanto conhece novos amigos e ganha novos poderes. Em Super Mario Odyssey, a jornada é épica do começo ao fim.

Vale o destaque para o novo companheiro do encanador: Cappy, um chapéu vivo do Cap Kingdom. Ele tem o poder de entrar em chapéus e cabeças de todos os tipos, concedendo poderes únicos. Os movimentos mais legais do jogo são realizados com a sua ajuda.

  • Data de lançamento: 27 de outubro de 2017
  • Gênero: Plataforma
  • Link para o site oficial

6. Super Mario Party

Super Mario Party trouxe 80 minijogos que usufruem muito bem do Joy-Con do Nintendo Switch. A fórmula já consagrada desde tempos do Nintendo 64 voltou, trazendo objetivos de acumular estrelas enquanto derrota os adversários dentro e fora dos tabuleiros.

O elenco tem nomes famosos como Mario, Luigi e Yoshi, mas também não tão populares como Pom Pom e Monty Mole. A opção de jogatina online também está presente, assim é possível estragar amizades a distância dessa vez. Se está atrás de diversão com muitas pessoas, este jogo do Mario é uma boa opção.

  • Data de lançamento: 05 de outubro de 2018
  • Gênero: Tabuleiro / Party game
  • Link para o site oficial

7. Super Mario Maker 2

Poder criar as suas próprias fases do Mario é um sonho de muita gente. Ao jogar e aprender a construir os níveis do jeito que quiser, as possibilidades passam a ser quase infinitas. É essa a sensação de jogar Super Mario Maker 2 no Switch. São tantas opções para esbanjar a criatividade que fica difícil não se sentir o verdadeiro game designer.

Por outro lado, se a parte de criação não é o seu estilo, este jogo do Mario dá a chance de curtir as fases criadas pelos outros. Além disso, há um modo história com cerca de 100 fases prontinhas para desafiar o jogador. Uma obra bem completa no fim das contas.

  • Data de lançamento: 28 de junho de 2019
  • Gênero: Criação/Plataforma
  • Link para o site oficial

8. Paper Mario: The Origami King

Paper Mario: The Origami King traz uma arte toda feita de papel e similares, cheia de elementos coloridos e muitos com objetos do dia a dia como grampeadores e elásticos de borracha. Essa brincadeira com objetos dá uma cara toda especial à aventura que coloca o encanador contra uma ameaça de origami.

Como a maioria dos jogos do gênero RPG, Mario parte em uma jornada para juntar importantes elementos, fazendo novas amizades pelo caminho. O sistema de batalha é original, trocando as clássicas batalhas em turnos por um palco recheado de detalhes e estratégias. Uma ótima porta de entrada no gênero.

  • Data de lançamento: 17 de julho de 2020
  • Gênero: RPG
  • Link para o site oficial

9. Super Mario 3D World + Bowser’s Fury

Lançado primeiramente no Wii U em 21 de novembro de 2013, Super Mario 3D World recebeu uma merecida atualização para o Nintendo Switch. Esta versão não é apenas um port, mas traz melhorias claras como uma melhor taxa de quadros em sua performance, por exemplo.

Este jogo do Mario permite que até quatro pessoas joguem simultaneamente durante as fases, adicionando personagens memoráveis à jogatina. Além disso, a até então inédita aventura chamada Bowser’s Fury introduziu elementos como um mundo interligado e batalhas em tamanho gigante entre herói e vilão. Sendo exclusiva desta versão de Switch.

  • Data de lançamento: 12 de fevereiro de 2021
  • Gênero: Plataforma
  • Link para o site oficial

10. Mario Golf: Super Rush

É claro que há muitos jogos do Mario com temática de esportes. O mais recente desta lista é Mario Golf: Super Rush, título exclusivo de Nintendo Switch. Com partidas divertidas de 1 a 4 jogadores, acertar os buracos é mais fácil do que parece. São 16 personagens para escolher e 6 campos para jogar. A jogatina rola tanto offline quanto online.

A novidade da vez chama-se Speed Golf, um modo onde os jogadores correm e batem nas bolinhas todos ao mesmo tempo. Itens são usados o tempo todo, deixando as partidas bastante dinâmicas. Por último, há um modo campanha para quem curte jogar sozinho.

  • Data de lançamento: 25 de junho de 2021
  • Gênero: Golf
  • Link para o site oficial

Há jogos que sempre acabam ficando de fora em listas com tantos títulos como essa. Um ícone como o mascote da Nintendo oferece muita diversão para os donos de Switch. Se algum dos jogos do Mario que você gosta não apareceu acima, conta pra gente!