Microsoft dá mais detalhes sobre novo app Paint no Windows 11

App Paint do Windows 11 terá suporte ao modo escuro (dark mode) e adotará a linguagem visual do novo sistema operacional da Microsoft

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 2 meses
Lenovo X1 Yoga com Windows 11 (Imagem: Divulgação)

O Paint, velho conhecido de quem utiliza o sistema operacional da Microsoft, vai receber melhorias no Windows 11. Nesta quarta-feira (18), o chefe do Windows e dispositivos, Panos Panay, compartilhou um vídeo que dá uma prévia de como será a nova versão do app. Entre as novidades, está o suporte ao modo escuro (dark mode).

O vídeo, que foi publicado no Twitter, mostra alguns detalhes do Paint. A primeira novidade a ser notada é o suporte ao modo escuro, diferentemente do que acontece em sua versão para o Windows 10. O aplicativo também vai aderir à linguagem visual do Windows 11, incluindo as janelas com os cantos arredondados. 

A ferramenta para escrever nas imagens conta com um novo menu. Ao selecioná-la, o aplicativo vai mostrar uma barra flutuante com as opções de fonte, além do tamanho e estilo do texto. A área ainda oferece botões para posicionar o texto à esquerda, centro ou direita e uma tecla para escolher a cor de fundo.

Editor de texto do Paint para Windows 11 (Imagem: Reprodução/Panos Panay/Twitter)
Editor de texto do Paint para Windows 11 (Imagem: Reprodução/Panos Panay/Twitter)

O vídeo também mostra algumas opções de pincel. Entre eles, estão os estilos normal, caligrafia, caneta, spray, tinta óleo, giz de cera, marcador, lápis e aquarela. O seletor de cores ainda aderiu os botões em formato de círculo, em vez do tradicional quadro. Por fim, o ícone do Paint foi atualizado.

O novo app chegará “em breve para o Windows Insiders”, segundo Panay.

Novo Paint do Windows 11 (Imagem: Reprodução/Panos Panay/Twitter)
Novo Paint do Windows 11 (Imagem: Reprodução/Panos Panay/Twitter)

Windows 11 recebe nova ferramenta para captura de tela

O novo Paint é mais uma mudança apresentada pela Microsoft. No dia 12, semana passada, a companhia disponibilizou o novo Snipping Tool (“Ferramenta de Recorte”, em tradução livre) aos usuários em uma nova versão da prévia do Windows 11. Os detalhes do app também foram antecipados pelo executivo na mesma rede social.

O software unifica o antigo Snipping Tool e o Snip & Sketch em um único aplicativo. Através dele, é possível tirar prints em forma livre (através de uma ferramenta de seleção), de janelas ou de toda a tela. Em seguida, o app dá opções para editar imagem, com opções para cortá-la ou até mesmo rabiscá-la. Em seguida, a captura pode ser salva no computador ou copiada, a depender da vontade do usuário.

O sistema ainda vai contar com novos app de calculadora, e-mail e calendário, todos de cara nova. Além disso, o Windows 11 vai integrar o Spotify em um recurso para garantir mais foco nas tarefas, conhecido como “Sessões de Foco” (em tradução livre). O sucessor do Windows 10 também será mais integrado ao Microsoft Teams.

Com informações: XDA-Developers

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados