Início » Jogos » Como jogar Metal Gear Solid V: The Phantom Pain [Guia para iniciantes]

Como jogar Metal Gear Solid V: The Phantom Pain [Guia para iniciantes]

Saiba como tirar o melhor proveito das primeiras horas de jogatina e aprenda como jogar Metal Gear Solid V: The Phantom Pain

Ricardo Syozi Por

O último jogo feito por Hideo Kojima na Konami foi lançado em setembro de 2015. A promessa de um mundo aberto vasto com muito a se fazer foi cumprida, oferecendo ao jogador dezenas de horas de jogabilidade. Se está começando a sua aventura ou se está retornando para as missões ao lado de Venom Snake, saiba como jogar Metal Gear Solid V: The Phantom Pain neste guia para iniciantes.

Como jogar Metal Gear Solid V
Metal Gear Solid V: The Phantom Pain (Imagem: Divulgação / Konami)

O que é Metal Gear Solid V: The Phantom Pain?

Espionagem em mundo aberto. Essa pode ser uma boa definição para o que é encontrado em Metal Gear Solid V: The Phantom Pain. O último jogo das consideradas prequels da franquia trouxe novos elementos como a criação e o desenvolvimento de uma base, por exemplo.

Se passando em 1984 durante uma contínua Guerra Fria, o protagonista acorda de um coma de nove anos. A partir daí, monta um pequeno exército privado para ir atrás de um grupo clandestino conhecido como XOF. Os temas pesados fazem parte da narrativa por toda a jogatina, ajudando o jogador a refletir em diversos pontos da história.

O jogo está disponível para PC, PS3, PS4, Xbox 360 e Xbox One.

Requisitos para jogar no PC

ComponenteConfigurações mínimasConfigurações recomendadas
ProcessadorIntel Core i5-4460 (3.40 GHz) ou melhor; Quad-core ou melhorIntel Core i7-4790 (3.60GHz) ou melhor; Quad-core ou melhor
Memória RAM4 GB de RAM8 GB de RAM
Placa de vídeoNVIDIA GeForce GTX 650 (2GB) ou melhor (DirectX 11 card necessário)NVIDIA GeForce GTX 760 (DirectX 11 graphic card necessário)
Espaço em disco28 GB de espaço disponível28 GB de espaço disponível
Sistema operacionalWindows 7×64, Windows 8×64, Windows 10×64 (64-bit OS Necessário)Windows 7×64, Windows 8×64, Windows 10×64 (64-bit OS Necessário)

Como jogar Metal Gear Solid V: The Phantom Pain

1. Encontre o tradutor o quanto antes

Como jogar Metal Gear Solid V
A missão do intérprete russo em Metal Gear Solid V (Imagem: YouTube / Gaming Portal)

Muitos soldados que você encontra no Afeganistão falam exclusivamente russo. Infelizmente, Snake não domina essa língua, fazendo com que a parte de interrogatórios fique mais complicada. O ideal é conseguir alguém para traduzir e interpretar as palavras o quanto antes.

Após terminar o tutorial da Mother Base e concluir sua primeira missão principal, você desbloqueará a lista de Side OP, missões extras e opcionais. A partir daí, você quer começar a missão “Extract Interpreter (Russian)”. Ao terminá-la, os interrogatórios em russo ficarão muito mais claros.

2. Junte os seus amigos

Buddies em Metal Gear Solid V
O D-Dog é um importante aliado de Snake (Imagem: YouTube / JurassicRabbit)

O mundo aberto de Metal Gear Solid V: The Phantom Pain é bem grande. Fazer tudo sozinho faz com que a aventura seja ainda mais desafiadora, porém você não precisa estar só. Para isso existe o Buddy System, um sistema de aliados controlados pela IA do jogo.

Ao todo são quatro encontrados durante o jogo: um cavalo (D-Horse), um cachorro (D-Dog), uma mulher (Quiet) e um robô (D-Walker). Cada um aparece antes ou durante missões. Apenas fique de olho em recrutar o cachorrinho perto da Vila Shago, pois ele começa como um filhote vagando, mas se torna um forte aliado para Snake com o passar do tempo.

3. Cuide da sua base

A Mother Base em Metal Gear Solid V
Estude bem como funciona a Mother Base (Imagem: YouTube / Kalistor)

Por ser o líder dos Diamond Dogs, é sua função cuidar e desenvolver a sua base militar, a Mother Base. Mesmo parecendo complicado, essa parte de simulação em Metal Gear Solid V: The Phantom Pain não é tão difícil quanto parece. A maioria dos afazeres são realizados via um acessório chamado iDroid, que pode ser usado até mesmo durante missões.

Faça pesquisas e melhorias de forma constante. Realize os chamados Fultons para desenvolver seus soldados e, assim, garantir resultados satisfatórios em várias missões. A melhor dica aqui é a de inicialmente focar no crescimento da base ao invés de atualizar todos os equipamentos, pois dessa forma novas opções são abertas.

4. Libere o fast travel assim que possível

Abra todos os pontos de fast travel que puder (Imagem: YouTube / LetsPlay Community)

Isso não é explicado no tutorial, mas é de uma gigantesca necessidade durante as dezenas de horas de jogo. Há a possibilidade de realizar fast travel em partes diferentes do extenso mapa. Desta maneira, muitos caminhos tortuosos podem ser evitados.

Para liberar o fast travel, antes é preciso encontrar postos com uma pequena placa triangular com um manifesto de entrega pendurado. Simplesmente vá até lá e pegue esse objeto. Agora é só aguardar que você será levado a outro ponto do mapa que deseja.

5. Tenha paciência

Uma máxima de como jogar qualquer Metal Gear Solid é ser extremamente paciente. A maioria das missões são feitas para usar o stealth como a principal arma. Sendo assim, não adianta ir para frente atirando em tudo o que se move. Prestar atenção no padrão dos inimigos e definir a melhor estratégia é tão importante quanto executá-la.

Leia bem quais são os objetivos, estude o mapa e não tenha medo de fugir ou de reiniciar quando for necessário.

Com essas 5 dicas, o começo de sua jornada em Metal Gear Solid V: The Phantom Pain deverá ser mais tranquilo. Se faltou algum ponto neste guia, não deixe de comentar!

Com informações: Kotaku.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando