Início » Jogos » Nintendo 3DS: 4 jogos marcantes e tecnologias do portátil

Nintendo 3DS: 4 jogos marcantes e tecnologias do portátil

Conheça um pouco do Nintendo 3DS; o portátil da empresa japonesa trouxe tecnologias interessantes e jogos que marcaram época

Wagner Pedro Por

A Nintendo é uma das maiores desenvolvedoras de games do mundo. Além de lançar títulos renomados, a empresa também vende seus próprios consoles. Um desses modelos fez bastante sucesso ao redor do mundo: trata-se do Nintendo 3DS. Abaixo, vou te explicar as tecnologias desse portátil e mostrar 4 jogos marcantes.

Nintendo 3DS (Imagem: Evan-Amos/Wikimedia Commons)
Nintendo 3DS (Imagem: Evan-Amos/Wikimedia Commons)

Data de lançamento

O Nintendo 3DS foi anunciado oficialmente em 23 de março de 2010. Nessa data, a empresa japonesa apenas divulgou que ele seria o sucessor do Nintendo DS, informando poucos detalhes. Meses depois, durante a E3 daquele ano, vídeos do console foram mostrados.

O real lançamento do Nintendo 3DS aconteceu no Japão em 26 de fevereiro de 2011. Já no Brasil, o portátil começou a ser vendido apenas em 9 de julho por R$ 799,00.

Tecnologias do console

O Nintendo 3DS trouxe duas tecnologias interessantes que chamaram a atenção do público, sendo a principal delas aquela que está no próprio nome.

Suporte ao 3D

A tela do portátil permite ver em 3D sem precisar de nenhum tipo de óculos. Isso acontece porque ela envia duas imagens com ângulos ligeiramente diferentes para cada olho, causando um efeito chamado “autoestereoscopia”.

Esse efeito funciona assim: quando enxergamos duas imagens idênticas que foram ligeiramente inseridas em pontos estratégicos, o cérebro junta ambas para formar uma terceira imagem, dando a sensação de tridimensionalidade.

Os olhos percebem objetos em ângulos diferentes, criando a ilusão de profundidade (Imagem: Reprodução/Wikimedia Commons)
Os olhos percebem objetos em ângulos diferentes, criando a ilusão de profundidade (Imagem: Reprodução/Wikimedia Commons)

O princípio do 3D presente no console está justamente nessa visão estereoscópica, que ocorre devido ao efeito paralaxe. Com isso, o aparelho utiliza desenhos de tamanhos diferentes e com velocidades diferentes para “enganar” o cérebro e criar um aspecto de profundidade.

No entanto, a própria Nintendo alerta que o 3D do portátil não é recomendado para crianças menores de 7 anos, já que essa tecnologia pode atrapalhar o desenvolvimento da retina. Felizmente, o console traz um controlador de intensidade, que permite aumentar, diminuir ou até cancelar o efeito.

Caneta stylus

A caneta stylus não foi exatamente uma novidade, já que existia há anos. Mas o fato do Nintendo 3DS trazer suporte a esse acessório trouxe diversas possibilidades aos jogadores.

Caneta stylus do Nintendo 3DS (Imagem: Antoine Turmel/Wikimedia Commons)
Caneta stylus do Nintendo 3DS (Imagem: Antoine Turmel/Wikimedia Commons)

Isso porque eles podiam interagir com os games usando a “canetinha”, seja para selecionar opções na tela ou realizar comandos com os personagens, melhorando ainda mais a experiência de uso.

Jogos marcantes do Nintendo 3DS

4. The Legend of Zelda: Ocarina of Time 3D

Esse game é uma remasterização do The Legend of Zelda: Ocarina of Time (1998) para Nintendo 64. Além de trazer gráficos atualizados e, claro, efeitos em 3D, ele incluiu diversos elementos da versão Master Quest.

Graças a tela sensível ao toque, os jogadores podiam trocar rapidamente de itens, botas e túnicas sem a necessidade de pressionar o menu de pausa — o display também era usado para reproduzir as notas de Ocarina.

3. Animal Crossing: New Leaf

O Animal Crossing: New Leaf era um jogo de simulação de vida desenvolvido pela própria Nintendo, sendo o quarto game principal da série Animal Crossing. Nesse título, o jogador controla o prefeito da vila ao invés de um simples aldeão. Com isso, ele tem a tarefa de presidir a cidade.

Assim como nos games anteriores da série, o Animal Crossing: New Leaf permite explorar o local, conversar com outros cidadãos e participar de determinadas atividades, como pesca e caça de insetos. Realizando essas atividades ou vendendo itens, você conseguia comprar novas mobílias e roupas.

2. Mario Kart 7

Para expandir a série Mario Kart, a Nintendo trouxe o Mario Kart 7 para o Nintendo 3DS. O game entregava 32 circuitos e diversas opções de personalização — os jogadores podiam alterar as atribuições dos carros, como o peso, velocidade e aceleração, por exemplo.

A Nintendo também incluiu novos truques e trapaças, como a “flor de fogo”, que permitia atirar infinitas bolas de fogo por um tempo determinado, e a “super folha”, que conseguia derrubar os adversários.

1. Pokémon X e Y

Pokémon X e Y foram os jogos mais vendidos do Nintendo 3DS, com 27 milhões de cópias comercializadas. Eles também chegaram como os primeiros títulos da sexta geração da série Pokémon.

O X e Y introduziram nada menos que 72 novas espécies de Pokémon, além de novos recursos, como a personalização de personagens, mecânica de treinamento e batalhas atualizadas, por exemplo.

O game também apresentou uma nova forma de evolução chamada “Mega Evolução”, que permitia aos jogadores evoluir ainda mais suas espécies de Pokémon.

Pronto, agora você já conhece as tecnologias e jogos marcantes do Nintendo 3DS.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando