Início » Cultura » Nestflix é uma “Netflix fake”, com títulos vistos em universos de filmes

Nestflix é uma “Netflix fake”, com títulos vistos em universos de filmes

Plataforma imita visual de serviços de streaming para reunir títulos falsos que aparecem em produções cinematográficas, séries e programas de TV

Ana Marques Por

Você provavelmente já se deparou com um filme ou programa de TV dentro de outro filme ou série e pensou: “eles falam tanto sobre isso, deve ser interessante!”. Apesar de alguns roteiros fazerem referência a produções reais, outros títulos citados ou exibidos não existem de verdade — são filmes falsos, criados apenas para aquela produção específica. Mas isso não é um problema para quem tem imaginação fértil, como é o caso da criadora da Nestflix, Lynn Fisher.

Nestflix (Imagem: Reprodução)
Nestflix (Imagem: Reprodução)

Inspirada em todo esse conteúdo extremamente relevante em “universos paralelos”, a Nestflix usa um layout semelhante ao da Netflix para reunir diversos títulos de sucessos fictícios, como “Comichão e Coçadinha”, dos Simpsons, “The Manny”, de This Is Us, entre outros.

Para fãs de cultura pop, a plataforma tem um catálogo de fazer brilhar os olhos. Mas não espere muito além disso — a finalidade não é reproduzir nenhum título — apenas promover uma sensação agradável de saber que todos eles estão documentados ali, e existem, de alguma forma.

O conceito por trás da Nestflix

Em entrevista ao Slashfilm, Lynn Fisher explicou que a ideia para a criação da Nestflix partiu de listas de “melhores filmes falsos” que ela encontrou online ao procurar por padrões diferentes dentro de produções de cinema e TV.

O nome vem da mistura entre o trocadilho “Nest” (ninho) com a popular rede de streaming Netflix. O resultado é o que você acaba de ver: uma plataforma para os chamados filmes “aninhados”.

Segundo Fisher, a ideia era montar um “serviço de streaming falso, onde você poderia ter todos os títulos e aprender mais sobre eles”, em alguns casos, os atores listados podem ser fake também.

Nestflix reúne mais de 400 títulos — e está crescendo

Em pouco mais de dois meses, Lynn Fisher reuniu mais de 400 títulos na Nestflix e a colocou no ar. O site é dividido em categorias (como ação, comédia, thrillers e mais), da mesma forma que você esperaria encontrar em serviços de streaming reais.

Ao clicar sobre um filme, é possível ver outras obras relacionadas, na seção de recomendações “Você também pode gostar”.

Além de pesquisar por filmes e programas, é possível contribuir com o site, enviando sugestões de conteúdo que ainda não aparecem na plataforma.

A Nestflix fica hospedada no domínio nestflix.fun, já que a verdadeira Netflix registrou os direitos de domínio “nestflix.com” (provavelmente para evitar perda de tráfego com erros de digitação). Você pode acessá-la para conferir mais sobre seus filmes falsos favoritos a qualquer momento.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando