Início » Jogos » Shigeru Miyamoto: conheça 5 jogos do game designer da Nintendo

Shigeru Miyamoto: conheça 5 jogos do game designer da Nintendo

Mario e Donkey Kong são apenas dois dos muitos ícones criados por esse game designer; conheça mais sobre Shigeru Miyamoto

Por

Poucos game designers alcançaram o sucesso e o nível de produção criativa do pai de Mario, Donkey Kong, Link e tantas outras obras. Sem a presença de Shigeru Miyamoto, a Nintendo não seria a mesma, mas ainda mais importante: a indústria de jogos não seria a mesma. Descubra mais sobre Miyamoto e conheça 5 jogos criados pelo game designer da Big N.

Shigeru Miyamoto, diretor representativo da Nintendo (Imagem: Divulgação/Nintendo)
Shigeru Miyamoto, diretor representativo da Nintendo (Imagem: Divulgação/Nintendo)

Quem é Shigeru Miyamoto?

Nascido em 16 de novembro de 1952 na cidade de Sonobe, no Japão, Shigeru Miyamoto passou a sua infância explorando cavernas e arredores de sua casa. Ele frequentou a faculdade de Kanazawa Munici de Arte Industrial e Design, se formando após 5 anos com um diploma de bacharelado. Logo depois, em 1977, realizou uma entrevista na Nintendo e acabou entrando para a empresa como um artista conceitual.

Seus primeiros trabalhos na Big N foram o design do aparelho chamado Color TV Racing 112 e o design de personagens do jogo Space Fever. Miyamoto sempre tinha muitas ideias para melhorar os produtos da empresa ou criar itens totalmente novos. Por alguns anos, suas criações eram baseadas em clones de sucessos de outras companhias, mas por causa de um jogo chamado Radar Scope, tudo mudou.

O jogo Radar Scope é muito similar ao sucesso Space Invaders. Ele alcançou sucesso no Japão, mas ao ser lançado nos EUA pela divisão americana da Nintendo, o fracasso foi um forte baque na corporação.

Com uma enorme quantidade parada de arcades do jogo em um depósito, Shigeru Miyamoto foi chamado para realizar mudanças e o deixar mais interessante. Porém, ele acabou indo um pouco além: modificou totalmente o jogo, criando um outro título em seu lugar chamado Donkey Kong.

A partir daí, tanto a vida de Shigeru Miyamoto, da Nintendo e da indústria de jogos como um todo mudou para sempre. Muitos sucessos surgiram, desde Super Mario Bros. a Pikmin. O game designer parece nunca ficar sem ideias. Confira 5 obras do mestre!

5 jogos do Shigeru Miyamoto para conhecer

1. Donkey Kong

Donkey Kong é um desses jogos simples de aprender, mas difícil de dominar. Tudo o que o jogador precisa saber é que deve subir as escadas enquanto desvia das investidas do macacão para salvar a linda Pauline, ainda chamada de Lady nessa época. No percurso há itens como jóias para ganhar pontos e um martelo para destruir obstáculos. Tanto a direção quanto o design foram feitos por Shigeru Miyamoto.

  • Data de lançamento: 9 de julho de 1981
  • Gênero: Plataforma
  • Disponível para: Arcade e ports para diversos consoles desde o seu lançamento

2. The Legend of Zelda

A primeira aventura de Link em Hyrule trouxe mecânicas, itens e personagens que acabaram virando parte integrante do mundo da Nintendo. The Legend of Zelda é um jogo que não pega na mão do jogador, exige exploração e experimentação para que muito seja descoberto. Sendo assim, muita da satisfação na jogatina vem de encontro a tudo isso. Shigeru Miyamoto foi o diretor, produtor e designer dessa pérola.

  • Data de lançamento: 21 de fevereiro de 1986
  • Gênero: Aventura
  • Disponível para: NES, Famicom Disk System e ports para diversos sistemas da própria Nintendo

3. Super Mario 64

O principal personagem da Nintendo revolucionou o gênero plataforma uma segunda vez quando foi para o mundo 3D. Em Super Mario 64, tudo o que fez o encanador se tornar memorável foi mantido, mas muito mais foi adicionado. O sistema de missões para coletar estrelas é icônico até hoje, com muitos novos jogos se inspirando nessa mecânica. Shigeru Miyamoto foi o diretor e produtor deste título.

  • Data de lançamento: 23 de junho de 1996
  • Gênero: Plataforma
  • Disponível para: Nintendo 64, Nintendo DS, Virtual Console, Nintendo Switch

4. Pikmin

Criado a partir das ideias e passeios de Miyamoto pelo jardim de sua casa, Pikmin é um jogo de estratégia e aventura lançado primeiramente para o GameCube. A aventura coloca o capitão Olimar em um planeta parecido com a Terra enquanto desbrava ao lado das criaturas fofas que dão nome ao jogo. Há muito charme e desafio durante a jornada nesta obra produzida por Shigeru Miyamoto.

  • Data de lançamento: 26 de outubro de 2001
  • Gênero: Estratégia / Aventura
  • Disponível para: GameCube, Wii, Wii U

5. Nintendogs

Um estrondoso sucesso no Nintendo DS e consequentemente no 3DS, Nintendogs é um simulador de convivência com cachorros (e com gatos em sequências do título). Utilizando da tecnologia com a tela de toque do portátil, o jogador pode interagir com o seu cão favorito de maneiras distintas.

Há até mesmo a opção de passear com seu pet como em uma manhã de domingo na vida real. Shigeru Miyamoto foi o produtor geral deste jogo, sempre ressaltando em entrevista o quanto gosta de animais.

  • Data de lançamento: 21 de abril de 2005
  • Gênero: Simulador
  • Disponível para: Nintendo DS (primeiro jogo da série)

A trajetória de Shigeru Miyamoto é algo pouco visto na indústria de jogos, mas que merece todo o destaque. Qual o seu jogo favorito deste game designer?

Com informações: Nintendo.