Início » Aplicativos e Software » LibreOffice 7.2 melhora suporte ao Microsoft Office e traz novo tema escuro

LibreOffice 7.2 melhora suporte ao Microsoft Office e traz novo tema escuro

LibreOffice 7.2 traz ainda um conjunto de pequenas melhorias funcionais e até suporte inicial a Macs com chip M1

Emerson Alecrim Por

A versão final do LibreOffice 7.2 Community é oficial e já pode ser baixada. Disponível para Linux, macOS e Windows, a novidade praticamente não traz mudanças no visual, por outro lado, melhora a interoperabilidade com os formatos do Microsoft Office e traz pequenas melhorias que, quando somadas, aprimoram a experiência de uso.

O Impress (slides) do LibreOffice 7.2 (imagem: divulgação/The Document Foundation)
O Impress (slides) do LibreOffice 7.2 (imagem: divulgação/The Document Foundation)

Soa repetitivo. Se não todas, a maioria das grandes atualizações do LibreOffice chega com promessa de compatibilidade melhorada com o Microsoft Office.

Não podia ser diferente. Garantir que documentos do Word não percam a formatação no editor Writer ou que fórmulas do Excel não “quebrem” na ferramenta de planilhas Calc, por exemplo, são desafios constantes e complexos, ainda mais se levarmos em conta que os formatos do Microsoft Office não são abertos.

Não surpreende que a The Document Foundation, entidade responsável pelo projeto, tenha revelado que mais de 60% dos commits de código que a nova versão recebeu estejam relacionadas à compatibilidade com o Microsoft Office.

Essa compatibilidade é tão completa quanto possível. Por conta disso, o LibreOffice 7.2 consegue trabalhar bem tanto com os formatos antigos do Office (como DOC e XLS) quanto com os atuais (como DOCX e XLSX), por exemplo.

Configuração de tema escuro do LibreOffice 7.2 (imagem: divulgação/The Document Foundation)
Configuração de tema escuro do LibreOffice 7.2 (imagem: divulgação/The Document Foundation)

É claro que as mudanças não se limitam a isso. Como já dito, o LibreOffice 7.2 traz um conjunto de pequenas melhorias. Alguns exemplos: o Writer agora permite preenchimento de fundo para páginas inteiras (além das margens) e o Calc ganhou a opção de filtragem por cor no Altofiltro, enquanto o Impress (slides) e o Draw (desenho vetorial) receberam novos templates.

Em termos gerais, um dos recursos acrescentados é um novo HUD, uma caixa que, quando acionada, permite ao usuário pesquisar ou executar comandos rapidamente.

Outro atributo importante é um novo esquema de modo escuro que complementa as configurações do tipo habilitadas no sistema operacional. Nas configurações desse recurso, o usuário pode até personalizar cores de fontes, links e outros parâmetros.

O vídeo a seguir resume as principais novidades:

LibreOffice 7.2 Community: baixe já

O LibreOffice 7.2 Community pode ser baixado a partir do site oficial. Vários idiomas são suportados, inclusive o português do Brasil. Você já sabe, mas não custa ressaltar: o pacote é totalmente gratuito e tem código-fonte aberto.

Um detalhe importante é que a versão para macOS traz suporte aos Macs com chip Apple M1. A The Document Foundation ressalta, porém, que esse é um suporte em estágio inicial, portanto, inconsistências ou problemas de desempenho podem ser encontrados.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
10 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

imhotep (@imhotep)

Consegue. Eu faço isso com minha versão 2013 - devo ter feito 2 ou 3 vezes…