Início » Jogos » DuckStation, emulador de PS1, agora roda jogos no Xbox Series X|S

DuckStation, emulador de PS1, agora roda jogos no Xbox Series X|S

Com upscaling e overclock, DuckStation roda jogos de PS1 em resoluções de até 8K a 60 quadros por segundo no Xbox Series X|S

Murilo Tunholi Por

Os fã de jogos do PS1 agora podem reviver os clássicos do console da Sony no Xbox Series X|S. Um dos emuladores mais populares do primeiro PlayStation — o DuckStation — ganhou uma versão própria para a nova geração dos videogames da Microsoft. A grande vantagem é que os usuários podem aproveitar as tecnologias de upscaling dos dispositivos nos games antigos.

DuckStation rodado jogos de PS1 no Xbox Series S (Imagem: Reprodução/YouTube Modern Vintage Gamer)

Há inúmeros emuladores de PS1 disponíveis hoje em dia, porém o DuckStation tem a capacidade de aprimorar a resolução dos jogos em até 16 vezes, podendo reproduzir imagens em até 8K. Devido ao poder de processamento dos novos Xbox Series X|S, todos os games clássicos também podem rodar a 60 quadros por segundo sem dificuldades.

O DuckStation ainda oferece filtros que corrigem certas limitações do PS1. Por exemplo, o console da Sony não é capaz de adaptar as texturas dos modelos de acordo com a perspectiva das câmeras dos jogos. Para corrigir isso, o emulador conta com a opção “PGXP Geometry Correction”. Em Tomb Raider II, mostrado logo abaixo, o efeito é bastante visível.

Tomb Raider II com texturas corrigidas no DuckStation (Imagem: Reprodução/YouTube Modern Vintage Gamer)

Além disso, o DuckStation permite aos jogadores fazerem overclock da taxa de FPS nos jogos. Em um vídeo no YouTube, o canal Modern Vintage Gamer usou como exemplo a tela de abertura de Chrono Cross, que rodava a 15 quadros por segundo, originalmente. Com o overclock, a mesma cena passa a ser reproduzida a 60 FPS.

O vídeo completo do DuckStation em ação no Xbox Series S pode ser visto a seguir:

Emular ROMs de jogos ainda é um assunto polêmico

Caso você queira usar o emulador de PS1 nos consoles da Microsoft, é preciso instalar o aplicativo do DuckStation pelo modo de desenvolvedor do Xbox Series X|S. Emular ROMs de jogos ainda uma prática ilegal, pois é considerada pirataria. Porém, alguns games mais antigos poderiam ser perdidos para sempre, se esses programas não existissem.

Recentemente, a Nintendo venceu um processo judicial de US$ 2,1 milhões (cerca de R$ 11,1 milhões) conta o dono de um site que fornecia ROMs de jogos da desenvolvedora. Devido à gravidade da infração, a Justiça obrigou o dono do portal a destruir todos os conteúdos relacionados a empresa.

Com informações: Slashgear.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
5 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Ricardo Garcia (@Ricardo_Garcia)

A reportagem fala da compatibilidade com o PS1. Porem em uma das imagens aparece um jogo do PS2 (God of War)