Início » Jogos » 5 livros baseados em jogos de videogame

5 livros baseados em jogos de videogame

Conheça 5 livros baseados em jogos, ideais para expandir a experiência do game e se aprofundar ainda mais em seu universo

Paula Alves Por

Que alguns jogos de videogame foram adaptados de obras literárias nós já sabemos, mas e quando o contrário ocorre e um jogo faz tanto sucesso que dá origem a livros baseados em sua história ou que expandem seu universo? Para quem é fã de games e literatura, montamos uma lista com alguns desses casos. Uma seleção de livros baseados em jogos que levaram suas tramas para um novo público. Confira!

6 livros baseados em jogos de videogame / Divulgação
Assassin’s Creed: Renascença (Imagem: Divulgação)

1. Mass Effect

6 livros baseados em jogos de videogame / Divulgação
Série de livros Mass Effect (Imagem: Divulgação)

Desenvolvida pela BioWare, Mass Effect é uma série de jogos eletrônicos de RPG. Com seu primeiro game lançado em 2007, ela conta a história do Comandante Shepard enquanto ele tenta salvar a Via Láctea dos Reapers, uma raça alienígena composta por seres mecânicos.

Entre 2007 e 2010, foi lançada uma trilogia de livros da história. Escrita pelo autor Drew Karpyshyn, ela é composta pelas obras Revelação (um prequel da história do jogo), Ascensão (ambientada após os eventos de Mass Effect) e Retribution (ambientada após os eventos de Mass Effect 2). A coleção ainda ganhou um quarto livro pelas mãos do autor Gillian Grayson e uma segunda série com outros autores baseada em torno do jogo Andrômeda.

  • Ano: 2013
  • Editora: Galera (só Revelação e Ascensão chegaram ao Brasil até o momento)

2. Diablo

6 livros baseados em jogos de videogame / Divulgação
Alguns dos livros da coleção Diablo III (Imagem: Divulgação)

Da Blizzard, Diablo é uma série de jogos iniciada em 1997, que conta com uma trilogia principal e outras expansões. O game é ambientado no fictício mundo de Santuário, uma terra localizada entre o céu e o inferno que está correndo o risco de ser dominada pelo mal, graças ao Senhor Do Medo e seu séquito de demônios.

Ao longo dos anos, quatro livros relacionados ao último game da franquia foram lançados. Chamados de Coleção Diablo III, eles se dividem em A Ordem (de Nate Kenyon), Livro de Cain (de Flint Dille), Tempestade de Luz (de Nate Kenyon) e Livro de Tyrael (de Matt Burns). Sua história acompanha a jornada épica de Deckard Cain, um sobrevivente da ordem Horadrim.

  • Ano: 2012 – 2014
  • Editora: Galera

3. Gears of War

6 livros baseados em jogos de videogame / Divulgação
Alguns dos livros de Gears of War (Imagem: Divulgação)

Criado pela Epic Games, Gears of War é uma franquia de jogos eletrônicos de tiro em terceira pessoa. Sua história principal é composta por cinco games e é ambientada em Sera, um planeta ameaçado por uma horda de sanguinários alienígenas, mas que conta com uma equipe de soldados para protegê-lo.

Ao todo, cinco livros principais sobre a franquia foram lançados, todos escritos por Karen Traviss. Parte de uma mesma coleção, eles receberam os nomes de Aspho Fields, Jacinto’s Remnant, Anvil Gate, Fim da Coalizão e The Slab. Posteriormente, as obras Ascensão e Bloodlines também foram produzidas. Escritas por Jason M. Hough, elas expandem a história do jogo, com tramas que se passam antes e durante os acontecimentos de Gears of War 5.

  • Ano: 2008 – 2020
  • Editora: no Brasil, apenas Fim da Coalizão e The Slab foram traduzidas pela Única Editora

4. Assassin’s Creed

6 livros baseados em jogos de videogame / Divulgação
Alguns dos livros de Assassin’s Creed (Imagem: Divulgação)

Desenvolvido pela Ubisoft Montreal, Assassin’s Creed é uma famosa franquia de jogos eletrônicos de mundo aberto em terceira pessoa. Além de treze games principais, a franquia ainda possui alguns spin-offs, se centrando no conflito secular travado entre a Ordem dos Assassinos e a Ordem dos Templários.

Os games fizeram tanto sucesso que suas histórias foram adaptadas para os livros. Originalmente, foram lançadas oito obras baseadas na franquia, em tramas que adaptam alguns de seus jogos e também expandem a história para outros acontecimentos e personagens. Escritos por Oliver Bowden, a ordem de lançamento dos seus livros é Renascença, Irmandade, A Cruzada Secreta, Revelações, Renegado, Bandeira Negra, Unity e Submundo.

  • Ano: 2009 – 2015
  • Editora: Record

5. Star Wars : Battlefront: Companhia do Crepúsculo

6 livros baseados em jogos de videogame / Divulgação
Star Wars : Battlefront: Companhia do Crepúsculo (Imagem: Divulgação)

Derivada ela mesmo de uma saga cinematográfica, Star Wars : Battlefront é uma série de jogos de tiro em primeira e terceira pessoa lançados pela LucasArt. Ao todo, a série teve quatro jogos lançados, mas desde o terceiro game, quando a empresa foi adquirida pela The Walt Disney Company, houve um reboot de sua história, estabelecendo um novo cânone para a trama.

Foi inclusive com base nesse terceiro game, Star Wars Battlefront, que uma adaptação literária foi lançada. No Brasil chamado de Star Wars : Battlefront: Companhia do Crepúsculo, o livro foi escrito por Alexander Freed e se passa após a destruição da primeira Estrela da Morte, quando o conflito entre a Aliança Rebelde e o Império toma proporções ainda maiores.

  • Ano: novembro de 2015
  • Editora: Aleph

E você, conhece outros livros baseados em jogos de videogame? Conta para a gente quais são os seus preferidos!

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando