Início » Jogos » 6 jogos para criar outros jogos [Faça você mesmo]

6 jogos para criar outros jogos [Faça você mesmo]

Há exemplos mais complexos e simples; libere toda a sua criatividade e divirta-se com esta lista de 6 jogos para criar outros jogos

Ricardo Syozi Por

De vez em quando o jogador quer esbanjar os seus mais intensos níveis de criatividade e produzir a sua própria aventura. Há jogos que permitem esse estilo de “faça você mesmo” em níveis distintos, exigindo apenas o esforço e as ideias da pessoa. Se está procurando curtir um momento de game designer, conheça 6 jogos para criar outros jogos.

Jogo para criar outros jogos
Game Builder Garage é um jogo perfeito para iniciantes na criação de jogos (Imagem: Nintendo)

1. RPG Maker MV

Uma das séries mais clássicas do estilo “faça você mesmo” de jogos. RPG Maker MV traz o conceito de criar as suas próprias aventuras de RPG clássico com batalhas em turno e aquele jeito mais 16 bits de ser. Há muito o que se fazer neste título, tudo com ferramentas simples focando na vontade do jogador de desenvolver uma boa história com jogabilidade simples e viciante.

2. Visual Novel Maker

Para as pessoas que gostam de jogos no gênero visual novel, esta obra do estúdio Degica traz ferramentas para a criação de personagens, diálogos e narrativas de maneira indolor. Há recursos como modelos de personagens, ferramentas para vozes e gráficos 2D. Assim, com toda essa facilidade, tudo o que resta ao jogador aspirante a game designer, que quer usar este jogo para criar jogo, é desenvolver histórias apaixonantes.

  • Data de lançamento: 16 de novembro de 2017
  • Plataformas: PC
  • Link para a página oficial

3. Dreams

Oferecendo um nível mais complexo de jogo para criar jogo, Dreams têm um alto nível de opções para o desenvolvimento de obras grandiosas. É possível produzir jogos simples, mas o que a comunidade apresentou até agora são aventuras variadas cheias de detalhes e representações que transbordam criatividade. O jogador que quiser esbanjar sua imaginação pode investir seu tempo neste título desenvolvido pela Media Molecule.

  • Data de lançamento: 14 de fevereiro de 2020
  • Plataformas: PS4, PS5
  • Link para a página oficial

4. Game Builder Garage

A Nintendo lançou em 2021 para o Switch um título que apresenta uma forma simplista e direta de criar jogos. Game Builder Garage traz muitos elementos que podem ser mesclados para desenvolver as mais diversas obras, desde um FPS a um jogo de corrida. Porém, oferecendo ferramentas que podem ser usadas com o toque de dedos na tela. Há muita coisa curiosa criada e publicada por aí.

5. Roblox

Desde o seu lançamento em 2006, Roblox se tornou um espaço no qual a criatividade é uma constante entre sua comunidade. Usando seus personagens icônicos, este jogo para criar jogo tem sempre atualizações que trazem novas ferramentas para produção de aventuras. A imaginação dos usuários é frequentemente desafiada, pois dessa forma há muitas obras inéditas sendo publicadas diariamente.

6. Super Mario Maker 2

Super Mario Maker 2 pega tudo o que deu certo no primeiro jogo lançado para o Wii U e adiciona novos itens para que o engenho das pessoas seja ainda mais testado. Desenvolver fases das mais malucas é algo presente no dia a dia de quem gosta de brincar neste jogo para criar jogo. Além disso, poder usar os personagens do mundo do Mario e da Big N faz com que cada brincadeira seja elevada a um outro nível de imersão.

  • Data de lançamento: 28 de junho de 2019
  • Plataformas: Nintendo Switch
  • Link para a página oficial

Com tantos títulos para se divertir como um game designer, qual será o primeiro jogo que você vai criar?

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando