Início » Aplicativos e Software » Como acelerar o download de atualizações e novos pacotes com o Apt-Fast (Ubuntu)

Como acelerar o download de atualizações e novos pacotes com o Apt-Fast (Ubuntu)

Avatar Por
9 anos atrás

Nos tempos da internet discada, era natural termos centenas de programas que prometiam fazer o download de arquivos mais rápidamente. O funcionamento era até bem simples: abriam-se várias conexões ao servidor (ou a vários servidores, se fosse um arquivo alojado em diversos mirrors) e cada uma baixava um pequeno pedaço do arquivo, juntando tudo no final.

Hoje em dia essa solução parece bobagem, já que estamos acostumados a conexões bem mais rápidas e tempos de download cada vez menores.

Mas e se pudéssemos usar essa mesma lógica para fazer download dos pacotes via apt-get, fazendo com que atualizações e instalação de novos programas fossem feitos bem mais rapidamente? É o que propõe o apt-fast, um script simples que acelera em até 26x a velocidade de downloads via apt!

"Ao Infinito e Além!"

O script é realmente mágico, fiz um teste logo depois de instalar com 26MB de atualizações e o processo foi completado em poucos segundos. Felizmente, a instalação no Ubuntu é bem simples, com apenas três comandos você já dá um gás nos downloads. No Terminal, execute os comandos abaixo (apertando ENTER ao fim de cada linha):

sudo add-apt-repository ppa:tldm217/tahutek.net
sudo apt-get update
sudo apt-get install apt-fast

E pronto! Agora tente atualizar o Ubuntu e perceba a diferença. 🙂

Mais sobre: , , ,