Nos tempos da internet discada, era natural termos centenas de programas que prometiam fazer o download de arquivos mais rápidamente. O funcionamento era até bem simples: abriam-se várias conexões ao servidor (ou a vários servidores, se fosse um arquivo alojado em diversos mirrors) e cada uma baixava um pequeno pedaço do arquivo, juntando tudo no final.

Hoje em dia essa solução parece bobagem, já que estamos acostumados a conexões bem mais rápidas e tempos de download cada vez menores.

Mas e se pudéssemos usar essa mesma lógica para fazer download dos pacotes via apt-get, fazendo com que atualizações e instalação de novos programas fossem feitos bem mais rapidamente? É o que propõe o apt-fast, um script simples que acelera em até 26x a velocidade de downloads via apt!

"Ao Infinito e Além!"

O script é realmente mágico, fiz um teste logo depois de instalar com 26MB de atualizações e o processo foi completado em poucos segundos. Felizmente, a instalação no Ubuntu é bem simples, com apenas três comandos você já dá um gás nos downloads. No Terminal, execute os comandos abaixo (apertando ENTER ao fim de cada linha):

sudo add-apt-repository ppa:tldm217/tahutek.net
sudo apt-get update
sudo apt-get install apt-fast

E pronto! Agora tente atualizar o Ubuntu e perceba a diferença. 🙂

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

@a_felipes
kkkkkkkkkkkkkkkk
marcolino
Baixei uma atualização de 33megas aque que normalmente seria 4 minutos,com esse programa foi em 3 minutos e 59 segundos. Funciona mesmo =D
Hernani
Muito útil
Fredson Sousa
Puts, devia ter lido mais cedo, pois hoje a atualização do ubuntu aqui foi de 47MB
Marcelo
Instalei aqui e estou fazendo um download de 34mb de pacotes pelo Update Manager e não estou notando nada de diferente...
fatecano
A quem se interessar, aqui tem mais alguns detalhes: http://vivaolinux.com.br/artigo/Aptfast-turbinando-o-aptget-em-distros-Debianlike/?pagina=2
@lcrudo
Estou baixando o Ubuntu pela primeira vez...vou fugir de uma vez por todas do Windows...vamos ver...instalarei em uma máquina simples...para aprender...depois opinarei..
Gabriel
Wait? Para que isso? Ja sempre vem no maximo da conexão, e isso que é bem rapido.
JoseRenan
testarei daki a pouco! tomara que ajude pois a minha conexão é leenta..
Marcell Almeida
E esse link aqui é pra fazer o mesmo no windows.... oh wait!
Bruno Gall
[2]
kylefurtado
Parece funcional.
Henrique Picanço
Já estou instalando em minha máquina...
Marco Damaceno
Uso e recomendo. É rápido mesmo!
Vinicius Kinas
Mas poxa, as atualizações da Canonical já vem no máximo da internet aqui. =P
Exibir mais comentários