Início » Jogos » Como jogar Twelve Minutes [Guia para iniciantes]

Como jogar Twelve Minutes [Guia para iniciantes]

Lançado no dia 19 de agosto de 2021, este thriller interativo traz uma narrativa intensa; saiba como jogar Twelve Minutes

Ricardo Syozi Por

Muito aguardado no cenário de jogos indies, Twelve Minutes foi lançado trazendo uma história com três personagens diferentes e reviravoltas que podem surpreender. O jogo oferece momentos nos quais o jogador precisa ter sangue frio. Se estiver jogando no PC ou no console pela primeira vez, confira algumas dicas de como jogar Twelve Minutes.

Como jogar Twelve Minutes
Twelve Minutes foi publicado pela Annapurna Interactive (Imagem: Divulgação)

Conheça o jogo

Desenvolvido pelo português Luís António e publicado pela Annapurna Interactive, Twelve Minutes é um jogo do gênero point & click. Toda a narrativa ocorre dentro de um apartamento e relaciona três personagens: um homem, sua esposa e um policial.

O grande destaque está na brecha temporal que faz com que o protagonista sem nome retorne para o começo da história, porém sempre lembrando do que ocorreu previamente. Pense nisso como um jogo parecido com filmes como “Feitiço do Tempo” e “Meia-Noite e Um”.

O jogador precisa investigar, adquirir itens, conversar, tomar decisões e, mais importante, aprender com os acontecimentos. Twelve Minutes está disponível para Steam, Xbox One e Xbox Series.

1. Tentativa e erro

Como jogar Twelve Minutes
Se algo der errado, não se desespere. Faz parte da experiência (Imagem: Divulgação)

A experimentação é um ponto frequente em Twelve Minutes. Você só descobre se a decisão tomada foi a melhor no momento quando ocorre sua resolução. Sendo assim, não se desespere quando o protagonista perder a vida ou simplesmente reiniciar o loop.

Aprender com suas ações é de grande valia, já que você não quer tomar decisões que tragam o mesmo resultado obtido anteriormente. O sistema de tentativa e erro é algo muito presente e que deve ser usado a seu favor durante a história.

2. Pegue tudo o que puder

Há muitos itens que podem ser adquiridos durante os loops. Uma forma padrão de como jogar Twelve Minutes e praticamente qualquer outro título do gênero point & click é pegar tudo o que encontrar e colocar em seu inventário.

Quase sempre há uso para o que tiver em mãos, do mais ordinário ao mais complexo. A melhor parte é deduzir a utilização e não apenas ficar clicando em tudo o que estiver em sua linha de visão. Tente fazer sentido pelos olhos do personagem, dessa forma, a própria narrativa seguirá de forma mais orgânica.

3. Guarde as informações

Decisões em Twelve Minutes
Não se esqueça das escolhas que fez durante o jogo (Imagem: YouTube / Link)

Os diálogos são a base do jogo, ou seja, é importante lembrar do que os personagens disseram nas mais distintas situações. Além disso, alguns acontecimentos podem parecer mundanos, porém são capazes de conter informações valiosas para o decorrer da narrativa em Twelve Minutes.

Dê um jeito de guardar tudo o que considerar relevante durante a sua experiência com a obra. Você pode usar papel e caneta, um arquivo no celular ou qualquer outra forma que servir para lembrar das informações.

Talvez um personagem tenha dito em um loop anterior que precisava te contar algo, mas foi interrompido. Ou talvez você tenha se escondido em um local de fácil acesso que não deu certo. Use suas anotações para não cometer os mesmos erros.

4. Preste atenção no relógio

Um ponto importante de como jogar Twelve Minutes é sempre estar ciente de que horas são. Alguns dos principais acontecimentos da jogatina têm um horário relativamente fixo para ocorrer. Sendo assim, após algumas tentativas, você fica craque em saber o que está por vir.

Para verificar as horas no jogo é só abrir o menu que o relógio estará logo ali. Outra forma interessante é prestar atenção na música de fundo, já que ela sofre mudanças quando um loop está chegando.

5. Avance o tempo

Twelve Minutes guia para iniciantes
É possível avançar no tempo em Twelve Minutes (Imagem: Divulgação)

Após presenciar alguns loops, é normal dar aquela enjoada de ver os mesmos diálogos entre os personagens. Felizmente, há uma forma mais tranquila de como jogar Twelve Minutes e não ficar com aquela sensação de cansaço.

Se quiser pular momentos que já sabe de cór, há duas opções:

  • Se esconder no armário: clique no armário, assim o protagonista vai se esconder. Após alguns segundos, ele vai dizer “now we wait” (agora esperamos) e o tempo adiantará para a próxima cena.
  • Dormir na cama: apenas clique na cama para fazer o seu personagem dormir. Isso vai adiantar para a próxima cena.

A diferença entre ambas é o fato de que se estiver escondido no armário, o policial não o verá quando chegar no apartamento.

Requisitos para jogar no PC

ComponenteConfigurações MínimasConfigurações Recomendadas
ProcessadorIntel Core i5-2300 | AMD Phenom II X4 965Intel Core i5-6600 | AMD FX-8350
Memória RAM2 GB de RAM4 GB de RAM
Placa de vídeoNvidia GeForce GTS 450, 1 GB | AMD Radeon HD 5770, 1 GBNvidia GeForce GTX 1080, 8 GB | AMD Radeon RX 5700 XT, 8 GB
Espaço em disco15 GB15 GB
Sistema operacionalWindows 7Windows 10

Agora que você já pegou algumas dicas de como jogar Twelve Minutes, é possível curtir ainda mais essa história empolgante. Se já terminou, qual dos finais fez pela primeira vez?

Com informações: Xbox Wire.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando