Instagram prepara botão de like em stories que permite curtir várias vezes

Botão para curtir stories do Instagram poderá ser pressionado diversas vezes, assim como os "aplausos" em textos do Medium

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos
App do Instagram (Imagem: Brett Jordan/Unsplash)

Instagram Stories oferece poucas alternativas para interação direta: mensagem ou reações rápidas. Agora, a rede social pretende expandir estas opções com um botão para dar like nas publicações, que permitirá curti-las várias vezes. É o que conta o desenvolvedor Alessandro Paluzzi em seu perfil do Twitter nesta terça-feira (24).

A atualização tornaria a experiência dos stories mais próxima das fotos e vídeos encontrados no feed. Ao lado da caixa para escrever uma mensagem, o usuário contará com um ícone de coração para curtir a publicação efêmera. Mas, diferentemente do que acontece em outras instâncias, o botão de like poderá ser pressionado diversas vezes.

A solução lembra o botão de aplausos do Medium. Em 2017, a plataforma revelou uma reação que dá ao leitor a possibilidade de curtir o texto mais de uma vez, ao contrário do Facebook, Instagram e Twitter. Para isto, basta clicar sobre a tecla o quanto quiser para demonstrar que gostou (até demais) do conteúdo em questão.

Botão para curtir stories (Imagem: Reprodução/Alessandro Paluzzi/Twitter)
Botão para curtir stories (Imagem: Reprodução/Alessandro Paluzzi/Twitter)

Stories poderão ser curtidos várias vezes

O desenvolvedor também publicou um vídeo para mostrar como a novidade funcionaria. Ao tocar no botão, a rede social vai exibir uma animação colorida, indicando que a publicação recebeu um novo like. Também haverá um contador, que aparecerá acima do coração, para dizer quantas vezes o usuário curtiu o story.

Vale lembrar que, atualmente, é possível reagir aos stories, mas sem dar like. Além da mensagem, a rede social de fotos e vídeos oferece oito reações rápidas, com emojis de risada, surpresa, choro, aplausos e mais. Também é possível enviar GIFs a quem fez a publicação. As respostas aparecerão na aba de mensagens da plataforma (Direct).

Ainda não há previsão de lançamento do botão para curtir stories do Instagram.

Instagram Stories não terá mais links “deslizantes”

O Instagram Stories possui uma função bastante conhecida para links: ao relacioná-los na publicação, o usuário só precisa “arrastar para cima” para acessar o site indicado. Mas este gesto será descontinuado em breve. No lugar, a rede social vai incluir uma figurinha para realizar a mesma função.

O aviso veio a público nesta segunda-feira (23). A partir de 30 de agosto de 2021, os usuários terão de utilizar a figurinha de links, que está em testes desde junho. Ainda assim, nem todos os usuários têm acesso ao novo recurso, como relatou a desenvolvedora Jane Manchun Wong em seu perfil do Twitter.

“Eu procurei pela minha lista de stickers do Stories e não estou vendo o stickers para links (não foi distribuído para mim)”, disse. “Isso significa que perderei a capacidade de adicionar links aos meus Stories?”

A expectativa é de que a figurinha chegue a mais usuários elegíveis nas próximas semanas. 

Com informações: TechCrunch

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados