Qual é a diferença entre copyright, copywriting e copywriter?

Confuso com os nomes parecidos? Saiba qual é a diferença entre copyright, copywriting e copywriter para não se perder

Leandro Kovacs
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Qual é a diferença entre copyright, copywriting e copywriter? (Imagem: Arlington Research/Unsplash)

Palavras parecidas com significados diferentes são chamadas homônimos, mas neste caso, a dificuldade aumenta por terem origem em outro idioma. Veja abaixo, qual é a diferença entre copyright, copywriting e copywriter. Apesar do início das palavras serem o mesmo, seu significado é bem diferente, principalmente copyright e copywriting.

O copyright é uma das formas de determinação da propriedade intelectual. Seu objetivo principal é proteger a arte, as invenções ou ideias de um indivíduo. 

O copyright dá ao proprietário ou cessionário – aquele que obteve permissão do proprietário – o direito legal e exclusivo de filmar, reproduzir, imprimir, publicar e registrar algo que foi elaborado criativamente. 

Qualquer pessoa que estiver confeccionando material criativo pode ser a detentora de direitos autorais, em suas criações. Resumindo, quando o criador fixa seu trabalho de uma forma tangível, como um compositor escrevendo uma música, um fotógrafo fazendo seus retratos ou um artista pintando uma tela, ele transforma-se em autor e proprietário. 

Registros adicionais podem ser feitos para garantir materialidade na comprovação da autoria em processos judiciais, por exemplo.

O que é copywriting?

Em uma definição mais simples, copywriting é uma técnica de redação. Sua característica principal é ser um processo de escrever conteúdo de marketing persuasivo – com grande apelo para tomada de decisão por parte de quem está lendo. 

Os profissionais de comunicação e marketing costumam se referir a esse conteúdo como “copy” ou “cópia”. Redatores persuasivos, ou aqueles que escrevem textos dessa natureza, têm três objetivos centrais: amplificar o conhecimento da marca, conquistar a confiança do consumidor e aumentar as vendas ou engajamento. 

Podemos definir como o objetivo central do copywriting: fazer com que as pessoas ajam, comprem ou tomem decisões. No entanto, outros objetivos de atuação – CTAs, ou Call to Action – podem incluir: entrar em uma lista de e-mail, baixar um arquivo, seguir uma marca nas redes sociais e doar para uma causa, ou todas as anteriores. 

O que é copywriter?

Em tradução literal, copywriter seria algo como “redator”; mas em português essa definição seria genérica, vaga e fugiria do significado real de redator persuasivo. O copywriter é o profissional que trabalha diretamente na estratégia persuasiva de seus textos, invocando o leitor a tomar decisões, como denominamos acima, as Call to Action.

Para não cometer enganos, se precisar descrever o que um copywriter faz, diga que são profissionais especializados em criar conteúdo persuasivo, com a possibilidade de ter métricas comuns ao Marketing para mensurar seus resultados e eficiência.

Essa é a diferença entre os 3 termos que em um primeiro momento, parecem se tratar da mesma coisa, mas não são. Boa sorte.

Com informação: Ethoscopywriting, Rockcontent.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Leandro Kovacs

Leandro Kovacs

Ex-autor

Leandro Kovacs é jornalista e radialista. Trabalhou com edição audiovisual e foi gestor de programação em emissoras como TV Brasil e RPC, afiliada da Rede Globo no Paraná. Atuou como redator no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo artigos explicativos sobre softwares, cibersegurança e jogos.

Relacionados