Início » Jogos » Desmanche mostra como console portátil Playdate evita drift do Switch

Desmanche mostra como console portátil Playdate evita drift do Switch

Playdate ainda não foi lançado mas apresenta uma boa novidade para quem espera videogames bem construídos para um futuro próximo na indústria

Felipe Vinha Por

O portátil Playdate ainda não tem previsão de chegar ao Brasil mas seu iminente lançamento no exterior confirma algumas boas notícias. O site iFixit desmontou o aparelho e mostrou que ele tem um tipo de construção que vai evitar problemas como o drift do controle, algo que acontece no Joy-Con do Switch e também no DualSense do PS5.

Tá vendo essa alavanca linda? Não vai ter drift (Imagem: Divulgação/Panic)

O drift é um problema que faz com que o analógico do controle se mova sozinho na tela, mesmo que o usuário sequer toque no aparelho. Nintendo e Sony reconhecem o erro oficialmente e realizam reparo ou troca gratuita, inclusive no Brasil, mas ainda é uma dor de cabeça para muita gente.

No Playdate isso parece não ter risco de acontecer. O iFixit desmontou o pequeno portátil por inteiro e mostrou o esquema de controles que contém dentro de suas entranhas. Aparentemente a fabricante encontrou um jeito de evitar o drift, de fato.

Acontece que o Playdate possui não apenas controles tradicionais mas também uma manivela, que é compatível com uma grande variedade de jogos que serão lançados no aparelho. O iFixit avisa: “Uma coisa que não vai acontecer com essa manivela? Drift. Não tem mol, sensor ou qualquer coisa que gaste”.

O Playdate por dentro (Imagem: Reprodução/Ifixit)

Aparentemente há um pequeno imã unido a um componente interno que faz com que o movimento seja seguro, confiável e à prova de falhas. Só teremos certeza disso com uso constante, mas já é um bom começo.

E o Playdate no Brasil?

O Playdate custa US$ 180 no exterior e está em pré-venda. O console vai ser lançado ainda em 2021 mas sua primeira leva de pré-venda já esgotou – mais unidades estão à caminho para 2022.

O portátil não tem qualquer previsão para ser lançado por aqui. A fabricante Panic promete que vai expandir a lista de países em breve, mas isso é algo que ainda deve demorar para acontecer.

Veja um vídeo demonstrando como é o funcionamento do Playdate:

Com informações: iFixit.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
5 usuários participando