Início » Jogos » Quebre a cabeça: 8 jogos de puzzle para PC e consoles

Quebre a cabeça: 8 jogos de puzzle para PC e consoles

De histórias com uma estética sombria até games artísticos e divertidos, veja uma lista de jogos de puzzle com estilos bem variados

Por

Se você é o tipo de pessoa que acha que resolver desafios pode ser uma ótima forma de relaxar e se divertir, jogos de puzzle deveriam entrar no seu radar. De histórias com uma estética sombria até games artísticos e divertidos, montamos uma lista com 8 jogos de quebra-cabeça de estilos bem variados e que valem a pena conhecer. Confira nossas sugestões e dê o play!

Quebre a cabeça: 8 jogos de puzzle para PC e consoles / Valve / Divulgação
Portal (Imagem: Divulgação / Valve)

1. Portal

Jogo em primeira pessoa da Valve, Portal ganhou uma sequência em 2011. Na sua história, o jogador comanda um personagem que está preso dentro de uma empresa de pesquisas e é desafiado por uma inteligência artificial a cumprir uma série de desafios. Para avançar pelas fases, ele precisa se teletransportar criando portais, ao mesmo tempo em que lida com o humor ácido de GLaDOS, a IA, que o guia pelos espaços.

2. Return of the Obra Dinn

Game em primeira pessoa docriador de Papers, Please, Return of the Obra Dinn se passa em 1807 e possui um estilo monocromático de 1-bit. No game, o jogador é o investigador responsável por desvendar um curioso caso: o desaparecimento de toda a tripulação de um navio. Para isso, ele usa um relógio que o permite voltar nos momentos finais daqueles que morreram, precisando descobrir como e quem os matou e o paradeiro dos outros tripulantes sumidos.

3. Braid

Criado pelo desenvolvedor e game designer Jonathan Blow, Braid é um jogo de puzzle e plataforma. Na sua trama, o jogador assume o papel de Tim, um rapaz que precisa resgatar uma princesa que foi raptada por um monstro. Para isso, ele viaja por mundos nos quais pode manipular o tempo, rebobinando e criando alternativas de um momento para avançar na história e resolver seus quebra-cabeças.

4. Glass Masquerade

Com uma sequência lançada em 2020, Glass Masquerade é um jogo de quebra-cabeça, literalmente. Dividido em várias fases, em cada uma delas o jogador é desafiado a completar uma imagem artística de um relógio inspirada em vitrais de Art Déco. Para isso é necessário combinar peças irregulares, que no modo difícil precisam ser rotacionadas para encontrar seu lado correto.

5. Iris.Fall

Em uma jornada que brinca a todo momento com conceitos de luz e sombra, Iris.Fall é da desenvolvedora NEXT Studios. O game gira em torno de uma garotinha que decide seguir os passos de um gato e vai parar em um teatro abandonado, onde coisas estranhas passam a acontecer. Conforme avança pelo lugar e é surpreendida pelos seus mistérios, ela precisa completar desafios que envolvem a manipulação de luz e parecem estar ligados à sua própria história.

  • Ano de lançamento: 2018
  • Plataformas: Microsoft Windows, Mac OS X, Nintendo Switch, Xbox One e PlayStation 4,
  • Link para a página oficial

6. Baba is You

Criado pelo finlandês Arvi Teikari, Baba is You é um jogo eletrônico de puzzle em que cada uma de suas fases apresenta um tipo de desafio que só é descoberto e pode ser realizado conforme o jogador interage com os objetos e palavras ao seu redor. A ideia aqui é usar a lógica, mudando as funções e manipulando os blocos do cenário para resolver o problema.

Ano de lançamento: 2019
Plataformas: Microsoft Windows, macOS, Linux, Nintendo Switch
Link para a página oficial

7. Untitled Goose Game

Combinado a elementos de stealth, Untitled Goose Game é um puzzle da desenvolvedora House House. Nele você assume o papel de um ganso malvado, que tem como principal objetivo perturbar as pessoas ao seu redor. Desde desaparecer com objetos até destruir plantas e fazer barulho, é necessário completar os desafios aloprados de cada fase para avançar na história.

Ano de lançamento: 2019
Plataformas: Microsoft Windows, macOS, Nintendo Switch, PlayStation 4 e Xbox One
Link para a página oficial

8. The Witness

Da Thekla, Inc, The Witness é um jogo em primeira pessoa que se passa em uma misteriosa ilha. No game, o jogador acorda sozinho no local sem saber quem é e o que faz ali, precisando seguir e resolver os puzzles que se apresentam ao longo do caminho para prosseguir e ter respostas sobre o que está acontecendo.

E você, indica quais jogos de puzzle para jogar no PC ou consoles?