Início » Jogos » 6 melhores jogos da franquia Far Cry, segundo a crítica

6 melhores jogos da franquia Far Cry, segundo a crítica

Confusões políticas, ditadores e tiroteio para libertação; veja 6 melhores jogos da franquia Far Cry, segundo a crítica

Leandro Kovacs Por

Far Cry é uma das séries mais aclamadas e famosas de FPS, produzida pela Ubisoft. Veja abaixo, os 6 melhores jogos da franquia Far Cry, segundo a crítica especializada. No total, a série já tem mais de 10 jogos, mas selecionamos os exemplos com a nota mais alta. Os ambientes e enredos são variados, porém com a ideia principal e mecânica de jogo recorrentes.

6 melhores jogos da franquia Far Cry, segundo a crítica (Imagem: Ubisoft/Divulgação)

6. Far Cry 3: Blood Dragon (Nota – 81)

Após o lançamento original de Far Cry 3, o DLC Far Cry 3: Blood Dragon foi uma surpresa para os fãs da série. Totalmente fora da curva, está situado em um futuro distópico pós-nuclear em 2007, destaque para uma estética dos anos 80 visualmente deslumbrante – neon para todos os lados.

Embora o jogo seja um título de mundo aberto em primeira pessoa, ele dá aos jogadores uma história mais linear do que o título original. O jogo é tão insano e diferente que foi capaz de se destacar de alguns dos outros títulos da série.

  • Ano de lançamento: 2013
  • Plataformas: Windows, Xbox 360, PS3

5. Far Cry 5 (Nota – 81)

E aí, tá afim de enfrentar uma seita religiosa misteriosa com toques de máfia? Pela primeira vez na história da série, Far Cry 5 trouxe a “quizumba” para os Estados Unidos. Situado em um condado fictício em Montana, os jogadores assumem o papel de um emissário de um xerife dos Estados Unidos.

Durante o jogo, luta-se contra um culto liderado pelo enigmático Joseph Seed, que tenta dominar o governo. Embora o jogo permaneça fiel à fórmula de Far Cry, a configuração permite um terreno e vida selvagem diferente dos que os jogadores estão normalmente acostumados.

Foi um grande sucesso de crítica também, em grande parte devido à força de seu vilão e proximidade com problemas recorrentes de líderes religiosos invadindo a política.

  • Ano de lançamento: 2018
  • Plataformas: Windows, Xbox One, PS4

4. Far Cry 4 (Nota – 82)

Afastado de climas tropicais, o quarto episódio da série principal levou os jogadores a um país do Himalaia chamado Kirat.

Assumindo o controle de Ajay Ghale, um kyrati-americano, o principal objetivo é espalhar as cinzas de sua mãe onde ela havia pedido, no entanto, Ajay rapidamente se envolve em uma guerra civil entre um grupo rebelde e um tirano – eu disse que era um padrão.

Far Cry 4 é uma ótima sequência para os fãs da série. Pagan Min é um vilão forte e memorável. Dar aos jogadores a possibilidade de completar o jogo nos primeiros dez minutos, apenas seguindo as ordens do vilão, foi um golpe de gênio da Ubisoft, faça isso e recomece o jogo depois.

  • Ano de lançamento: 2014
  • Plataformas: Windows, Xbox 360, Xbox One, PS3, PS4

3. Far Cry 2 (Nota – 85)

Lançado quatro anos após a estreia da série, Far Cry 2 é o segundo título da franquia Far Cry principal. Muito diferente do título original, o game permite que os jogadores enfrentem uma narrativa impressionante e envolvente, de forma não linear.

Situado na África Central durante uma guerra civil – olha o padrão novamente –, os jogadores assumem o controle de Warren Clyde enquanto ele tenta caçar um personagem chamado Chacal.

Embora longe de ser o jogo mais popular ou de sucesso da franquia, apresentou aos fãs recursos que viriam a se tornar o destaque da série, como os postos avançados.

  • Ano de lançamento: 2008
  • Plataformas: Windows, PS3, Xbox 360

2. Far Cry (Nota – 89)

O primeiro jogo da franquia tem a nota elevada, principalmente por ter sido pioneiro, fato esse que jogou as expectativas lá em cima, para cada novo título. Originalmente foi lançado exclusivamente para PC, Far Cry lançou as bases para o que viria a seguir.

Embora a série gerasse muitas sequências, apenas um jogo desde o lançamento do original em 2004 foi capaz de superá-lo criticamente. Nos primeiros quatro meses de lançamento, o jogo vendeu quase 750 mil cópias, impressionante para uma nova franquia que atuava em uma única plataforma, na época.

  • Ano de lançamento: 2004
  • Plataformas: Windows, PS3, Xbox 360

1. Far Cry 3 (Nota – 91)

Chegou a hora do grande campeão, particularmente, esse foi o primeiro título da série que me deu interesse em jogar. Provavelmente, o jogo mais importante no sucesso da série, Far Cry 3 tem os jogadores controlando Jason Brody.

Ao longo da história, Brody é transformado de um playboy americano ricaço em um mercenário desgastado pela batalha. Este jogo não se destaca apenas por sua história impactante, da tentativa de um homem de resgatar seus amigos do cativeiro.

O maior antagonista do jogo, Vaas, ainda é considerado um dos melhores vilões da franquia. Embora muitos jogos da série desde Far Cry 3 tenham tentado repetir a mesma fórmula, nenhum deles foi capaz de ultrapassar o nível definido pelo título.

  • Ano de lançamento: 2012
  • Plataformas: Windows, Xbox 360, Xbox One, PS3, PS4

Com informação: Metacritic.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
2 usuários participando