Início » Jogos » Como jogar F1 2021 [Guia para iniciantes]

Como jogar F1 2021 [Guia para iniciantes]

Com novos modos de jogo e opções para o jogador, a EA dá a largada na nova geração desta série; aprenda como jogar F1 2021

Ricardo Syozi Por

Lançado no dia 16 de julho de 2021, a edição anual do jogo de corridas de Fórmula 1 foi desenvolvida pela Codemasters e publicada pela EA. Trazendo atualizações gráficas, nas equipes e nos pilotos, o título oferece um modo história inédito e partidas online para os fãs de automobilismo. Descubra como jogar F1 2021 neste guia para iniciantes.

Como jogar F1 2021
F1 2021 (Imagem: Divulgação/EA)

O que muda no F1 2021?

A nova empreitada na série de corrida da Fórmula 1 traz muitas das mesmas mecânicas da versão 2020, mas também trouxe novos elementos para agradar os diferentes fãs.

No geral, a jogabilidade, os gráficos e o som continuam similares e com qualidade. As novidades começam por um modo história chamado “Ponto de Frenagem”, passam pela campanha de dois jogadores e agregam mais ao aclamado modo campanha “Minha Equipe”.

Neste guia de como jogar F1 2021, você vai conferir 5 dicas para iniciantes. O jogo está disponível para Xbox One, Xbox Series, PS4, PS5 e Windows.

Dicas de como jogar F1 2021

1. Comece pelo Modo Casual

Modo casual em F1 2021
Antes de seguir para o Standard ou Expert, invista um tempo no Casual Mode (Imagem: EA)

Mesmo se você já tiver jogado algumas das versões passadas de F1, é sempre bom conhecer ou lembrar as características das corridas. A frustração ao sofrer para realizar curvas ou ultrapassagens pode ser algo que acabe afastando a pessoa do volante, sendo assim é interessante começar pelo modo casual.

Com ele, o jogo dá aquela segurada na mão do jogador, auxiliando nos principais quesitos de uma corrida. A sugestão fica em investir algumas horas com esse modo ligado, pois dessa forma a transição para o modo padrão ou até mais difícil passa a ser natural.

2. Use a Dynamic Racing Line

Assim como em muitos outros títulos do gênero corrida, há a opção de usar a Dynamic Racing Line. Funcionando como uma linha colorida que direciona o jogador em retas e curvas, ela é uma mão na roda para ajudar a se acostumar com cada pista.

Inicialmente é interessante deixá-la ligada o tempo todo, mas depois de muita prática pode ser uma boa colocá-la para “apenas curvas” e, consequentemente, removê-la totalmente. Assim, gradualmente o jogador vai entender melhor como jogar F1 2021.

3. Use o modo Tomada de Tempo a seu favor

Time trail em F1 2021
Tomada de Tempo é um modo que não deve ser ignorado (Imagem: YouTube / PC and Xbox Games)

Já é desafiador se posicionar nos primeiros lugares nas corridas, então pense em fazer isso sem conhecer a pista na qual está competindo. É nesse momento que jogar o modo “Tomada de Tempo” passa a ser de grande valia.

Resumindo: este modo permite que o jogador corra em qualquer pista com condições perfeitas e sem nenhum tipo de desgaste no carro. Desse jeito, aprender cada curva e reta passa a ser uma forma de treino para quando a luz verde surgir em uma disputa mais séria.

4. Jogue o Modo História

O novo modo história de F1 2021 é perfeito para aprender as características das corridas e carros, além de curtir uma narrativa inédita na franquia. Chamado de “Ponto de Frenagem”, este modo introduz um protagonista nomeado Aiden Jackson que segue desde a Fórmula 2 para o grande palco da Fórmula 1.

Ao passar por este modo e suas cutscenes, é possível descobrir vários detalhes e estratégias de como jogar F1 2021, aprendendo de forma natural muito do que virá a encarar nas partidas online contra outros jogadores. A história não é nada incrível, mas realiza bem o objetivo de ensinar e trazer imersão.

5. Se acostume com as estratégias de corrida

Como jogar F1 2021
Antes de começar a corrida, defina a sua estratégia (Imagem: YouTube / Throneful)

Antes de cada corrida, o jogo oferece a opção de mexer na estratégia de corrida (Race Strategy). Com ela, é possível definir a quantidade de pit stops que espera fazer ou ajustar detalhes como tipo de pneus e quantidade de combustível que usará.

É importante se acostumar muito bem com isso, pois em corridas mais complicadas, um erro pode ser fatal. Por exemplo: o jogo sempre adiciona combustível a mais do que é necessário por precaução, porém isso também faz com que o carro fique mais pesado. Se você conhecer bem a pista, poderá alterar essa estratégia e ter alguma vantagem contra os seus adversários.

Requisitos para jogar no PC

ComponenteConfigurações Mínimas Configurações Recomendadas
ProcessadorIntel Core i3-2130 ou AMD FX 4300Intel Core i5 9600K ou AMD Ryzen 5 2600X
Memória RAM8 GB de RAM16 GB de RAM
Placa de VídeoNVIDIA GTX 950 ou AMD R9 280 | Para Ray Tracing: GeForce RTX 2060 ou Radeon RX 6700 XTNVIDIA GTX 1660 Ti ou AMD RX 590 | Para Ray Tracing: GeForce RTX 3070 ou Radeon RX 6800
Espaço em disco80 GB de espaço disponível 80 GB de espaço disponível
Sistema operacionalWindows 10 64-bit (Version 1709) | Para Ray Tracing: Windows 10 64-bit (Version 2004)Windows 10 64-bit (Version 1709) | Para Ray Tracing: Windows 10 64-bit (Version 2004)

Agora que você já conhece o suficiente para encarar as suas primeiras corridas, conta pra gente qual modo vai começar a jogar no F1 2021!

Com informações: Codemasters.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando