De acordo com uma pesquisa organizada pela empresa Lightspeed Research, a internet terá um papel decisivo nas compras deste natal. Mas a grande maioria dos consumidores norte-americanos não vai comprar produtos pela rede e sim deverá usar os dados que coletou online apenas para fechar negócio nas velhas e boas lojas físicas.

Os números mostram que 85% dos norte-americanos têm feito pesquisas da web sobre preços, dados e características técnicas de produtos que pretendem comprar na chamada black friday, uma espécie de feriado em que lojas fazem descontos inimagináveis. Destes, 64% deverão fazer suas compras em lojas físicas, já municiados com as informações retiradas da rede.

“Não importa quão conveniente é fazer compras online durante as festas, parece que a maior parte dos consumidores simplesmente ainda gosta de ir às lojas” afirma Chris Urinyi, presidente da empresa de pesquisa. “Não podemos fazer suposições para explicar esse comportamento, mas acreditamos que as pessoas gostem do ritual das compras de fim de ano, além de poderem verem os produtos ao vivo”, completa.

A empresa afirma que a pesquisa foi feita no último mês de novembro e que 2001 pessoas foram entrevistadas.

E você, caro leitor? Onde fará suas compras de natal?

Com informações: Deal News

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

helenice
Vou comprar em qualquer loja física, cansei das lojas da web, só entregam quando querem, e eu fico refêm da boa vontade da loja.
Ronaldo
Vou deixar aqui registrado uma excelente experiência que tive comprando no site da BJSantos www.bjsantos.com.br. O produto chegou em perfeito estado. Recomendo.
@ric_bnu
Idem aqui. Vou na loja só pra saber antes o que vai chegar pelo correio e evitar decepções. Isso nenhum review me garante 100% pois gosto é muito subjetivo.
kylefurtado
Dorgas. Eu faço muito isso.
Bruno Gall
Eu faço isso com celular, tem pessoas aqui em casa que não confiam
@AntonioVeras
Não gosto de comprar em loja física por alguns motivos. * Não gosto de vendedor fungando no meu cangote. * Os vendedores não sabem os dados técnicos dos produtos. * Os produtos da internet são sempre mais baratos. Sempre. Sobre frete. Eu sempre aproveito as promoções de frete grátis. Mas sobretudo, quem quer comprar pela internet, não pode ser ansioso. Já comprei Pen drives, Hds, Microondas, Pcs, Netbook, Adega de vinhos, Depurador, Placa de Vídeo, etc, etc e nunca tive problema. Das vezes que eu tive algum problema, fui super bem atendido. Um problema que eu tive foi a placa de vídeo que deu um pau e estava na garantia, foi trocada sem maiores problemas. Até um teclado de R$ 70,00, os caras gastaram uns R$ 50,00 para trocar para mim. Compro e recomendo. Porém para ter esse grau de satisfação eu tomo muito cuidado onde vou comprar. Procuro sempre sites confiáveis e se for um novo, verifico se algum amigo já comprou nele. Uma outra dica é não acreditar em promoção fantasiosa. Aquele PC que você quer comprar, está 30% do valor real, mas você tem que depois o dinheiro antes. É roubada. Tem que ligar o desconfiômetro.
bawlaw
ahhh mas é lógico! nada melhor que a emoção da compra física! A pexincha nas lojas, aqueles panfletos chatos que ficam te entregando, aproveitar o passeio para comprar uma daquelas coxinhas de esquina 95% gordura.. etc.. Comprar... sem sair de casa perde a graça da compra (não do produto) hehehe xD
@Swdezerbelles
Opaa! Apoio a causa.
Turdin
Eu não compro mais nada por aqui, até roupa estou comprando na internet :P
Rafael Oliveira
Precisamos de um black friday
@Swdezerbelles
Então, gosto de comprar online pela relação custo x benefício.. saí bem mais em conta. Mas caso eu queira algo de um valor mais elevado ou não saiba precisamente como é o produto fisicamente, pesquiso na internet, escolho, vou na loja, confiro o produto, volto na internet e o compro. Fazendo assim, é satisfação garantida! =D
Juan
Nunca comprei online. O ultimo celular que comprei pesquisei as lojas online e preços e fui até a loja física. Ainda continua sendo o jeito mais seguro.. :)
mauso cuestas
Para produtos de valor mais elevado que eu ainda não conheço fisicamente: vou à loja para ver, sentir, a qualidade do material e do acabamento, ou ter uma idéia mais precisa do tamanho. Daí pesquiso na net quem tem o melhor preço e condições. Já economizei mais de $300,00 numa geladeira. Para livros ou coisas de pequeno valor vai mais da ocasião, se estou na frente da loja ou do computador.
Bel Salles
Tudo o que é eletrônico e eletrodoméstico eu compro pela internet. De loja física aqui em casa, eu só comprei (e ganhei) fogão (dado pela minha mãe), sofá (por causa do modelo e tamanho... precisava ver né?), guarda-roupa (ganhei), pc (eu que montei), mas Notebook, geladeira, cama, microondas, celular, câmera digital, lavadora de roupas (minha última aquisição) e filmadora (comprei junto com a máquina), foi tudo pela internet mesmo. A economia é gritante. Um exemplo é a máquina... Se eu comprasse na loja física, pagaria 1200... comprei na virtual e paguei 950. Se pudesse, eu compraria comida e roupa pela internet tbm, mas roupa tem que se experimentar e ver a qualidade do produto e comida tbm tem que ver se o produto tá bom... se não fosse isso, tbm compraria pela internet. Desconfiar de lojas on line é tão 2002... (Existem sites que emitem "selos" de qualidade que me dão segurança = eBit/Buscapé) Agora, só cai em armadilhas quem não consegue usar o Google... Sempre que quero comprar em alguma loja nova, procuro sobre ela.
Kadu
Eu também faço. Mas no meu caso nem é tanto por medo com segurança não, é o prazer e a vontade de ver o produto físico antes de comprar.
Exibir mais comentários