Samsung consegue fazer bloqueio remoto de TVs roubadas de lojas

Em resposta a saques ocorridos na África do Sul, Samsung revela que TVs roubadas podem ser bloqueadas pela internet usando número de série

Giovanni Santa Rosa
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
TV 4K Samsung Neo QLED QN90A (Imagem: Paulo Higa/Tecnoblog)

Não é novidade para ninguém que as TVs estão mais conectadas do que nunca — e isso vai muito além do que imaginávamos. A Samsung revelou a implementação de um sistema para bloquear televisores na África do Sul. A empresa consegue impedir o funcionamento de aparelhos roubados de armazéns, distribuidoras e lojas usando os números de série.

O recurso, chamado Television Block Function ou simplesmente TV Block, é executado quando o televisor da marca se conecta à internet. Na ocasião, ele acessa um servidor da Samsung que contém a lista dos números de série dos produtos roubados. Se o número da TV estiver lá, já era: todas as funções do aparelho são desativadas. Segundo a companhia, a tecnologia que permite esse bloqueio está presente em todos os produtos vendidos. 

Samsung divulgou recurso em resposta a saques

A empresa tocou no assunto por meio do Twitter de seu braço sul-africano. Em julho, o país presenciou protestos e tumultos, e houve saques a lojas e depósitos, incluindo os da companhia sul-coreana. 

“O objetivo da tecnologia é mitigar a criação de mercados secundários ligados à venda de produtos ilegais, tanto na África do Sul como além de suas fronteiras. Essa tecnologia já está pré-carregada em todas as TVs da Samsung”, diz um comunicado. A empresa também revelou que o TV Block foi ativado em todos os televisores roubados do centro de distribuição da cidade de Cato Ridge em 11 de julho.

Desbloqueio de TV exige prova de compra

Como todo sistema pode ter falhas, é possível que o TV Block impeça o funcionamento de um produto comprado de forma legítima. Nesse caso, a empresa pede que o consumidor envie uma prova de compra e uma licença válida de TV ao varejista ou ao e-mail serv.manager@samsung.com — a promessa é de que ele seja restabelecido em até 48 horas. Se você também ficou sem saber o que é licença de TV, é uma taxa cobrada em alguns países (como a África do Sul e o Reino Unido, por exemplo) para acessar serviços de radiodifusão e financiar canais públicos.

Com informações: Samsung, BleepingComputer, XDA Developers

Receba mais sobre Samsung na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Giovanni Santa Rosa

Giovanni Santa Rosa

Repórter

Giovanni Santa Rosa é formado em jornalismo pela ECA-USP e cobre ciência e tecnologia desde 2012. Foi editor-assistente do Gizmodo Brasil e escreveu para o UOL Tilt e para o Jornal da USP. Cobriu o Snapdragon Tech Summit, em Maui (EUA), o Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre (RS), e a Campus Party, em São Paulo (SP). Atualmente, é autor no Tecnoblog.

Relacionados