Início » Internet » Windows 11 in React é uma versão do sistema que roda no seu navegador web

Windows 11 in React é uma versão do sistema que roda no seu navegador web

Projeto Windows 11 in React busca replicar experiência do sistema operacional da Microsoft para ser aproveitada pelo navegador

Bruno Gall De Blasi Por

O Windows 11 terá alterações no visual, um novo menu Iniciar, melhorias em aplicativos nativos e outras novidades. Por enquanto, o próximo sistema operacional da Microsoft não está disponível para todos e só pode ser utilizado através de versões experimentais. Mas já é possível dar uma olhadinha nas mudanças que serão levadas ao software diretamente pelo navegador, através do Windows 11 in React.

Página inicial do Tecnoblog é acessada através do Windows 11 in React (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
Página inicial do Tecnoblog é acessada através do Windows 11 in React (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

A iniciativa parte do desenvolvedor identificado como Blue Edge. Pelo GitHub, ele explicou que o projeto foi feito através de padrões da web, como React, CSS e JavaScript. “Honestamente, levou de dois a três dias para coletar os ativos, dois a três dias de planejamento e cerca de seis dias para programá-lo”, afirmou.

O Windows 11 in React replica a experiência do sistema operacional. Ao acessá-lo pelo browser, o usuário é recepcionado na área de trabalho e tem acesso à interface e algumas funções do sucessor do Windows 10, como o menu Iniciar e a área de widgets. Também é possível executar o Bloco de Notas, Microsoft Edge e outros programas.

Windows 11 in React (Imagem: Reprodução/Blue Edge/GitHub)
Widgets e demais funções do Windows 11 executados pelo navegador (Imagem: Reprodução/Blue Edge/GitHub)

Windows 11 in React replica experiência do novo sistema

Consegui utilizá-lo no Google Chrome para macOS Big Sur nesta quinta-feira (26). Nos meus testes, acessei a página inicial do Tecnoblog diretamente pelo navegador, como mostra a primeira imagem do texto. Também abri o Bloco de Notas e Terminal. Mas, é claro, nem todas as funções estão presentes, como é o caso do explorador de arquivos.

O Windows 11 in React é gratuito. Para utilizá-lo, basta acessar o seguinte site em seu navegador pelo computador: win11.blueedge.me. Caso você queira saber mais sobre a iniciativa, o projeto também está disponível no GitHub: github.com.

Com informações: SlashGear

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
4 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

² (@centauro)

Yo dawg, I heard you like to surf the internet.
So I put a web browser in your web browser so you can surf the internet while you surf the internet.

Rychillie 🦄 (@rychillie)

Sério que isso é noticia?! Poxa clonar interfaces é a pior coisa que devs tem feito ultimamente, e se pesquisar um pouco já fizeram de todos os tipos de aplicativo em todos os tipos de linguagens de programação.

Vocês fizeram parecer como se isso fosse grande coisa, mas com 30min assistindo videos no YouTube você ja copia um aplicativo! Em poucas horas copia tranquilamente um sistema operacional “meio” funcional.

Clonagem de interfaces é algo que uma parcela da comunidade de devs tem evitado recomendar por que as pessoas não aprende COPIANDO e sim criando e recriando. É triste ver algo tão banal virar noticia no site que adoro tanto!

Pierre (@pierrediniz)

Larga de ser chato, velho. O público alvo do TB não é só desenvolvedores, é pra pessoas com interesse em tecnologia, independente do grau de formação.

Se pra você é algo banal, beleza. Mas eu e mais outras pessoas com certeza acharam a notícia interessante. No meu caso, achei sensacional poder “brincar” um pouco com o Windows 11 sem ter que mexer com ISO ou dual boot, coisa que faço tem anos pra conhecer novas distros do Linux.

Então podem mandar mais SOs no browser que tá pouco!