Início » Aplicativos e Software » Windows 11 perde mais dois recursos da barra de tarefas

Windows 11 perde mais dois recursos da barra de tarefas

Ao contrário de seu antecessor, Windows 11 não exibe agenda sincronizada na barra de tarefas, assim como horas com segundos

Emerson Alecrim Por

Se por um lado o Windows 11 traz recursos novos, por outro, perde algumas funcionalidades clássicas da plataforma. Algumas delas envolvem a barra de tarefas. No novo sistema, o componente não mostra a agenda sincronizada quando o usuário clica no relógio, assim como este não exibe mais os segundos, por exemplo.

Windows 11 (imagem: divulgação/Microsoft)
Windows 11 (imagem: divulgação/Microsoft)

A retirada de recursos da barra de tarefas foi percebida em meados de julho, quando testadores do Windows 11 notaram que a função de arrastar e soltar arquivos para abri-los em aplicativos fixados nessa área não estava funcionando.

Parecia ser um bug, mas logo a Microsoft explicou que essa funcionalidade não faz parte das características nativas do Windows 11. Na época, a reação foi negativa e a companhia informou que o feedback dos usuários poderia ser usado para “orientar o futuro de recursos como esse”.

Mas não foi, ao menos até agora. As recentes descobertas indicam isso.

Tem calendário, mas não agenda

No Windows 10, se você clicar no relógio, um calendário aparece. Você pode não só conferir datas ali como usar o recurso como agenda. O painel é integrado ao calendário nativo do sistema operacional e, por conta disso, pode ser sincronizado com uma conta no Outlook, Exchange ou outro serviço do tipo.

Ainda no Windows 10, repare que, logo acima do calendário, o painel também exibe a data atual e a hora completa, incluindo os segundos.

Calendário com horas (e segundos) no Windows 10 (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)
Calendário com horas (e segundos) no Windows 10 (imagem: Emerson Alecrim/Tecnoblog)

Pois bem, esses recursos não estão presentes no Windows 11. O sistema operacional ainda exibe o calendário, mas sem sincronizar agendamentos a ele. A data atual continua sendo exibida, mas o relógio completo, com os segundos, não aparece no painel.

De novo, parecia um bug do Windows 11 ou recursos que ainda seriam implementados no sistema. Porém, a Microsoft informou, em uma ferramenta de feedback, que a agenda sincronizada fará parte da nova experiência de widgets do sistema.

As reclamações foram imediatas. Um usuário disse, por exemplo, que o widget do Windows 11 mostra o calendário da sua conta na Microsoft, mas não agendas de outros serviços.

Na mesma linha, outro se queixou de que o calendário atual (do Windows 10) permite criar eventos em qualquer serviço de agenda sincronizado com o calendário do sistema, razão pela qual pediu para a Microsoft preservar o recurso no Windows 11.

Calendário no Windows 11 (imagem: Windows Latest)
Calendário no Windows 11 (imagem: Windows Latest)

E o relógio com segundos?

A Microsoft informa que é possível adicionar até dois relógios no painel da barra de tarefas, mas reconhece que, pelo menos até o momento, não há suporte para exibição de segundos.

Será que a empresa vai mudar de ideia? Talvez. A Microsoft tem dado abertura para feedbacks e isso pode fazer algumas características do Windows 11 serem incrementadas em determinado momento.

Mas, por ora, é bom não ter grandes expectativas. Até um hack que faz o Windows 10 exibir as horas com segundos diretamente na barra de tarefas foi retirado do Windows 11, detalhe que sugere que a Microsoft está irredutível sobre o assunto.

Com informações: Windows Latest.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
13 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Rodrigo Dias (@rodrigodias)

Sabe o que pode acontecer com isso? Criar um “mercado de barra de tarefas”, assim como se criou com o Menu Iniciar.

É o famoso “criar o problema pra vender a solução”.

Eu (@Keaton)

Cara… a Microsoft está se esforçando para irritar os usuários… não é possivel. Primeiro TPM, então o TPM mal implementado, depois vem a complicação para trocar o navegador padrão do Edge pra qualquer navegador de gente e agora isso? Ano do Linux agora vai? hahaha

Mickey Sigrist (@Mickey)

Microsoft mexendo no que não precisa ser mexido e piorando recursos que funcionavam bem para a maioria dos usuários, principalmente a agenda sincronizada.

Quando vejo essas notícias vou ficando com preguiça da ideia de atualizar pro 11.

C. Herrera (@idic)

É impressionante. A Microsoft dá MUITA atenção a “bobagens” que devem ocupar algumas míseras linhas de código e recursos insignificantes do sistema - e sem razões plausíveis - e POUCA às coisas que realmente importam, como, por exemplo, àquele famigerado bug de 100% de uso do disco que, vira e mexe, ainda dá as caras, a despeito de todos os updates, correções e gambiarras.

Andre Kittler (@Andre_Kittler)

Hoje um cliente meu pediu para aparecer uma notificação de AVISO caso clique no X do chrome e tenha mais de uma aba aberta, para não fechar. Isso é fisicamente impossível de fazer.
O chrome é usado por o que, 90%?

Meu ponto: REMOVA opções. Seja realista, por mais escondida que seja, opção é para maluco. Deixa o padrão como bem entender, e todos vão usar e nem perceber, e amar.
MS de hoje em dia já aprendeu isso.

Arthur Dubeux (@deebvx)

Vou te falar, se n fosse pelo fato de precisar usar Photoshop e o Illustrator eu estava ainda usando o Zorin OS :P