Início » Jogos » Fortnite homenageia Martin Luther King Jr. com evento dentro do jogo

Fortnite homenageia Martin Luther King Jr. com evento dentro do jogo

"Marcha Pela História" exibe na íntegra o icônico discurso "Eu Tenho um Sonho”, proferido por Martin Luther King Jr. em 1963

Murilo Tunholi Por

Fortnite deixou de ser apenas um Battle Royale para se tornar uma verdadeira plataforma multimídia. Nesta quinta-feira (26), o game recebeu um evento em homenagem a Martin Luther King Jr., um dos grandes líderes da luta contra a discriminação racial nos EUA. Em um mapa no Modo Criativo, os jogadores podem conhecer a história do ativista e assistir na íntegra ao discurso “Eu Tenho um Sonho”.

Discurso histórico “Eu Tenho um Sonho”, de Martin Luther King Jr., pode ser visto em Fortnite (Imagem: Divulgação/Epic Games)

Criado pela TIME Studios, o mapa Marcha Pela História chega como uma experiência educacional interativa a Fortnite. O evento funciona como uma tour virtual por um museu com os acontecimentos históricos que resultaram aprovação do Ato dos Direitos Civis, em 1964, na capital Washington.

No mapa, é possível visitar locais icônicos da época, como o Lincoln Memorial e National Mall dos Estados Unidos — palco do discurso de 17 minutos proferido por Martin Luther King Jr. em defesa dos Direitos Civis, no dia 28 de agosto de 1963.

Vale mencionar que a Epic Games conseguiu realizar algo impressionante: adquirir a licença para reproduzir o discurso “Eu Tenho um Sonho”. Esse material pertence à família de King e é protegido por direitos autorais até hoje. Nem mesmo os criadores do filme Selma: Uma Luta pela Igualdade, de 2014, puderam usar o vídeo.

O mapa também traz minigames cooperativos para aprender história de uma forma interativa e divertida. Ao completar todos os desafios, os jogadores recebem um spray que marca “D.C.63” nas paredes do Battle Royale.

Spray “D.C. 63”, do evento de Martin Luther King Jr. em Fortnite (Imagem: Divulgação/Epic Games)

Para acessar a Marcha Pela História e participar do evento de Martin Luther King Jr. basta encontrar o mapa no menu Descobrir do modo criativo ou inserir o código especial: 3815-8892-143. O conteúdo foi criado pelos seguintes membros da comunidade de Fortnite: ChaseJackman, GQuanoe, XWDFr, and YU7A.

Assista ao trailer de apresentação do evento:

Videogames estão se conectando com o mundo real

Essa não é a primeira vez que a desenvolvedora do Battle Royale se posiciona sobre acontecimentos do mundo real. Em julho do ano passado, após o assassinato de George Floyd em Minneapolis, nos EUA, a Epic Games aproveitou a popularidade de Fortnite para realizar debates sobre questões raciais.

Enquanto isso, o sandbox Minecraft também é usado para ensinar os usuários sobre direitos civis no pacote de conteúdo “Lessons in Good Trouble”, que apresenta a história do congressista John Lewis — outro importante líder da luta pelos direitos civis nos EUA, falecido em julho de 2020.

Com informações: Polygon.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
2 usuários participando