Google Sheets vai ganhar sugestões para fórmulas em planilhas

Novo recurso do Google Sheets (Planilhas) analisa dados inseridos em planilhas e sugere fórmulas para somar, subtrair e mais

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Google Planilhas (Foto: Bruno Gall De Blasi/Tecnoblog)

Google Sheet (Planilhas) recebeu uma nova função que sugere fórmulas aos usuários com base nos dados do documento. Anunciado pelo Google nesta quarta-feira (25), o recurso visa facilitar a construção de planilhas ao indicar funções para somar, subtrair, entre outras operações, depois de digitar “=” em uma célula. A novidade está sendo liberada gradualmente a todos os usuários da plataforma.

A ferramenta ajuda na hora de trabalhar com as planilhas da suíte de produtividade do Google. Em um exemplo, a companhia mostrou um documento com rendimentos de dois trimestres, separado em quatro colunas. Ao digitar “=” nas células que correspondem à linha “Total”, o recurso sugeriu a função “SUM” para somar os valores listados acima. O mesmo aconteceu na opção que mostra a diferença entre os períodos.

“Agora você verá sugestões em linha, sequenciais e baseadas no contexto para fórmulas e funções ao trabalhar com dados no Planilhas Google”, anunciaram. “As sugestões de fórmulas tornarão mais fácil escrever novas fórmulas com precisão e ajudarão a tornar a análise de dados mais rápida e fácil”.

Google Sheets dá sugestão de fórmulas em planilhas (Imagem: Reprodução/Google)
Google Sheets dá sugestão de fórmulas em planilhas (Imagem: Reprodução/Google)

Sugestões são baseadas em dados do Google Sheets

A solução utiliza tanto os rótulos quanto os cabeçalhos da planilha na hora de indicar as fórmulas. Ao The Verge, o Google explicou que a ferramenta analisa o contexto das informações inseridas na planilha para fazer as sugestões. Ainda de acordo com a companhia, tudo isso é possível graças a um modelo de machine learning (ML) treinado com dados anônimos de certas planilhas.

A nova função do Google Planilha já vem habilitada por padrão. Mas, caso queira desativá-la, o usuário só precisa acessar o menu “Ferramentas” e depois clicar em “Ativar sugestões de fórmulas” (em tradução livre). Também é possível alterar a definição pelo menu de três pontinhos que aparece próximo à sugestão.

O recurso começou a ser liberado nesta quarta-feira (25) e deve levar quinze dias para chegar a todos os usuários. O Google informa que as sugestões estão disponíveis para assinantes do Google Workspace e G Suite. Também é possível utilizar a novidade através de contas gratuitas do Gmail.

Com informações: Google Workspace Updates e The Verge

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados