Início » Aplicativos e Software » O que é Google Ads?

O que é Google Ads?

Anúncios online em sites, aplicativos, no Youtube e na pesquisa do Google; saiba o que é Google Ads e como usar a ferramenta

Amanda Machado Por

A internet é um excelente espaço para divulgar produtos e alcançar novos públicos. Porém, mesmo com essas oportunidades, empresas se deparam com uma dificuldade: a disputa pela atenção das pessoas certas. Entenda o que é Google Ads e como a ferramenta pode ser a solução para isso.

Google Ads é uma ferramenta do Google para a realização de publicidades online
Google Ads é uma ferramenta do Google para a realização de publicidades online (Imagem: Vitor Pádua/Tecnoblog)

Google Ads é uma solução oferecida pelo Google para que empresas possam realizar publicidades online para promover os seus produtos e serviços na pesquisa do próprio buscador, em suas demais aplicações e também em sites parceiros.

Seu objetivo é fazer com que as empresas e os profissionais de marketing consigam se conectar com os mais de um bilhão de pessoas que fazem pesquisas no Google, assistem vídeos no Youtube, utilizam o Maps para buscar rotas e explorar cidades, descobrem novos aplicativos no Google Play e, em geral, navegam na internet.

Google Ads é a mesma coisa que Google Adwords?

Na verdade, a ferramenta Ads é uma atualização do Adwords que estava no mercado desde o ano 2000.

Segundo o próprio Google, com as mudanças no mundo, principalmente no comportamento dos consumidores, houve a necessidade de aprimorar e lançar o Ads em 2018, com o conceito de campanhas inteligentes e a construção de anúncios com mais facilidade.

“O Google Ads aprimora o trabalho do Google Adwords para ajudá-lo a aproveitar ao máximo as oportunidades on-line atuais e fornecer as ferramentas necessárias para ajudá-lo a atingir seus objetivos de negócios – sejam eles quais forem.”.

Como funciona?

Na ferramenta e na construção de um anúncio, tudo depende do resultado que a empresa quer ter. Desta forma, o processo funciona assim:

1- Definição do objetivo

O Google Ads oferece três objetivos que precisam ser definidos logo no início da criação da campanha. Esses objetivos são:

  • receber ligação na empresa;
  • aumentar o número de visitantes na loja física;
  • direcionar mais tráfego para o site.

2- Escolha da localidade

Onde o anúncio será veiculado? A ideia é que ele tenha um alcance local ou global? É nesta etapa que essas definições serão feitas.

3- Criação do anúncio/mensagem

Existem três formatos básicos de anúncios dentro do Google Ads e, nesta etapa do processo, você deverá escolher qual se encaixa ao objetivo definido lá no início. Esses formatos de anúncios são:

  • rede de pesquisa: anúncios que aparecem em texto no buscador Google;
Anúncios de pesquisa são os que aparecem no topo dos resultados do Google (Imagem: Reprodução)
Anúncios de pesquisa são os que aparecem no topo dos resultados do Google (Imagem: Reprodução)
  • rede de display: anúncios em imagem que aparecem em sites e aplicativos parceiros;
Os anúncios em redes de display aparecem em imagens e em diferentes formatos (Imagem: Reprodução)
Os anúncios em redes de display aparecem em imagens e em diferentes formatos (Imagem: Reprodução)
  • vídeo: anúncios que aparecem antes de um vídeo iniciar no Youtube ou durante uma reprodução.
Existem duas formas de anúncios em vídeo, os veiculados no antes da reprodução e os veiculados no meio de uma reprodução (Imagem: Reprodução)
Existem duas formas de anúncios em vídeo, os veiculados no antes da reprodução e os veiculados no meio de uma reprodução (Imagem: Reprodução)

4- Definição do orçamento

Quem define o orçamento da campanha é você, por isso os resultados do anúncio são mostrados com base no limite que você definiu. A cobrança das campanhas são feitas apenas quando pessoas interessadas interagem com o anúncio, seja clicando no site ou ligando para a empresa.

Vale ressaltar que o Google Ads permite que anúncios já no ar sejam interrompidos quando necessário. Você pode decidir pela interrupção a partir do painel de análises, espaço onde é possível acompanhar o desempenho das campanhas e os resultados já obtidos.

Com informações: Google Ads.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando