Início » Computador » Como saber qual fonte usar no PC [Calcular potência]

Como saber qual fonte usar no PC [Calcular potência]

Suportando todo o equipamento; como saber qual fonte usar no PC e qual o cálculo é necessário para determinar a potência

Leandro Kovacs Por

Não temos como fugir. Conforme os equipamentos embutidos dentro de um PC tem sua capacidade ampliada, é necessária uma fonte maior de energia para alimentar todo o sistema. Veja abaixo, como saber qual fonte usar no PC, calculando a potência necessária à alimentação elétrica.

Como saber qual fonte usar no PC (Imagem: Luke Hodde/Unsplash)

O que é a fonte no PC?

Com uma analogia simples, a fonte no PC funciona como o coração humano. A fonte alimenta de energia elétrica todos os componentes para um funcionamento correto e sem problemas de todas as peças que envolvem o sistema do computador. A fonte faz circular o “sangue” vital de energia em torno do processador, placa-mãe e placa de vídeo.

A fonte de alimentação pode ditar os limites de suas possíveis atualizações de PC, por isso sempre vale a pena ficar de olho no futuro quando se trata de escolher a próxima fonte de alimentação, cada uma tem sua capacidade máxima de energia para oferecer.

1. Potência real X potência nominal

Ao comprar um PC sem atentar-se ao valor de uma fonte de energia, é comum encontrar fontes entre 250W até 300W. Mas, essas fontes ditas genéricas não oferecem garantia de que sua capacidade real chegará a essa capacidade nominal.

Os fabricantes esperam um consumo, – para computadores com uso simples – de apenas metade do valor nominal, ou seja, algo em torno de 120W até 200W.

O modelo CV 750 oferece 750W real de energia (Imagem: Corsair/Divulgação)

2. Placas de vídeo modernas

Antigamente, as placas de vídeo eram ligadas fisicamente na placa mãe do PC, e alimentadas pela energia fornecida por ela.

Com a evolução dos hardwares de vídeo, as placas de vídeo passaram a ser ligadas diretamente na fonte do computador para energizá-las. Placas de vídeo, principalmente as focadas no público gamer, precisam de muito mais alimentação elétrica.

3. Calculando a energia total

Tendo em mente essa necessidade maior de energia para placas de vídeo modernas, basta adicionar isso ao cálculo final. Por exemplo, tirando a placa de vídeo, um computador moderno necessita de algo entre 200W e 300W para que todo o sistema funcione.

Antes de comprar a placa de vídeo, ou após a aquisição, o usuário deverá observar quanto de energia real a placa solicita para bom funcionamento. Digamos que seu computador, sem a placa de vídeo, peça 200W de potência, e sua placa de vídeo peça 400W real somente para ela, somando tudo temos um consumo de 600W real.

Nesse caso, o mínimo que se precisa para o sistema funcionar é uma fonte de 600W real, mas não é o indicado. Deixar o sistema trabalhar no limite poderá trazer problemas no futuro, alguns jogos exigem mais processamento, o que aumenta o consumo por parte dos processadores.

O ideal é trabalhar com uma folga, o exemplo acima funcionaria bem com uma fonte real de 750W, dando margem para oscilações de necessidade energética. Fontes de alta capacidade real são mais caras, mas é preciso fazer o investimento para que o usuário não fique frustrado ao utilizar seu PC.

4. Calculadora de potência

A empresa OuterVision fornece uma calculadora para simular a necessidade de energia do sistema. A OuterVision Power Supply Calculator é a calculadora de consumo de energia mais precisa e confiável, usada por entusiastas de computador, hardware de PC e fabricantes de fonte de alimentação em todo o mundo.

Caso esteja construindo um PC gamer moderno, um servidor de mídia HTPC de baixa potência ou precise descobrir os requisitos de energia para um rack em um data center, tudo pode ser simulado na calculadora.

O módulo básico já é o suficiente para ter uma noção de quanto o equipamento irá precisar de energia para o bom funcionamento. A aba expert oferece muito mais detalhes para que sejam adicionados a conta final. É uma verdadeira mão na roda.

Todos os componentes podem ser simulados na calculadora (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Com informação: PC Gamer, Tech Guided.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando