Início » Jogos » PS5 ficou mais leve graças a um sistema de resfriamento menor

PS5 ficou mais leve graças a um sistema de resfriamento menor

PS5 ficou mais leve e agora sabemos o motivo: seu sistema de resfriamento foi reduzido, mas isso não quer dizer que o console tenha piorado, por enquanto

Felipe Vinha Por

O PS5 ganhou um novo modelo que ficou mais leve e isso já sabemos, mas o que a Sony fez para mudar o peso do console? O youtuber Austin Evans publicou um vídeo onde desmonta o aparelho e mostra que alguns detalhes internos mudaram, em especial o sistema de resfriamento, que agora está menor.

PS5 Digital Edition (Imagem: Divulgação/Sony)
PS5 Digital Edition ficou mais leve (Imagem: Divulgação/Sony)

Assim que divulgada pelo youtuber, a informação causou certa preocupação entre fãs. Afinal, o PS5 está esquentando cerca de 2 a 3 graus a mais, de acordo com o vídeo. Além disso, um videogame mais quente pode trazer problemas a longo prazo, como superaquecimento ou tornar o processamento um pouco mais lento.

Contudo, ao que parece, não é motivo para preocupação. O vídeo também explica que o cooler que faz o ar circular dentro do console foi trocado em relação ao modelo anterior, por uma versão aprimorada. Assim, o sistema de resfriamento diminuiu, mas a circulação de ar parece compensar, de alguma forma.

Austin classifica o novo modelo como “um PS5 pior”, mas essa é uma resposta que só ficará mais clara com o tempo.

Veja a imagem que compara o resfriamento do modelo mais pesado e o mais leve, abaixo:

PS5 mais leve tem resfriamento menor (Imagem: Reprodução/YouTube)

PS5 mais leve

Vale lembrar que o modelo de console mais leve começou a aparecer em alguns territórios, como Austrália e Japão, e ainda não tem previsão para chegar ao resto do mundo. Segundo o manual japonês do console, a nova versão (CFI-1100B) pesa 3,6 quilos — 300 gramas a menos em relação à edição anterior (CFI-1000B) de 3,9 quilos.

Ainda de acordo com o manual do produto, o modelo revisado do PS5 Digital Edition acompanha um parafuso diferente para fixar a base do console no aparelho, que pode ser manuseado apenas com as mãos do usuário, dispensando chaves especiais.

O peso mais leve já era de conhecimento público, só restava a dúvida do que a Sony tinha mudado por dentro do aparelho – por fora continua igualzinho. Agora resta saber se a mudança trará algum benefício ou se vai piorar o PS5 a longo prazo.

Com informações: YouTube.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
11 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Igor (@igor_meloil)

2-3 graus na temperatura exterior do console pode ser preocupante para a temperatura interna, num console q já não é dos mais bem refrigerados é uma economia q não acho que a sony devesse fazer.

Douglas Knevitz (@Douglas_Knevitz)

Não consigo achar esse design bonito, e o controle consegue ser ainda pior.

Preferiria que fosse em formato de torre ou cubo, todo de alumínio, com acabamento preto fosco ou cinza. Duas paredes laterais com aberturas, para os fans puxarem ar frio e mandarem o ar quente para fora. Simples e eficaz.

Douglas Knevitz (@Douglas_Knevitz)

Que bom, que continue assim. Particularmente prefiro designs mais sóbrios, achei esse enfeitado de mais, no mal sentido.

Vinicius Vicentini (@ViniciusHVC)

tão dando bobeira Sony, olha o mestre ai

Igor (@igor_meloil)

E preço lá na pqp

Mateus B. Cassiano (@mbc07)

Devem apenas ter revestido o cobre com níquel, como no dissipador de CPUs para desktop, por exemplo. Não tem como terem trocado para alumínio por conta do metal líquido usado na APU, que reage bem feio com o alumínio, deixando-o todo quebradiço…

Jedielson (@Jedielson)

Cara o digital seria a opção ideal pra fazer frente ao Series S que tá vendendo bem, seria o sensato a se fazer: perder um pouco no valor do console e recuperar com serviços e games, se ela cortasse uns 50 usd ainda mais venderia que nem água.