Início » Jogos » Fã corrige bug de Cyberpunk 2077 que faz jogo fechar em PCs antigos

Fã corrige bug de Cyberpunk 2077 que faz jogo fechar em PCs antigos

Patch criado por fã conserta um erro que deixa Cyberpunk 2077 impossível de jogar em processadores lançados antes de 2011

Murilo Tunholi Por

O patch 1.3 de Cyberpunk 2077 não só corrigiu alguns bugs, como também incluiu erros inéditos no game. Uma dessas novas falhas faz o jogo travar e fechar em PCs equipados com processadores antigos lançados antes de 2011. Para consertar o problema, um fã desenvolveu seu próprio mod, deixando o título da CD Projekt Red jogável novamente.

Cyberpunk 2077 (Imagem: Divulgação/CD Projekt Red)

Disponível para baixar gratuitamente no NexusMods, o mod “Patch 1.3 AVX Fix” foi criado por Jens Andree. Segundo a descrição no site, o arquivo corrige a seguinte falha: “EXCEPTION_ILLEGAL_INSTRUCTION (0xC000001D)”, causada quando os usuários usam processadores antigos que não são compatíveis com Advanced Vector Extension (AVX).

Em resumo, a tecnologia AVX é uma extensão da arquitetura x86 que usa um conjunto de instruções para acelerar certas operações de ponto flutuante — ou seja, se um software suportar o recurso, ele pode usá-lo para fazer algumas coisas mais rápido. No caso de Cyberpunk 2077, o game exige AVX no motor de som AudioKinetic.

A maioria dos processadores lançados a partir de 2011 suporta AVX, com exceção de alguns modelos das família Pentium e Celeron, da Intel. Quem tem alguma dessas peças incompatíveis instaladas no PC pode ser alvo do bug em Cyberpunk 2077.

Para corrigir a falha e deixar Cyberpunk 2077 jogável de novo, Andree precisou remendar 33 instruções de AVX manualmente no motor AudioKinetic. O passo a passo para baixar e instalar o mod estão na página do Patch 1.3 AVX Fix no NexusMods. Vale lembrar que essa correção não é oficial e pode não funcionar em todos os computadores.

Patch 1.3 de Cyberpunk 2077 ainda trouxe outros bugs

Esse bug de AVX que quebra o Cyberpunk 2077 em computadores mais velhos é apenas um dos diversos erros incluídos no patch 1.3. Entre os novos problemas estão falhas na animação de natação, carros flutuantes, aglomerações de personagens no mapa e até um Johnny Silverhand invisível.

No Reddit, o usuário MayusYT postou um vídeo que mostra a animação bizarra de nado em Cyberpunk 2077:

Mesmo com todos esses bugs, a CD Projekt Red está focada em criar novos conteúdos para o game, como DLCs gratuitos. Cyberpunk 2077 está disponível para PS4, Xbox One, PC e Stadia, com versões para PS5 e Xbox Series X|S em desenvolvimento.

Com informações: GameRant.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando