Início » Antivírus e Segurança » O navegador Tor é seguro? 9 vantagens do browser

O navegador Tor é seguro? 9 vantagens do browser

Anonimato garantido; o navegador Tor é seguro? veja 9 vantagens do browser que preserva sua identidade ao navegar na web

Leandro Kovacs Por

Nossos dados de navegação são usados para ofertas invasivas, construção de perfil psicossocial e outras estratégias que nos transformam em ativos econômicos. O navegador Tor é seguro? Veja abaixo, a resposta para essa pergunta e quais são as vantagens de utilizar um browser que preserva sua identidade durante a navegação na web.

O navegador Tor é seguro? (Imagem: Torproject.org/Divulgação)

O que é o Tor?

Em um nível básico, Tor é um tipo de rede conectada à Internet com seu próprio navegador. Depois de conectar à Internet, o tráfego é retirado de sua primeira camada informacional de identificação à medida que ingressa na rede Tor.

Na sequência, as informações são enviadas para vários nós de retransmissão, que servem para criptografar e dar privacidade aos dados, camada por camada – onion-routing, como uma cebola.

Finalmente, o tráfego atinge um nó de saída e sai da rede Tor para a web comum. Uma vez que se está na rede Tor, é quase impossível para outras pessoas rastrear o caminho – parecido com um pinball – do seu tráfego em todo o mundo.

Através do nó de saída, o site visualizado – supondo que tenha HTTPS no início do endereço – não tem certeza de qual parte do mundo está sendo feita a conexão, oferecendo mais privacidade e proteção.

Como usar o Tor?

Utilizar o Tor é fácil e seguro. A navegação normal na web é tranquila com o Tor. Vá até o site oficial e baixe o navegador. Siga as instruções de instalação como faria com qualquer outro programa.

Ao abrir o Tor pela primeira vez, o programa solicitará que configure sua conexão – caso esteja em um país onde o Tor foi banido, como China ou Arábia Saudita – ou simplesmente conecte-se.

Depois de clicar em conectar, o Tor pode levar alguns minutos para encontrar um conjunto de nós para conectá-lo. Mas, depois de entrar, pode-se usar o Tor como faria com qualquer outro navegador.

Se o desejo for o máximo de privacidade, é melhor deixar as configurações na seleção padrão. Caso perceba uma velocidade mais lenta do que o normal, pode-se colocar o Tor para verificar um caminho de conexão mais rápido até o site que está tentando visualizar.

Página oficial de download do Tor (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

Quais são as vantagens de usar o Tor?

O Tor é seguro por oferecer a proteção em camadas, com os nós sendo utilizados anonimamente, gerando uma confusão para quem tenta fazer o rastreio. Em alguns países como China e Arábia Saudita o Tor é banido, porém, ainda pode ser utilizado.

1. Ocultar sua atividade online

Seu histórico de navegação e cookies são redefinidos automaticamente quando o usuário para de usá-lo e encerra o programa, nada fica registrado.

2. Proteção anti-espionagem

O Tor impede que outras pessoas rastreiem os sites que você visita, garantindo assim uma maior proteção contra Engenharia Social e construção de perfil psicossocial.

3. Identidade anônima

O Tor tenta fazer com que todos os usuários sejam parecidos para impedir que alguém o identifique pelas características de seu navegador ou dispositivos, é impossível identificar um indivíduo na massa de usuários.

4. Criptografia multicamadas

Na rede Tor, seu tráfego é redirecionado e criptografado várias vezes para mantê-lo totalmente anônimo, cada nó fornece um novo número de ip, gerando uma confusão para os rastreadores.

Nós de conexão dentro do Tor (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

5. Acesso irrestrito

O navegador Tor permite que você acesse sites bloqueados por sua rede, nada é proibido nem inacessível para o browser, porém essa qualidade também exige responsabilidade no uso.

6. Sem restrição por geolocalização

Usar o Tor é uma boa maneira de proteger a privacidade ao tentar acessar conteúdo proibido em seu país. Isso inclui limitações geográficas como acesso a conteúdo exclusivo dos EUA, da Europa ou Austrália, por exemplo. Serve para burlar a censura em países como Irã e China e muitos outros.

7. Acesso livre a dark web

Pelo navegador Tor ser seguro, também é a porta de entrada para a dark web. A dark web é composta de sites que só podem ser acessados por meio de uma conexão Tor e não são encontrados por mecanismos de pesquisa como o Google. É frequentemente associada a criminosos, por isso é ilegal em alguns países, fique atento.

8. Fugir de rastreadores e mecanismos de browsers

Se quiser usar a internet e não deixar pegada digital, usar o navegador Tor é a melhor solução. É quase impossível rastrear uma conexão com o usuário original, então pode-se navegar na web sem deixar nenhum sinal de identificação para trás.

Página do Terra sendo acessado via Tor (Imagem: Leandro Kovacs/Reprodução)

9. Pode ser melhor que VPN

Depende da sua atividade online. É a melhor maneira de evitar a censura e garantir a segurança, mas fornece uma experiência limitada de visualização e navegação de vídeo.

Definitivamente, pode-se usar o Tor para navegar na web normal sem uma VPN. Inclusive não é indicado usar os dois ao mesmo tempo, caso se desconheça como fazer uma boa configuração de ambos.

Site oficial: Tor Project.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando