Início » Aplicativos e Software » Telegram atinge 1 bilhão de downloads após polêmica na política do WhatsApp

Telegram atinge 1 bilhão de downloads após polêmica na política do WhatsApp

Com alta procura devido a mudanças de política de privacidade do WhatsApp, Telegram se junta ao seleto grupo de 15 apps com mais de 1 bilhão de downloads

Giovanni Santa Rosa Por

O Telegram entrou no seleto grupo de aplicativos que chegaram a 1 bilhão de downloads. A marca foi atingida na última sexta-feira (27). O mensageiro teve um grande aumento em sua procura, impulsionado principalmente por toda a controvérsia em torno da nova política de privacidade do WhatsApp.

Aplicativo do Telegram (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)
Aplicativo do Telegram (Imagem: André Fogaça/Tecnoblog)

As informações são da consultoria de marketing Sensor Tower. Os números da empresa também mostram como as instalações do Telegram vêm crescendo. Na primeira metade de 2020, foram 133 milhões de downloads; já na primeira metade de 2021, foram 214,7 milhões, um crescimento de 61%.

Essa disparada se deu, em grande parte, por causa das mudanças na política de privacidade do WhatsApp no começo deste ano, que geraram uma repercussão péssima. Nas primeiras semanas de janeiro, o Telegram chegou ao topo da lista de downloads da App Store em 29 países e da Play Store em 20. O Signal, app de mensagens com foco em privacidade, também teve uma alta significativa naquele momento.

Essa tendência, aliás, não se manteve — em maio, o WhatsApp voltou a ser mais baixado que os dois concorrentes juntos. Além disso, 1 bilhão de downloads não quer dizer 1 bilhão de usuários ativos. Os últimos dados, de dezembro de 2020, apontavam para cerca de 500 milhões de usuários ativos por mês.

Índia lidera em número de downloads

Assim como ocorre com o WhatsApp, a maior parte dos downloads do Telegram vem da Índia: 22% desse bilhão de instalações são do país, que tem o segundo maior mercado de internet do mundo. O maior mercado, como você deve imaginar, é a China, que restringe fortemente aplicativos de mensagens. Rússia e Indonésia estão em segundo e terceiro lugares, respectivamente, com 10% e 8% dos downloads do Telegram.

A Sensor Tower não mencionou o Brasil nessa lista. Dados de uma pesquisa de maio revelavam que o Telegram estava instalado em 45% dos celulares do País. Já o WhatsApp chegava a 99% dos aparelhos.

Telegram é 15º app a chegar a 1 bilhão de downloads

Segundo a Sensor Tower, o Telegram é o 15º aplicativo a chegar à marca de 1 bilhão de downloads. Essa lista também tem WhatsApp, Messenger, Facebook, Instagram, Snapchat, Spotify e Netflix. Importante notar que a relação não leva em consideração os aplicativos que já vem instalados no celular, como os do Google.

O próximo passo para o mensageiro seria alcançar o clube dos 3 bilhões de downloads, que é bem exclusivo: só apps do Facebook (a própria rede social, o Messenger, o WhatsApp e o Instagram) e o TikTok pertencem a esse grupo, sem levar games em consideração.

Com informações: TechCrunch

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
2 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Eduardo Soares (@Eduardo_Soares)

Whatsapp vai demorar ainda a ser desbancado. Semana passada e hoje precisei resolver duas pendências junto a Caixa Econômica. Não precisei ir até a agência, resolvi tudo no conforto do meu lar via zap. Eu gostaria que esse tipo de atividade fosse multiplataforma mas quem sabe um dia…

Finalmente e tão quanto importante, estão nossos familiares, amigos e clientes que tão em massa por aqui também.

Apesar do whatsapp ter prioridade pra mim atualmente, não removo mais o Telegram do aparelho como já fiz outras vezes. Tenho visto cada vez mais pessoas conhecidas instalando e mostrando a cara. Grupo são muito superiores também no Telegram e diversas outras funções.