E o Mark Shuttleworth continua com suas novidades bombásticas para o Ubuntu. Em declaração para o The Register, Mark afirmou que a proposta do Ubuntu é abandonar o ciclo de novas versões a cada seis meses e passar para um modelo de atualizações diárias, no estilo rolling release (uma modalidade em que as atualizações ocorrem de forma continuada, sem que seja necessário reinstalar parte do sistema a cada atualização maior).

Assim, teríamos um novo Ubuntu a cada download, um pedacinho por dia.

Outras distribuições Linux já utilizam esse modelo, como o Gentoo, o Arch e o PCLinuxOS.

Mark comenta também que o interesse da Canonical é fazer o Ubuntu acompanhar a velocidade de desenvolvimento de novos softwares e serviços. “Em um mundo orientado para a internet, precisamos estar preparados para lançar uma novidade por dia”, afirmou Mark.

Como tudo que trata das mudanças recentes do Ubuntu, ainda é cedo para afirmar como isso irá impactar a popularidade da distro. Por um lado, atualizações constantes e diárias, se feitas de forma transparente, podem gerar um sistema com as últimas versões e novidades nos programas que utiliza, sem precisar fazer uma atualização gigantesca e passível (não muito, mas acontece) de falhas. Por outro lado, release periódicos acontecem porque é importante testar um software antes de liberá-lo para o público. Com o formato diário, pode acontecer de algum pacote do Ubuntu não ter sido testado corretamente.

Só podemos aguardar e ver como esse modelo será implementado.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Paulo Graveheart

Paulo Graveheart

Ex-redator

Paulo Henrique "Graveheart" é formado em Ciências da Computação e fez parte da equipe do Tecnoblog entre 2010 e 2014, como redator. Participou da cobertura de lançamentos no mundo do desenvolvimento de software, PCs, mobile e games. Também tem experiência profissional como desenvolvedor full-stack e technical lead.

Canal Exclusivo

Relacionados