Início » Jogos » 8 jogos indispensáveis no Nintendo Wii

8 jogos indispensáveis no Nintendo Wii

De Super Mario Galaxy a Wii Sports, o console da Big N revolucionou a indústria; conheça 8 jogos indispensáveis no Nintendo Wii

Ricardo Syozi Por

Quando foi lançado em 2006, o Wii pegou todos de surpresa com os seus controles e a sua aparente simplicidade. No fim da geração, acabou se tornando o console com o maior número de vendas, superando seus concorrentes. Muitos sucessos vieram neste sistema. Confira 8 jogos indispensáveis no Nintendo Wii.

Jogos indispensáveis do Nintendo Wii
O Wii vendeu mais de 100 milhões de unidades por todo o mundo (Imagem: Ricardo Syozi/Tecnoblog)

A revolução da Big N

Anunciado durante a E3 de 2004, o Nintendo Wii ainda se chamava Revolution na época. Ele seguia a infelicidade de vendas do GameCube e precisava provar que a Big N ainda tinha muito a oferecer para os gamers. Quando foi lançado em 19 de novembro de 2006, o console pegou todos de surpresa e a partir daí se tornou um grande sucesso.

Mesmo não tendo o uso de blu-ray ou nem mesmo saída em HDMI, o Wii conseguiu superar a potência dos concorrentes PS3 e Xbox 360 por causa do foco de seu mercado: o jogador casual. Seus controles são chamados de Wii Remote e funcionam principalmente como sensores de movimento, permitindo ao jogador uma jogabilidade mais fácil de entender e dominar.

Além disso, o sistema trouxe o Virtual Console que nada mais é do que um serviço para comprar jogos de consoles antigos como o Super Nintendo e o Nintendo 64 e jogá-los no Nintendo Wii. Com isso, a nostalgia e a modernidade se abraçaram no sucesso do console.

8. Punch-Out!!

Punch-Out!! é um jogo de Nintendo Wii
Punch-Out!! trouxe uma cara nova para a série (Imagem: YouTube / NintendoComplete)

O reboot da franquia que fez muito sucesso no NES na década de 80 chegou para o Nintendo Wii com pouco alarde. Sua jogabilidade usa o Wii Remote segurado de forma horizontal enquanto os botões são apertados como um controle de Nintendinho.

A grande sacada de Punch-Out!! foi a de criar personagens caricatos e oferecer um estilo de jogo focado em reação e leitura do oponente. Mesmo para quem não curte boxe, a jogatina é muito divertida.

  • Data de lançamento: 18 de maio de 2009
  • Gênero: Boxe

7. Resident Evil 4: Wii Edition

Resident Evil 4 Wii Edition
Resident Evil 4: Wii Edition (Imagem: YouTube / LongPlay Archive)

Por muito tempo esta foi considerada a versão definitiva deste clássico. Resident Evil 4: Wii Edition trouxe a mesma história de terror lançada anos antes para o GameCube, mas com a adição dos controles icônicos do Nintendo Wii. Além disso, a aventura com Ada Wong chamada Separate Ways também faz parte do pacote. Controlar a mira e a movimentação dos heróis com o Wii Remote e o Nunchuk faz o jogo ser bastante único.

  • Data de lançamento: 29 de junho de 2007
  • Gênero: Ação / Survival Horror

6. Donkey Kong Country Returns

Donkey Kong Country Returns
O retorno de uma série clássica da Nintendo (Imagem: YouTube / YTSunny)

Este jogo para Nintendo Wii trouxe o retorno de um dos personagens mais icônicos da Big N. Donkey Kong Country Returns foi desenvolvido pela Retro Studios, a mesma da trilogia Metroid Prime. A aventura coloca Donkey e Diddy Kong enfrentando um grupo de criaturas chamada Tiki Tak Tribe. A jogabilidade é em 2.5D, com confrontos contra chefes e muitos segredos nas fases.

  • Data de lançamento: 09 de dezembro de 2010
  • Gênero: Aventura/ Plataforma

5. Metroid Prime Trilogy

Metroid Prime Trilogy é um jogo de Nintendo Wii
A trilogia Prime está em grande estilo no Wii (Imagem: YouTube / 10min Gameplay)

Um disco contendo os 3 títulos da trilogia que teve início no GameCube foi lançado para o Wii em um pacote de respeito. Metroid Prime Trilogy não apenas traz as obras da série Prime, mas adiciona os controles de movimento nos dois primeiros jogos. A história é envolvente e mostra lados da protagonista Samus Aran que os jogadores não conheciam previamente. São 3 jogos no Nintendo Wii para fã nenhum botar defeito.

  • Data de lançamento: 24 de agosto de 2009
  • Gênero: FPS / Search Action

4. The Legend of Zelda: Skyward Sword

The Legend of Zelda: Skyward Sword
The Legend of Zelda: Skyward Sword (Imagem: YouTube / Longplay)

A aventura de Link pelos céus chegou para o Nintendo Wii como um jogo que prometia o máximo de imersão no quesito jogabilidade. Sendo assim, The Legend of Zelda: Skyward Sword tem como exigência o acessório Wii Motion Plus que aumentava a sensibilidade do Wii Remote. Com uma narrativa que conta os primórdios da franquia, o jogo foi bem recebido na época tanto por crítica quanto por público.

  • Data de lançamento: 18 de novembro de 2011
  • Gênero: Aventura

3. Mario Kart Wii

Mario Kart Wii jogo
Mario Kart Wii (Imagem: YouTube / Project Longplay)

Jogar Mario Kart Wii com os amigos é diversão garantida. Trazendo um elenco robusto de personagens, novos itens, pistas e até mesmo jogatina online, o título é o segundo mais vendido do console, atrás apenas de Wii Sports. O Nintendo Wii viu mais de 35 milhões de pessoas adquirindo o jogo, criando uma comunidade frequente de corridas até o fatídico dia em que os servidores do console foram fechados.

  • Data de lançamento: 10 de abril de 2008
  • Gênero: Corrida

2. Wii Sports

Wii Sports jogo
Beisebol é um dos esportes de Wii Sports (Imagem: YouTube / John GodGames)

O jogo que mudou tudo e alavancou o Nintendo Wii em vendas, especialmente por vir junto com o console. Wii Sports criou uma nova comunidade de gamers com seus controles por movimento que enfatizam a simplicidade e a diversão.

Há 5 esportes: golfe, boxe, tênis, beisebol e boliche. Todos fáceis de aprender, mas que exigem uma certa prática para dominar. A obra foi tão importante que criou uma série de outros jogos como Wii Fit e Wii Party.

  • Data de lançamento:19 de novembro de 2006
  • Gênero: Esportes

1. Super Mario Galaxy

Jogo de Nintendo Wii: Super Mario Galaxy
Super Mario Galaxy (Imagem: YouTube / Nintendo Utopia)

É claro que em uma lista de jogos indispensáveis do Nintendo Wii vai ter uma aventura do encanador. Super Mario Galaxy trouxe uma jogabilidade que desafia a gravidade enquanto o herói encara o vilão Bowser mais uma vez.

O sistema de cumprir objetivos para juntar as estrelas retornou, fazendo com que jogadores ao redor do mundo buscassem os principais segredos e melhores formas de finalizar a aventura. Vale o destaque para a excelente trilha sonora.

  • Data de lançamento: 01 de novembro de 2007
  • Gênero: Aventura / Plataforma

Menções honrosas

A biblioteca de jogos do Nintendo Wii é enorme. Pensando nisso, é claro que alguns bons títulos ficariam de fora de uma lista com 8. Separei algumas menções honrosas:

  • Tatsunoko vs Capcom: Ultimate All-Stars
  • Red Steel 2
  • New Super Mario Bros. Wii
  • Fire Emblem: Radiant Dawn
  • Xenoblade Chronicles
  • No More Heroes
  • Excitebots
  • Sin & Punishment: Star Successor

Você chegou a ter esse console em sua casa? Concorda com essa lista de jogos indispensáveis do Nintendo Wii? Conta pra gente!

Com informações: Nintendo Life.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
3 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Eduardo Silveira (@eddiethedrummer)

Ótima lista. Contribuindo, os jogos de dança (Just Dance) são uma ótima pedida também. Sempre foram muito inclusivos e divertidos quando tem a galera reunida.