Início » Aplicativos e Software » Chrome 93 traz acesso rápido a Google Docs e melhoria em grupos de abas

Chrome 93 traz acesso rápido a Google Docs e melhoria em grupos de abas

Versão estável do Google Chrome 93 chega para Android, iOS (iPhone), Linux, macOS e Windows com melhorias e novos recursos

Bruno Gall De Blasi Por

O Google começou a liberar, nesta terça-feira (31), o Google Chrome 93. A atualização chega aos usuários com uma ferramenta que garante acesso rápido a documentos do Google Drive e um botão para reabrir grupos de abas. Além disso, a nova versão possui melhorias de desempenho e segurança. O update está disponível para dispositivos móveis com Android e iOS e computadores com Linux, macOS e Windows.

Google Chrome (Imagem: Tati Tata/Flickr)
Google Chrome (Imagem: Tati Tata/Flickr)

A nova versão traz mais incrementos do que recursos ao navegador, como é o caso das melhorias aos PWAs (Progressive Web Apps). Entre as novidades, está o acesso rápido ao Google Docs, que permite abrir documentos recentes do Google Drive pela página de nova aba. A função, porém, ainda não está disponível para todos.

Os usuários também conseguem reabrir agrupamentos de abas com mais facilidade. Ao acessar a opção “Histórico” no menu do browser, é possível escolher um conjunto específico de guias sem ter de optar pela abertura de todas as abas da janela. A atualização ainda traz suporte à API WebOTP para a autenticação em duas etapas (2FA).

Acesso rápido ao Google Docs do Google Chrome (Imagem: Reprodução/Google)
Acesso rápido ao Google Docs do Google Chrome (Imagem: Reprodução/Google)

Além da versão para PCs, o Chrome 93 ainda desembarcou em dispositivos móveis. No caso do Android, a atualização traz elementos do Material You e a exibição de resultados de busca logo abaixo da barra de endereços. O aplicativo para iPhone e iPad (iOS) conta com um novo menu de contexto ao pressionar e segurar links e imagens.

Opção para reabrir grupos de abas no Chrome 93 (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
Opção para reabrir grupos de abas no Chrome 93 (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Como atualizar para o Google Chrome 93?

A versão estável do Google Chrome 93 começou a ser liberada gradualmente para Android, iOS, Linux, macOS e Windows. Em celulares e tablets, a atualização é realizada pela Google Play Store (Android) ou a App Store (iPhone e iPad). Em computadores, realize o procedimento a seguir:

  1. No menu do navegador, vá em “Ajuda” e clique em “Sobre o Google Chrome”;
  2. Aguarde o browser verificar se há novas versões disponíveis;
  3. Caso positivo, clique no botão para atualizar;
  4. Reinicie o navegador.

O Google Chrome será reaberto após a conclusão do procedimento. Para verificar se o Chrome 93 está instalado, acesse novamente o “Sobre o Google Chrome”. A versão do browser será apresentado logo abaixo do aviso “o Google Chrome está atualizado”.

Vale lembrar que nem todos os recursos estão disponíveis a todos os usuários. Mas é possível forçar a ativação de algumas funções através do Chrome Flags (chrome://flags).

Google Chrome 93 no macOS (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)
Google Chrome 93 no macOS (Imagem: Reprodução/Tecnoblog)

Com informações: 9to5Google, Android Police e Chromium (Blog)

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando