Twitter planeja implementar gorjetas em bitcoin no Tip Jar

Múltiplos vazamentos sugerem que o Twitter estaria trabalhando em uma função que integra gorjetas em bitcoin (BTC) ao Tip Jar através da Lightning Network

Bruno Ignacio
Por
• Atualizado há 2 anos e 2 meses
Tip Jar no Twitter (Imagem: Ana Marques/Tecnoblog)

Aparentemente, a última atualização da versão beta do Twitter traz uma interessante novidade: criadores de conteúdo poderão receber “gorjetas” em bitcoin (BTC) através do recurso “Tip Jar”, introduzido há alguns meses. Tecnicamente, a funcionalidade ainda não está disponível, mas o código da versão de testes e um reconhecido leaker indicam que o recurso está em processo de implementação.

Função traria integração com Lightning Network

De acordo com os vazamentos, a função de gorjeta usará a Lightning Network para fazer pagamentos de bitcoin e trará suporte para carteiras digitais da plataforma Strike, que opera sob a tecnologia.

A Lightning Network é um protocolo de pagamentos dedicado a permitir transações de criptomoedas mais rápidas entre usuários. Trata-se de uma tecnologia que resolve a maioria dos problemas do uso prático do bitcoin, que pode ser lento e custoso.

Além da função estar presente no código da mais recente versão beta da plataforma, conforme relatado pelo MacRumors, o leaker Alessandro Paluzzi (@ alex193a) tweetou uma imagem de como funcionaria o recebimento das gorjetas em bitcoin no Twitter. O print também indica que uma conta Strike é necessária para acessar a função: “Usamos Strike para gerar faturas de Bitcoin Lightning, então você precisará conectar sua conta para aceitar gorjetas em bitcoin.”

Jack Dorsey, CEO do Twitter, já havia sugerido que o bitcoin poderia fazer parte do futuro do Twitter. Em julho, o executivo deu a entender que a criptomoeda poderia chegar ao Tip Jar e posteriormente a outras funções comerciais, como os Super Follows, e-commerce integrado e assinaturas.

O Twitter começou a testar o Tip Jar, batizado de “Bonificações” em português, em maio deste ano. Através da ferramenta, criadores de conteúdo podem, por exemplo, receber dinheiro de outros usuários da rede social como uma medida extra de engajamento e monetização.

No momento, o suporte a gorjetas em bitcoin está limitado à versão de testes do Twitter e nem sequer está disponível para todos os usuários beta, então ainda não está claro quando o recurso terá um lançamento oficial.

Com informações: MacRumors, The Block

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Ignacio

Bruno Ignacio

Ex-autor

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Cobre tecnologia desde 2018 e se especializou na cobertura de criptomoedas e blockchain, após fazer um curso no MIT sobre o assunto. Passou pelo jornal japonês The Asahi Shimbun, onde cobriu política, economia e grandes eventos na América Latina. No Tecnoblog, foi autor entre 2021 e 2022. Já escreveu para o Portal do Bitcoin e nas horas vagas está maratonando Star Wars ou jogando Genshin Impact.

Canal Exclusivo

Relacionados