Início » Aplicativos e Software » 6 dicas para se sair bem numa entrevista por chamada de vídeo

6 dicas para se sair bem numa entrevista por chamada de vídeo

Vendendo o seu “peixe”; veja 6 dicas para se sair bem numa entrevista por chamada de vídeo, evite os erros mais comuns

Leandro Kovacs Por

O que antes já vinha se tornando uma das “fases” do processo seletivo para vagas de emprego – após 2019 – se tornou um dos métodos mais utilizados por RHs e gestores. Veja abaixo, 6 dicas para se sair bem numa entrevista por chamada de vídeo. É preciso ficar atento para roupas, postura, iluminação, e conexão de internet com antecedência.

5 dicas para se sair bem numa entrevista por chamada de vídeo (Imagem: Mateus C. Felipe/Unsplash)

6. Teste o sistema e plataforma usadas

Existem muitos métodos, mas o candidato precisa se sentir confortável usando a ferramenta escolhida pelo possível empregador – pode ser o Zoom, Skype, FaceTime, entre outros.

Quando estiver confortável com o programa que usará, é uma boa ideia testar sua conexão com a Internet e recursos de áudio e som para garantir que tudo funcione corretamente. Imprevistos acontecem, mas se forem identificados com antecedência pode-se marcar uma nova data ou horário sem “pegar mal”.

Em seguida, é interessante encontrar um amigo ou familiar para usar essa plataforma se conectando. O Zoom e Skype são bastante amigáveis, mas ajuda se familiarizar com a interface antes de entrar em contato com seu empregador e perceber que está tentando responder e ainda sem som.

Testar e se familiarizar com o sistema é fundamental (Imagem: Visuals/Unsplash)

5. Iluminação do ambiente

A não ser em casos de entrevista online para empregos do outro lado do planeta, normalmente, irão acontecer no período diurno. Certifique-se de que não está muito escuro, mas fique longe das luzes do teto durante a entrevista – não precisa ser um “anjo” com iluminação na cabeça –, se possível. Uma boa dica é tentar se acomodar perto de uma janela com o rosto voltado para a luz.

Boas escolhas

  • A luz natural é boa pois fornece a melhor cor, mais próxima da realidade;
  • Desligue todas as luzes do teto ao sentar-se perto de uma janela, pois elas adicionam uma tonalidade amarelada ou azulada, dependendo do tipo de lâmpada;
  • A luz frontal destaca os olhos e características faciais, melhora a visualização.

Escolhas ruins

Iluminação lateral, por cima ou atrás do entrevistado são sempre más escolhas:

  • A iluminação por cima ou por trás causará sombras estranhas no rosto e algo como um arco luminoso – somos humanos, não anjos;
  • A iluminação por trás ou lateral causará um brilho intenso, tornando difícil para o entrevistador ver seu rosto;
  • A iluminação por trás ou lateral também pode causar um brilho na tela e dificultar a visualização do entrevistador – ofuscando a câmera.
Luz natural é a melhor, mas é bom ficar de frente para ela (Imagem: Arnel Hasanovic/Unsplash)

4. Retire as distrações

Silencie tudo que possa interferir na entrevista, incluindo notificações por telefone e e-mail em seu computador. É grosseiro interromper a entrevista de emprego, a menos que se tenha uma situação de emergência da qual o potencial empregador já esteja ciente – informe o fato no início da entrevista, pedindo desculpas de antemão por, possíveis, interrupções.

Na medida do possível, ninguém de estar por perto quando começar a entrevista, incluindo animais de estimação. Vamos evitar nossos gatinhos andando pelo teclado e fechando a sessão, pessoas semi nuas passando ao fundo da sala ou a criançada gritando no cômodo ao lado.

Caso não possa obter o sossego, talvez seja melhor levar a entrevista para outro local ou garantir que ninguém esteja em casa.

Garanta o controle do ambiente durante a entrevista (Imagem: Dylan Ferreira/Unsplash)

3. Vista-se como no trabalho

Mesmo não se encontrando pessoalmente com o entrevistador, certifique-se de se vestir da mesma forma que faria no escritório – ou ambiente de trabalho – e sentar-se ereto. As primeiras impressões são importantes e isso não muda pelo fato da entrevista ser online.

Não se esqueça de sorrir. Seja conversando com uma pessoa real ou gravando as respostas, sorria como faria durante uma entrevista presencial.

Sentar corretamente e sorrir fará com que se pareça mais profissional e engajado, como também o ajudará a sentir-se com energia. A boa postura torna o candidato mais confiante, melhora o humor e demonstra boa comunicação interpessoal.

Vista-se como o ambiente de trabalho exige (Imagem: Kelisa Bernard/Unsplash)

2. Olho na câmera

No ambiente online, o contato visual é importante, mesmo não sendo muito “verdadeiro”. Em vez de olhar para a pessoa na tela, olhe diretamente para a webcam e continue engajado na sua entrevista.

Pode ser desconfortável olhar para a câmera quando se está vendo uma pessoa na tela. O lado negativo é que olhar para a tela pode passar a impressão ao entrevistador de estar olhando para baixo.

Vale até usar um pedestal, pode-se colocar a câmera na frente do rosto do entrevistador, tornando o ato um pouco mais fácil.

1. Não se perca, seja você e relaxe

Vou tentar resumir 3 dicas em uma só mais completa que definem como se sair bem em uma entrevista por chamada de vídeo. Embora possa tomar algumas notas durante a entrevista, não escreva uma lista de coisas que deseja falar. Muitas notas serão estranhas e farão a entrevista parecer forçada.

O objetivo é parecer genuíno e autêntico durante uma entrevista. Esta é a oportunidade de se expressar fora do papel. O currículo já foi lido antes, agora pode-se mostrar como indivíduo.

Usar uma linguagem corporal envolvente durante a entrevista vai ajudá-lo a responder com confiança e energia. Mesmo que a ligação seja apenas por telefone, a postura certa o ajudará a parecer mais amigável, aberto e seguro de si. Boa sorte.

Não fique desesperado, relaxe e seja você mesmo (Imagem: Ayo Ogunseinde/Unsplash)

Com informação: JWU Education.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
1 usuário participando