Facebook acaba de transferir um importante projeto para a Linux Foundation

Ent, framework de código aberto criado pelo Facebook para a linguagem de programação Go, agora está nas mãos da Linux Foundation

Emerson Alecrim
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses

Nesta semana, o Facebook fez uma importante contribuição para o universo do código-fonte aberto. Em 2019, a companhia criou o Ent, um framework para a linguagem de programação Go que facilita a manutenção de projetos que envolvem grandes modelos de dados. Pois bem, a iniciativa acaba de ser transferida para a Linux Foundation.

O Ent foi criado pela equipe do Facebook Connectivity para facilitar o trabalho de desenvolvedores que precisam manter um base de código para gerenciar numerosos tipos de entidades diferentes, bem como os complexos relacionamentos entre elas.

Por ter código-fonte aberto — o Facebook disponibilizou o projeto publicamente sob uma licença Apache —, o Ent passou a ser usado por várias organizações e recebeu contribuições de algumas delas, como GitHub (onde o projeto é hospedado), Mail.ru, Scaleway e Virta Health.

Ao mesmo tempo, o Ent passou a ser usado pela Cloud Native Computing Foundation (CNCF), uma organização ligada à Linux Foundation que apoia e promove soluções para as nuvens.

Com Linux Foundation, uso do Ent deve aumentar

Se em dois anos o Ent alcançou uma base importante de utilizadores e contribuições, por que transferir o projeto para a Linux Foundation? Ariel Mashraki, criador da iniciativa, explica que a organização segue um modelo de governança neutra (ou seja, que não privilegia nenhuma empresa ou entidade) e isso deve fazer a adesão ao Ent crescer.

(…) Esperamos dobrar o crescimento do Ent como padrão da indústria para acesso a dados em Go. Espere encontrar muitos projetos de desenvolvimento empolgantes na comunidade nos próximos seis meses e nós convidamos todos as participarem.

Ariel Mashraki

O Ent não é o único projeto de software que nasceu no Facebook (ou pelas mãos de desenvolvedores da companhia) e foi transferido para a Linux Foundation ou é apoiado por esta.

GraphQL (linguagem de consulta), Presto (sistema para consultas SQL distribuídas), ONNX (formato aberto criado para representar modelos de aprendizagem de máquina) e Magma (plataforma aberta para construção de redes sem fio) são exemplos de projetos que já haviam seguido por esse caminho.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Emerson Alecrim

Emerson Alecrim

Repórter

Emerson Alecrim cobre tecnologia desde 2001 e entrou para o Tecnoblog em 2013, se especializando na cobertura de temas como hardware, sistemas operacionais e negócios. Formado em ciência da computação, seguiu carreira em comunicação, sempre mantendo a tecnologia como base. Em 2022, foi reconhecido no Prêmio ESET de Segurança em Informação. Em 2023, foi reconhecido no Prêmio Especialistas, em eletroeletrônicos. Participa do Tecnocast, já passou pelo TechTudo e mantém o site Infowester.

Relacionados