Horizon Forbidden West é o último jogo da Sony com upgrade grátis para PS5

Jogos de PlayStation 4 e PlayStation 5 não terão mais upgrade grátis entre gerações; último game neste formato será o novo Horizon que, aliás, fez Sony reverter decisão

Felipe Vinha
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Sony muda regra de atualização de jogos do PS4 e PS5 (Imagem: Divulgação/Sony)

Horizon Forbidden West, ao contrário do que foi divulgado, terá upgrade gratuito da versão de PS4 para a de PS5. A Sony decidiu voltar atrás após várias críticas dos jogadores, mas garantiu que este será o último game do estúdio com upgrade grátis. Todos os futuros lançamentos nas duas plataformas custarão US$ 10 para serem atualizados na nova geração. Parece confuso mas explico melhor, a seguir.

Acontece que a atualização grátis do novo Horizon foi prometida em 2020. A Sony chegou a mencionar que os games de lançamento do PS5 seriam atualizados de graça de sua versão de PS4, caso o jogador migrasse para o novo console. Na última semana, porém, a empresa ignorou a própria promessa e indicou que o upgrade seria pago.

Após várias reclamações de fãs na Internet, a coisa ficou feia. Os fãs do PlayStation já não estavam felizes com o surgimento de upgrades pagos, como em Ghost of Tsushima, porém a situação só piorou com o sistema usado em Horizon Forbidden West.

Acabou a gratuidade

E agora, com a mudança para o formato já previsto do novo Horizon, a Sony resolveu que não vai mais fazer atualizações grátis entre gerações. Jim Ryan, diretor da linha PlayStation, confirmou pessoalmente no PS Blog:

“Quero confirmar que, de agora em diante, jogos da Sony para PlayStation no PS4 e PS5, seja físico ou digital, terá uma opção de upgrade por US$ 10. Isso valerá para o próximo God of War e Gran Turismo 7, além de qualquer outro game de PS4 e PS5 publicado pela Sony Interactive Entertainment”, escreveu o executivo.

Note o detalhe: apenas para jogos publicados pela Sony, ou seja, produzidos pelo próprio estúdio. A decisão de oferecer upgrades grátis em jogos de outras empresas cabe a cada estúdio – a Sony não deve estabelecer uma regra geral sobre isso.

Com informações: PSU.

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Felipe Vinha

Felipe Vinha

Ex-autor

Felipe Vinha é jornalista com formação técnica em Informática. Já cobriu grandes eventos relacionados a jogos, como a E3, BlizzCon e finais mundiais de League of Legends. Em 2021, ganhou o Prêmio Microinfluenciadores Digitais na categoria entretenimento. Foi autor no Tecnoblog entre 2020 e 2022, escrevendo principalmente sobre games e entretenimento. Passou pelos principais veículos do ramo, e também é apresentador especializado em cultura pop.

Relacionados