Google Drive libera acesso offline a documentos do Office e PDF pela web

Função permite o acesso a arquivos do Office, PDF e afins guardados no Google Drive mesmo quando não há conexão com a internet

Bruno Gall De Blasi
Por
• Atualizado há 2 anos e 4 meses
Google Drive (Imagem: Reprodução/YouTube)

Os usuários do Google Drive poderão abrir seus arquivos guardados na nuvem sem depender de conexão com a internet através do navegador. O Google anunciou, na semana passada, o lançamento do recurso para disponibilizar documentos do Office, imagens, PDFs e afins offline pela web. A novidade já está sendo liberada a todos.

A ferramenta chega aos usuários após a aparição de sua versão para testes (beta), em 2019. “Agora, estamos disponibilizando essa funcionalidade para o público geral”, anunciaram. “Ao marcar esses arquivos como disponíveis offline, você pode abri-los facilmente em seu navegador, mesmo quando não estiver conectado à internet”.

A opção atende a uma vasta categoria de arquivos, como documentos do Office e PDFs. Antes, a função atendia somente arquivos criados pelo Google Docs (Apresentações, Documentos e Planilhas). Para usá-la, é preciso clicar com o botão direito do mouse sobre o arquivo em questão e ativar a opção “Disponível offline”.

“Arquivos que não são do Google, como PDFs, imagens e arquivos do Microsoft Office, precisarão ser abertos usando aplicativos instalados em seu computador por meio do Google Drive na web quando estiver offline”, informaram. “Este recurso já está disponível para usuários do Google Drive para desktop”.

A novidade está sendo liberada gradualmente aos assinantes do Google Workspace e contas gratuitas do Gmail. Os proprietários de Chromebooks também poderão marcar documentos do Apresentações, Documentos e Planilhas para serem acessados mesmo quando não há conexão com a internet pelo navegador de arquivos do Chrome OS.

Google Drive ganha opção para visualizar arquivos offline (Imagem: Divulgação/Google)
Google Drive ganha opção para visualizar arquivos offline (Imagem: Divulgação/Google)

Google Docs ganha visualização de arquivos anexados

O Google ainda anunciou outras novidades à sua suíte de produtividade na semana passada. Trata-se da opção de acessar arquivos do Microsoft Office que estejam incorporados a documentos na plataforma. Dessa forma, é possível tanto pré-visualizá-los na mesma janela quanto guardá-los no Google Drive ou fazer download.

“Ouvimos seu feedback de que é importante poder acessar arquivos incorporados em seus arquivos do Microsoft Office”, informaram. “Este recurso permite que você acesse arquivos do Office incorporados em seus arquivos existentes do Office a partir do Documentos, Planilhas e Apresentações para uma experiência de trabalho perfeita”.

A função está sendo liberada gradualmente a todos os usuários.

Com informações: Android Central e Google Workspace Updates (1 e 2)

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Gall De Blasi

Bruno Gall De Blasi

Ex-autor

Bruno Gall De Blasi é jornalista e cobre tecnologia desde 2016. Sua paixão pelo assunto começou ainda na infância, quando descobriu "acidentalmente" que "FORMAT C:" apagava tudo. Antes de seguir carreira em comunicação, fez Ensino Médio Técnico em Mecatrônica com o sonho de virar engenheiro. Escreveu para o TechTudo e iHelpBR. No Tecnoblog, atuou como autor entre 2020 e 2023.

Relacionados