Início » Jogos » À moda antiga: 6 jogos 8-bits para PC e consoles

À moda antiga: 6 jogos 8-bits para PC e consoles

Quer um game retrô para passar o tempo? Então confira essa lista com jogos 8-bits leves para instalar e bem divertidos

Por

Jogos com estilo visual ou gameplay 8-bits (às vezes os dois juntos) ainda atraem muitos jogadores, mesmo após décadas do ápice do seu sucesso. Trazendo a pixel art como base dos gráficos, estes games costumam oferecer um bom desafio e serem facilmente adaptados para várias plataformas. Dá uma olhada em alguns exemplos.

Loop Hero
6 jogos 8-bits para PC e consoles (Imagem: Divulgação / Devolver Digital)

Nesta lista, em específico, estão reunidos jogos que podem ser adquiridos em plataformas, como: PC, Xbox, PlayStation e Nintendo Switch.

1. Loop Hero

Loop Hero, publicado pela Devolver Digital, é um ótimo exemplo de jogo com visual simples e que, por isso, pode pegar os desavisados no susto. Isso porque o seu gameplay está longe de ser fácil. Apesar de ser tranquilo de começar a jogar, até pegar o jeito leva-se tempo e várias voltas pelo cenário.

Você não controla a ação do herói em si, mas é responsável por colocar os desafios e bonificações que ele receberá a cada nova caminhada que fizer. O game é uma mistura de card builder com gerenciamento de recursos e o fator replay é altíssimo. Loop Hero é altamente recomendado.

2. Castlevania Anniversary Collection

Para marcar o aniversário da franquia da Konami, Castlevania Anniversary Collection reúne alguns clássicos da série em um só pacote, como: Castlevania; Castlevania II Simon’s Quest; Castlevania III Dracula’s Curse; Super Castlevania IV; Castlevania The Adventure; Castlevania II Belmont’s Revenge; Castlevania Bloodlines e Kid Dracula.

3. Odallus: The Dark Call

Odallus: The Dark Call, desenvolvido pelo estúdio brasileiro JoyMasher, é um jogo de plataforma e ação frenética que tem sua inspiração em Castlevania III: Dracula’s Curse e outros sidescrollings do gênero. O game é fácil de jogar porém difícil de terminar, mas para quem gosta de desafios este é um prato cheio.

4. Contra Anniversary Collection

Quem jogou e fechou algum game da série Contra, no final da década de 80 e início de 90, sabe o que é quase querer quebrar um controle na parede. Este jogo de plataforma é tido como um dos primeiros nomes do estilo bullet hell, ou inferno de tiros – em português. Em Contra, qualquer tiro te mata, o que deixa tudo ainda mais tenso.

Em Contra Anniversary Collection, você encontra os títulos: Contra (Arcade); Super Contra; Contra (NA); Contra (JP); Super C; Contra III: The Alien Wars; Operation C; Contra Hard Corps; Super Probotector Alien Rebels e Probotector.

5. Mega Man Legacy Collection

Mega Man Legacy Collection traz boas reproduções dos seis jogos originais da franquia da Capcom. O pacote mantém a essência 8-bits dos games iniciais da série, mas com um trabalho em HD para aprimorar a clareza dos visuais. Há também um novo modo de desafio que combina os gameplays dos seis jogos do pacote.

6. Excitebike

Um clássico do NES que pode ser adquirido no Nintendo Switch. Excitebike te coloca no controle de um piloto de moto numa competição de obstáculos. Alguns amam e outros nem tanto esse título, mas se você está querendo ter uma experiência de corrida bem retrô, Excitebike é um ótimo aperitivo.

Excitebike (Imagem: Divulgação/Nintendo)

E para você? Qual jogo estilo 8-bits que mais te marcou e ainda pode ser encontrado para comprar e jogar? Deixa sua opinião nos comentários!