Bitcoin se torna oficial em El Salvador conforme lei entra em vigor

"Lei do Bitcoin" entra em vigor em El Salvador, que concretiza sua posição como o primeiro país do mundo a adotar oficialmente a criptomoeda

Bruno Ignacio
Por
• Atualizado há 2 anos e 2 meses
Bitcoin (Imagem: MichaelWuensch/ Pixabay)

Enquanto 07 de setembro é lembrado no Brasil como o Dia da Independência, a data está sendo batizada de “Dia do Bitcoin” em El Salvador. Nesta terça-feira, a criptomoeda se torna oficial no país centro-americano, conforme a lei proposta pelo presidente Nayib Bukele e aprovada pelo Congresso salvadorenho três meses atrás finalmente entra em vigor. Assim, a nação se torna a primeira a reconhecer e adotar legalmente a moeda digital.

Carteira digital do governo sofre instabilidades

Contudo, o dia histórico tanto para o bitcoin (BTC) quanto para El Salvador já foi marcado por dificuldades. Ocorreram erros de capacidade no servidor da certeira digital estatal Chivo. No Twitter, o presidente Bukele comentou o problema

“Por algum tempo, a carteira Chivo não funcionará, nós a desconectamos enquanto aumentamos a capacidade de armazenamento de imagens dos servidores. Os problemas de instalação reportados por algumas pessoas ocorreram devido a esse motivo. Preferimos corrigi-lo antes de permitir sua reconexão.”

Dia histórico para bitcoin e para El Salvador

Presidente de El Salvador, Nayib Bukele ​(Imagem: Presidencia El Salvador/ Flickr
Presidente de El Salvador, Nayib Bukele (Imagem: Presidencia El Salvador/ Flickr)

Mesmo assim, trata-se de um dia muito importante para a história da criptomoeda. Defensores do bitcoin comemoram a adoção oficial de El Salvador como um primeiro passo para uma implementação prática da moeda digital para pagamentos e transações, algo alinhado com seu objetivo original de descentralizar a economia global.

Contudo, os críticos da medida acreditam que a implementação da criptomoeda na economia nacional pode agravar a crise atual devido a sua instabilidade de preço. Além disso, por se tratar de uma moeda digital descentralizada, o governo de El Salvador não possui poder algum sobre o bitcoin, assim como não tem sobre o dólar americano, a outra moeda oficial no país depois do colón salvadorenho, que quase não é mais usado pela população.

População protesta contra implementação do bitcoin

Bandeira de El Salvador em protesto em Washington (Imagem: Lorie Shaull/ Flickr)
Bandeira de El Salvador em protesto em Washington (Imagem: Lorie Shaull/ Flickr)

As semanas anteriores foram marcadas por múltiplos protestos em El Salvador contra a implementação do bitcoin no país. A população também teme os efeitos negativos que a criptomoeda pode trazer para a economia nacional e a instabilidade que pode gerar para as finanças familiares. 

O temor da população é gerado principalmente pelas incertezas envolvendo o ativo digital e o futuro das políticas econômicas do país. Um dos recentes protestos foi organizado por salvadorenhos aposentados, que estão receosos que o governo comece a pagar suas pensões em BTC, por exemplo. 

Estimasse que até 70% da população do país é declaradamente contra a adoção do bitcoin como moeda legal. Entidades financeiras globais, como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial, também alertaram El Salvador contra a implementação da criptomoeda na economia nacional.

Porém, vale lembrar que o uso do bitcoin será opcional, e que os salvadorenhos não receberão salários, por exemplo, na criptomoeda, a não ser que assim o solicitem. Essencialmente, os residentes do país ainda podem manter suas economias completamente dolarizadas se quiserem.

Criptomoeda será usada para remessas internacionais

Bitcoin será usado para transações internacionais em El Salvador (Imagem: Anete / Pexels)
Bitcoin será usado para transações internacionais em El Salvador (Imagem: Anete / Pexels)

Mas o bitcoin também deverá trazer alguns benefícios. Justamente por ser uma criptomoeda que opera em uma rede blockchain e por suas transações serem realizadas ponto a ponto, sem intermediários, os custos para se enviar BTC de fora para dentro do país são consideravelmente reduzidos, enquanto a velocidade do processo também é muito acelerada em comparação às remessas internacionais tradicionais.

Esse ponto é particularmente importante para os salvadorenhos e o uso do bitcoin no país deverá se concentrar no recebimento de envios de migrantes, geralmente residentes na América do Norte e Europa. Essas remessas internacionais ainda constituem cerca de 20% do PIB de El Salvador, portanto qualquer redução no custo de transação já é impactante para os cidadãos.

El Salvador compra 400 BTC e deve adquirir mais

Além de se tornar a primeira nação soberana do mundo a adotar o bitcoin como uma moeda oficial, El Salvador também se tornou recentemente o primeiro país a comprar a criptomoeda. O governo salvadorenho anunciou nesta última segunda-feira (06) a compra de 400 bitcoins, equivalentes a um pouco mais de US$ 20 milhões, conforme a cotação média do dia.

Além disso, o Congresso também aprovou a criação de um fundo de bitcoin de US$ 150 milhões para trazer liquidez suficiente para que os cidadãos do país consigam facilmente converter as outras moedas fiduciárias oficiais, colón salvadorenho e o dólar americano, em bitcoin e vice e versa. Além da aquisição de 400 BTC, o presidente Nayib Bukele afirmou no Twitter que o governo federal tem a intenção de aquirir muito mais da criptomoeda. 

Com informações: Bloomberg, Business Insider

Receba mais notícias do Tecnoblog na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Bruno Ignacio

Bruno Ignacio

Ex-autor

Bruno Ignacio é jornalista formado pela Faculdade Cásper Líbero. Cobre tecnologia desde 2018 e se especializou na cobertura de criptomoedas e blockchain, após fazer um curso no MIT sobre o assunto. Passou pelo jornal japonês The Asahi Shimbun, onde cobriu política, economia e grandes eventos na América Latina. No Tecnoblog, foi autor entre 2021 e 2022. Já escreveu para o Portal do Bitcoin e nas horas vagas está maratonando Star Wars ou jogando Genshin Impact.

Canal Exclusivo

Relacionados