O que é a AWS? [Amazon Web Services]

Descubra o que é a Amazon Web Services, a AWS, entendendo suas principais vantagens e situações nos quais o serviço pode ser útil

Ricardo Syozi
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
O que é a AWS
Amazon Web Services (Imagem: Divulgação)

Trazendo um serviço de nuvem usado por inúmeros clientes ao redor do mundo, a Amazon Web Services promete ajudar empresas a reduzirem custos e inovarem mais rapidamente. São muitos itens nos quais a companhia diz garantir a melhor qualidade. Conheça mais sobre o que a empresa tem a oferecer e saiba o que é a AWS.

A AWS (Amazon Web Services) é um serviço de computação em nuvem desenvolvido pela Amazon. Ela oferece mais de 200 serviços completos de data centers por todo o mundo. Com isso, acaba trazendo mais recursos do que outros provedores de nuvem, segundo a própria empresa.

O serviço fornece esses serviços tecnológicos sob demanda através da internet com pagamento conforme o consumo da empresa ou do usuário. A intenção é auxiliar na gestão virtual de qualquer aplicação sem custos iniciais ou compromissos fixos.

Alguns dos serviços, projetos e recursos oferecidos são focados em tecnologias de infraestruturas como:

  • Computação;
  • Armazenamento e banco de dados;
  • Machine learning;
  • Inteligência artificial;
  • Data lakes;
  • Análises;
  • Internet das coisas, entre outros.

Lançada em 2006, a AWS começou como um sistema de organização para lidar com as operações de vendas da empresa. Em 2021, ela já oferece auxílio a partir de data centers para diversas corporações como empresas privadas, desenvolvedores de software, agências governamentais, instituições de educação, etc.

Os data centers distribuídos pelo mundo são divididos em zonas chamadas de AZs (availability zones). Uma empresa que deseja contratar os serviços da AWS precisa escolher uma ou mais zonas que melhor se encaixe em seus objetivos com o serviço de nuvem.

Uma de suas vantagens é o grande espaço de armazenamento de dados que oferece aos clientes. Por exemplo, o Amazon Simple Storage Service (S3) tem como principal característica uma forma de armazenamento de objetos com escalabilidade, disponibilidade de dados e segurança.

Segundo o Quadrante Mágico 2021, a AWS é a líder no quesito de Serviços de infraestrutura e plataforma de nuvem. Seu posicionamento está acima de empresas como Microsoft e Google.

Com informações: TechTarget.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Amazon Web Services (AWS) na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Ricardo Syozi

Ricardo Syozi

Ex-autor

Ricardo Syozi é jornalista apaixonado por tecnologia e especializado em games atuais e retrôs. Já escreveu para veículos como Nintendo World, WarpZone, MSN Jogos, Editora Europa e VGDB. No Tecnoblog, autor entre 2021 e 2023. Possui ampla experiência na cobertura de eventos, entrevistas, análises e produção de conteúdos no geral.

Relacionados