Quanto de bateria o tema escuro economiza?

Saiba quanto de bateria o tema escuro economiza; pesquisadores conseguiram extrair números precisos sobre a redução de energia

Wagner Pedro
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Tema escuro no iPhone (Imagem: Daniel Korpai/Unsplash)
Tema escuro no iPhone (Imagem: Daniel Korpai/Unsplash)

O tema escuro é um recurso nativo de vários aplicativos disponíveis para Android e iPhone (iOS). Já virou senso comum acreditar que essa opção reduz a quantidade de energia gasta ao longo do dia. Mas quanto de bateria o tema escuro realmente economiza? Abaixo, vou te mostrar os números.

Com base em um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Purdue (EUA), podemos ter uma boa noção do quanto esse recurso poupa a bateria do celular. Mas antes de qualquer coisa, é importante ressaltar que a economia só é válida em modelos com tela OLED, que desligam a emissão de luz na cor preta. Outras tecnologias apenas aplicam uma espécie de “filtro” nos pixels e não entregam uma real redução.

Após diversos testes, os pesquisadores conseguiram concluir que o tema escuro nos aplicativos reduz a quantidade de energia gasta, mas não tanto quanto o esperado. Utilizando apps populares do Google durante ciclos de 60 segundos em smartphones com poucas modificações no Android, como o Pixel 2, Pixel 4, Pixel 5 e Moto Z3, a análise apontou que, no tema claro, os aparelhos consumiram entre 44% e 63% de bateria com brilho da tela entre 30% e 50%.

Alternando para o tema escuro, os dispositivos economizaram bem menos que o esperado, entre 3% a 9% de bateria. No entanto, esse valor subiu para 47% com brilho no máximo.

Dados obtidos pelo estudo (Imagem: Reprodução/How much battery does dark mode save?)
Dados obtidos pelo estudo (Imagem: Reprodução/How much battery does dark mode save?)

Mas se levarmos em consideração que a maioria dos usuários não utilizam o celular com essa taxa de brilho, pois quase todos o mantém na faixa mencionada anteriormente (30% a 50%), a economia apresentada não é tão significativa. Por isso, os pesquisadores apontam que, se você tem um celular com tela OLED, é pouco provável que sinta um efeito realmente positivo ao habilitar o tema escuro nos seus principais aplicativos.

Ou seja, esse recurso não amplia consideravelmente a autonomia dos smartphones, mas ele pode oferecer um desempenho extra, desde que você considere utilizar o aparelho com brilho no máximo, algo que pode trazer uma série de desconfortos visuais.

Com informações: How much battery does dark mode save?.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Android na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Wagner Pedro

Wagner Pedro

Ex-autor

Wagner Pedro é um paraibano “arretado” apaixonado por smartphones e cobre tecnologia desde 2017. Autodidata desde a época dos PCs de tubo, internet discada e Windows XP, buscou conhecimento em pequenos cursos de Informática e uniu essa paixão ao jornalismo. Ainda sente falta do extinto Windows Phone. No Tecnoblog, foi autor entre 2020 e 2022.

Canal Exclusivo

Relacionados