Início » Celular » Quanto de bateria o tema escuro economiza?

Quanto de bateria o tema escuro economiza?

Saiba quanto de bateria o tema escuro economiza; pesquisadores conseguiram extrair números precisos sobre a redução de energia

Wagner Pedro Por

O tema escuro é um recurso nativo de vários aplicativos disponíveis para Android e iPhone (iOS). Já virou senso comum acreditar que essa opção reduz a quantidade de energia gasta ao longo do dia. Mas quanto de bateria o tema escuro realmente economiza? Abaixo, vou te mostrar os números.

Tema escuro no iPhone (Imagem: Daniel Korpai/Unsplash)
Tema escuro no iPhone (Imagem: Daniel Korpai/Unsplash)

Com base em um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Purdue (EUA), podemos ter uma boa noção do quanto esse recurso poupa a bateria do celular. Mas antes de qualquer coisa, é importante ressaltar que a economia só é válida em modelos com tela OLED, que desligam a emissão de luz na cor preta. Outras tecnologias apenas aplicam uma espécie de “filtro” nos pixels e não entregam uma real redução.

Após diversos testes, os pesquisadores conseguiram concluir que o tema escuro nos aplicativos reduz a quantidade de energia gasta, mas não tanto quanto o esperado. Utilizando apps populares do Google durante ciclos de 60 segundos em smartphones com poucas modificações no Android, como o Pixel 2, Pixel 4, Pixel 5 e Moto Z3, a análise apontou que, no tema claro, os aparelhos consumiram entre 44% e 63% de bateria com brilho da tela entre 30% e 50%.

Alternando para o tema escuro, os dispositivos economizaram bem menos que o esperado, entre 3% a 9% de bateria. No entanto, esse valor subiu para 47% com brilho no máximo.

Dados obtidos pelo estudo (Imagem: Reprodução/How much battery does dark mode save?)
Dados obtidos pelo estudo (Imagem: Reprodução/How much battery does dark mode save?)

Mas se levarmos em consideração que a maioria dos usuários não utilizam o celular com essa taxa de brilho, pois quase todos o mantém na faixa mencionada anteriormente (30% a 50%), a economia apresentada não é tão significativa. Por isso, os pesquisadores apontam que, se você tem um celular com tela OLED, é pouco provável que sinta um efeito realmente positivo ao habilitar o tema escuro nos seus principais aplicativos.

Ou seja, esse recurso não amplia consideravelmente a autonomia dos smartphones, mas ele pode oferecer um desempenho extra, desde que você considere utilizar o aparelho com brilho no máximo, algo que pode trazer uma série de desconfortos visuais.

Com informações: How much battery does dark mode save?.

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
14 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

² (@centauro)

Bateria?
Eu uso tema escuro pelo conforto ocular mesmo.

tec_comentarista (@tec_comentarista)

Comigo o tema escuro tem o efeito contrário, tenho que ficar forçando o olho pra enxergar letras brancas em fundo escuro. Prefiro fundo branco sempre.

Islan Oliveira (@Islan_Oliveira)

Nem que usasse mais bateria, eu ainda usaria o tema escuro. Por mim tinha tema escuro em tudo.

João M. (@RonDamon)

Mas aí vc que precisa de óculos, eu era assim antes de tratar minha miopia ehuehuehue.

Vítor Gomes Neves Oliveira (@vctgomes)

Uso o tema escuro automático e não por bateria. É horrível vc abrir o celular de noite, no escuro, e surgir aquele flash na sua cara.

No claro, uso sempre o modo normal por conforto mesmo. Qnd vc tá contra o sol, por exemplo, é bem difícil ler algo com a tela escura.

Por sinal, já tá na hora do Tecnoblog ter o modo escuro automático assim como acontece na Comunidade e em alguns outros sites, @mobilon

Douglas Knevitz (@Douglas_Knevitz)

Dependendo da implementação desse automático tem um atraso perceptível, que leva a uma experiência bem ruim. Gosto mais da abordagem de poder selecionar permanentemente a preferência do tema.

Vítor Gomes Neves Oliveira (@vctgomes)

De fato. O implementação da Tb Comunidade costuma demorar pra trocar e às vezes nem chega a trocar aqui.

Mas já outros sites, como o Twitter ou na maioria dos lugares q aceita a API de troca de cor, é tudo bem sútil. Vc só abre e já tá tudo preto/branco.