Início » Celular » Android 12.1 pode ser a próxima versão do sistema, em vez do Android 13

Android 12.1 pode ser a próxima versão do sistema, em vez do Android 13

Quatro anos depois da versão 8.1, Android 12.1 tende a ser uma atualização intermediária entre o Android 12 e Android 13

Bruno Gall De Blasi Por

O Android deve ganhar uma atualização intermediária antes do Android 13. De acordo com o XDA-Developers nesta quarta-feira (8), o Google pode estar trabalhando em uma nova versão do sistema, conhecida como Android 12.1. Até o momento, não se sabe quando e se o update com pequenas melhorias chegará aos usuários no futuro.

Android 12.1 pode ser liberado antes do Android 13 (Imagem: Adrien / Unsplash)
Android 12.1 pode ser liberado antes do Android 13 (Imagem: Adrien / Unsplash)

O site especializado observa que o nível da API do sistema aumenta com a chegada de novas versões. Por exemplo, enquanto o Android 10 traz a API de nível 29, o Android 11 e o 12 têm APIs com os níveis 30 e 31, respectivamente. Além disso, a última atualização suplementar aconteceu em 2017, com a chegada da versão 8.1 (Oreo). Então, é quase natural esperar que o possível Android 13 “Tiramisu” tenha API de nível 32.

Mas este pode não ser o caso. Evidências encontradas no AOSP Gerrit indicam que a API de nível 32 pode estar ligada, na verdade, à versão “sc-v2” e não à edição “T”. Neste caso, o termo “sc” aparentemente significa “snow cone”, a suposta sobremesa que representaria o codinome do sucessor do Android 11. Já o “T” seria uma referência possível ao nome interno do Android 13: “Tiramisu”.

Discussão no AOSP Gerrit (Imagem: Reprodução/XDA-Developers)
Discussão no AOSP Gerrit (Imagem: Reprodução/XDA-Developers)

As alterações no código sugerem que o Google pode lançar um suposto Android 12.1 antes do Android 13. Neste caso, as declarações na plataforma revelam que uma nova API NDK seria implementada pela primeira vez na API de nível 33 em vez de 32. Ainda segundo a discussão, “atualmente, não há APIs NDK planejadas em sc-v2-dev”.

Mesmo assim, o site aponta que o aumento no nível de API também pode ser destinado a outras finalidades, e não a um sucessor direto do Android 12. Em 2014, por exemplo, o Android 4.4 (Kit Kat) ganhou uma variante para wearables (4.4W) representada pela API de nível 20. Já a versão 4.4 comportava a API de nível 19.

Android 12 (Imagem: Divulgação / Google)
Android 12 (Imagem: Divulgação / Google)

Android 12 Beta 5 traz novos apps de calculadora e relógio

O Google liberou, nesta quarta-feira (8), a quinta versão experimental do Android 12. Segundo a companhia, o Beta 5 traz os ajustes finais antes da liberação do sistema ao público em geral. A atualização ainda disponibiliza as novas versões dos apps de calculadora e relógio, que agora contam com o visual da interface Material You.

A expectativa é de que o Android 12 chegue à versão final ainda neste ano.

Com informações: Android Developers (1 e 2) e XDA-Developers

Comentários da Comunidade

Participe da discussão
5 usuários participando

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

Felipe Silva (@Felipe_Silva)

tem mudado tão pouco de uma versão do android pra outra que nem chega a empolgar ao receber uma nova versão.

Sérgio (@trovalds)

Antevendo a obrigatoriedade de 7 anos de updates (se a proposta da Alemanha for levada adiante), saíram na frente e vão lançar esses updates incrementais e ficar requentando (mais) o Android.

Felipe Silva (@Felipe_Silva)

o que ao meu ver pode ser bom, simplifica o processo de suporte e ai teremos varias novidades quando finalmente lançarem uma versão nova.

Edilson Junior (@Edilson)

E voltamos à era dos “minor updates”. O Gingerbread foi recordista com a versão 2.3.7