10 jogos metroidvania imperdíveis para PC e consoles

Para quem curte jogos de plataforma com uma boa dose de ação, exploração e desafio, essa lista pode agradar. Confira

Vivi Werneck
Por
• Atualizado há 10 meses
Como jogar Hollow Knight / Team Cherry / Divulgação
10 jogos metroidvania imperdíveis para PC e consoles (Imagem: Divulgação/Team Cherry)

Jogos metroidvania são títulos que fazem parte do subgênero de ação e aventura. O termo é uma fusão das séries Metroid e Castlevania. As principais características desses games são o gameplay de plataforma com visão lateral (sidescrolling) e backtracking, ou seja, revisitar estágios anteriores para completar missões. Curte o estilo? Então veja alguns exemplos de metroidvanias. 

Para diversificar mais a lista serão citados jogos que se inspiraram nas mecânicas e visuais das franquias Castlevania e Metroid e não estas séries em si.

1. Hollow Knight

Hollow Knight talvez seja um dos metroidvanias mais conhecidos e amados. O game, que conta com uma dose certa de desafio (às vezes até um pouco mais), tira também suas influências de vários outros estilos, mas certamente tem seu brilho próprio.

Visualmente, Hollow Knight é bem charmoso com sua arte cartunesca e atmosfera noir. As mecânicas de movimento são bem responsivas, os combates (especialmente contra inimigos mais fortes) vão testar o timing dos jogadores e há muito o que desbloquear e explorar. Este título definitivamente precisa ser jogador, se quiser se aventurar ou já curte metroidvanias.

2. Dead Cells

Dead Cells é um metroidvania com uma pegada um pouco diferente. Normalmente, jogos do gênero têm cenários fixos, mas Dead Cells é tipo um “roguevania”. Ele combina toda a estrutura tradicional dos jogos das franquias Castlevania e Metroid, mas com a aleatoriedade dos cenários de um roguelike.

E isso funciona bem para este título e você constantemente terá aquela sensação de “vamos lá mais uma vez”, sempre que morrer e recomeçar. Mas não se desespere por começar tudo de novo, pois será possível manter parte do seu progresso a cada nova run.

3. Dandara

Desenvolvido pelo estúdio brasileiro Long Hat House, Dandara traz recursos diferentes dentro do metroidvania. Por exemplo, o pulo foi substituído pelo teletransporte. 

O jogador também desbloqueia novas habilidades ao longo da história e pode usar os restos dos inimigos abatidos como moeda para adquirir itens. Dandara também traz referências à cultura brasileira; vale a pena ficar de olho.

4. Ori and the Will of the Wisps

Ori and the Will of the Wisps, assim como o game anterior Ori and the Blind Forest, além de serem jogos fascinantes no quesito narrativa, também são ótimos exemplos de metroidvanias que você precisa jogar. Inclusive, Will of the Wisps dá um passo adiante em relação às mecânicas de Blind Forest e torna os combates mais dinâmicos, já que agora Ori é quem comanda essas ações diretamente.

Ori costuma chamar bastante atenção, mesmo para quem não está necessariamente buscando por um metroidvania. Toda sua atmosfera é muito envolvente, seus personagens carismáticos e trilha sonora que dá o tom certo para cada momento de ação ou exploração.

5. Bloodstained: Ritual of the Night

Koji Igarashi, lendário produtor da série Castlevania, fez seu retorno em Bloodstained: Ritual of the Night. O game é considerado um sucessor espiritual de tudo o que Igarashi já criou para o gênero. 

Bloodstained exala a fórmula clássica de Castlevania por cada pixel e o título resgatará novamente aquela maravilhosa vontade de voltar a etapas anteriores para investigar cada pedacinho do cenário. Isso porque você só termina qualquer Castlevania (ou derivados) após fazer 100% do mapa. Todo mundo sabe disso.

6. Guacamelee! 2

Guacamelee! 2, bem como o primeiro jogo, traz uma combinação interessante de elementos de plataforma com o próprio metroidvania. Os golpes de Juan The Luchador permitem tanto detonar os adversários quanto ajudá-lo a transpor obstáculos e explorar cada canto do mapa.

O visual colorido e festivo traz uma atmosfera tanto da própria cultura mexicana como também lembra um pouco da arte da série Rayman. De qualquer forma, espere bastante desafio e algumas boas risadas.

7. Gato Roboto

Gato Roboto talvez seja o jogo dessa lista que mais puxa para o lado Metroid do metroidvania. Quer um ponto extremamente positivo dele? Você controla uma simpática gatinha. É possível notar de cara que o game apesar de também ter uma boa quantidade de ação, como os demais da lista, te instiga bastante a usar os controles para explorar o cenários, descobrir segredos e buscar formas diferentes de melhorar os poderes do traje do seu felino. 

Ah… E você poderá jogar apenas controlando a gatinha em algumas partes também, especialmente para vasculhar por áreas inalcançáveis com a armadura. 

8. Yoku’s Island Express

Se você achava que já tinha visto de tudo em relação a metroidvanias, em Yoku’s Island Express o gênero é misturado a mecânicas de pinball também. E não é que deu certo? O gameplay força o jogador a repensar a forma de jogar um título de plataforma, por exemplo, já que precisará analisar onde melhor ricochetear a bolinha, carregada pelo protagonista. O que parece ser complicado, no início, nada mais é que uma questão de adaptação.

9. Dust: An Elysian Tail

Dust: An Elysian Tail é um adorável metroidvania fortemente focado em narrativa. Há muito segredos para desbloquear e o jogador precisará revisitar antigos locais para destravar a todos, mas apenas se quiser. Você pode apenas continuar seguindo a história, por exemplo.

Dust, o protagonista, usa um estilo próprio de de combate beat ‘em up e An Elysian Tail é um bom jogo de entrada para o gênero metroidvania, especialmente por ser mais simples nas suas mecânicas e não ficar restrito a um castelo ou uma caverna.

10. Blasphemous

Blasphemous costuma dividir opiniões: uns gostam e outros odeiam. Mas ele é sim um exemplo de metroidvania e o mais sombrio dessa lista, com sua atmosfera gótica e temática religiosa. 

No jogo, você controla um personagem conhecido como Penitent One. Usando um elmo bem peculiar e uma máscara que esconde suas emoções, o jogador deverá desbravar o decaído mundo de Cvstodia em busca de um poderoso artefato sagrado.

Blasphemous traz algumas referências da série Dark Souls sejam nos combates que precisam ser meticulosamente calculados e também na própria atmosfera estilo fim dos tempos.

Curtiu a lista? Você acha que falta algum metroidvania? Então compartilha com a gente nos comentários!

Receba mais sobre metroid na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Vivi Werneck

Vivi Werneck

Ex-editora assistente

Vivi Werneck é especialista em games e trabalha no mundo tech há 15 anos. Em 2018, recebeu o Prêmio Comunique-se como melhor jornalista de tecnologia. Já escreveu para revistas de games pioneiras no Brasil, como EDGE, PlayStation Brasil e EGW. Também é veterana em eventos de jogos, como a BGS e E3 (inclusive, presencialmente). No Tecnoblog, foi editora-assistente entre 2018 e 2023.

Canal Exclusivo

Relacionados