Como adicionar extensões no Opera

Saiba como adicionar extensões no Opera; o navegador tem sua própria loja, mas também é possível instalar plugins do Chrome

Wagner Pedro
Por
• Atualizado há 1 ano e 1 mês
Página de extensões do Opera (Imagem: Reprodução/Opera)
Página de extensões do Opera (Imagem: Reprodução/Opera)

Assim como outros navegadores, o Opera também permite instalar extensões. Com elas, os usuários têm acesso a recursos extras que melhoram a experiência e implementam novas funcionalidades. Abaixo, vou te mostrar como adicionar extensões no Opera.

Tempo necessário: 3 minutos

O processo para adicionar extensões no Opera é bem simples e rápido. Lembrando que o navegador pode ser baixado gratuitamente no Windows, Mac e Linux através do site oficial da empresa.

  1. Abra o Opera e entre na loja de extensões:

    Acesse addons.opera.com/extensions;

  2. Escolha ou procure a extensão desejada:

    Role a página para baixo e clique em uma extensão ou utilize a barra de busca no canto superior direito para encontrar um plugin específico;Se preferir, use a barra de busca (Imagem: Reprodução/Opera)

  3. Instale a extensão:

    Clique no botão “Adicionar ao Opera” e aguarde o processo de instalação.Clique em "Adicionar ao Opera" para concluir (Imagem: Reprodução/Opera)

Como remover uma extensão no Opera

  1. Abra o navegador;
  2. Clique no ícone de cubo ao lado da barra de endereços;
  3. Clique nos três pontinhos ao lado do nome da extensão que deseja excluir;
  4. Quando o menu surgir, clique na opção “Remover extensão”;Processo para remover uma extensão do Opera (Imagem: Reprodução/Opera)
  5. Confirme a decisão clicando no botão “Remover”.

Como adicionar extensões do Chrome no Opera

Desde a versão 55, o Opera permite que você instale e utilize extensões que estão na Chrome Web Store, loja do navegador Chrome. O funcionamento é idêntico e tudo o que está disponível na loja do Google pode ser usado normalmente.

Isso acontece porque o navegador é baseado no projeto Chromium. Portanto, ele consegue importar funções e ferramentas da outra plataforma.

Dito isso, veja abaixo como adicionar extensões do Google Chrome no Opera:

  1. Abra o Opera e acesse chrome.google.com/extensions;
  2. Clique na extensão que deseja instalar ou use a barra de busca no canto superior esquerdo para encontrar um plugin específico;
  3. Clique no botão “Usar no Chrome” e depois em “Adicionar extensão”.

Curiosamente, após instalar o primeiro plugin, o navegador mudará automaticamente para “Usar no Opera” para facilitar a identificação.

Pronto, agora você já sabe como adicionar extensões no Opera para melhorar sua experiência com a implementação de novos recursos.

Esse conteúdo foi útil?
😄 Sim🙁 Não

Receba mais sobre Opera na sua caixa de entrada

* ao se inscrever você aceita a nossa política de privacidade
Newsletter
Wagner Pedro

Wagner Pedro

Ex-autor

Wagner Pedro é um paraibano “arretado” apaixonado por smartphones e cobre tecnologia desde 2017. Autodidata desde a época dos PCs de tubo, internet discada e Windows XP, buscou conhecimento em pequenos cursos de Informática e uniu essa paixão ao jornalismo. Ainda sente falta do extinto Windows Phone. No Tecnoblog, foi autor entre 2020 e 2022.

Relacionados