No começo do ano o Google foi atacado por hackers que tentaram conseguir acesso a certas contas de ativistas políticos na China. Embora o Google tenha afirmado que o governo chinês estava por trás desses ataques, não haviam provas substanciais e os responsáveis nunca foram encontrados ou punidos. Ainda assim, isso gerou uma crise tão grande que o Google ameaçou sair do país, algo que ficou apenas na ameaça.

Mas em um dos documentos liberados ontem pelo WikiLeaks, as suspeitas foram confirmadas. Um contato chinês confirmou para a embaixada americana em Beijing que os ataques aos servidores do Google foram comandados pelo partido político chinês Politburo. Segundo o documento, os ataques contaram com especialistas da área, foras-da-lei que tem a sua cabeça à prêmio e até oficiais do governo, todos coordenados pelo partido, que atualmente é quem comanda o governo chinês.

O documento ainda diz que esse tipo de ataque tem ocorrido desde 2002 e também inclui certas empresas americanas e até o Dalai Lama como possível vítima de um deles.

Se isso vai fazer o Google reconsiderar sua posição na China, ainda não é possível saber. Mas é pouco provável que a empresa fique inerte, acredito.

Com informações:NewYorkTimes

Comentários

Envie uma pergunta

Os mais notáveis

Comentários com a maior pontuação

? Renato Gasoto
Peraí, não foi pra conseguir informações dos ativistas?
kylefurtado
Skynet fail.
Bruno Gall
Isso foi alguem querendo impedir a dominação do Google
Marcell Almeida
O máximo que pode acontecer é o Google voltar a ser liberado na China. Algo que eu acho pouco provavél. Pelo menos por enquanto.
Alexandre
CAramba, agora deu pra perceber como vao ser as guerras no futuro! E olha que a china ta fazendo isso há algum tempo...
Marcoscs
ué, e voces acham que a Google não tinha certeza que os ataques foram organizados e vindos da China? Disso eles sabem há muito tempo, se alguma reação tinha que ter sido tomada já foi tomada e se não foi o tempo para se tomar já passou.
Gabriel Lisboa
China tem muita (e bote muita nisso) gente!!!! Google precisa de muitos (bote muitos nisso) acessos, pois vive de propaganda para comprar leite pras crianças. Resumo: Vai tudo permanecer!!!
@ric_bnu
Querer arrumar encrenca com o Google é coisa de "Político Burro" mesmo. #trocadilhofail haha
Henrique Picanço
Agora a coisa piora para um dos lados. O Google, geralmente, não é engolir sapos...
Fabiano
O pessoal abriu as pernas pra China, agora, aguenta!
DfKimera
Politburo não seria um partido político, e sim a denominação do comitê executivo de um partido comunista. http://en.wikipedia.org/wiki/Politburo
Matheus
Acho que não vai dar em nada! E o Google ainda vai ficar na China!